Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
688
Local
Alváres - Góis
É um facto.Quando vou à aldeia reparo que as nascentes que antes tinham água abundante agora estão secas.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É um facto.Quando vou à aldeia reparo que as nascentes que antes tinham água abundante agora estão secas.

Sim sem dúvida ;) e se recuarmos muito mais isto é 2/3 séculos as pessoas chegaram a construir pontes onde antigamente corria água com abundância, e que hoje tais ribeiros estão secos, e as pontes ainda hoje lá estão, isto porque chovia e nevava com muita abundância.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É verdade sim senhor ... depois de 89/90 isto tem sido uma seca de tempo variando os anos entre o seco e o normal com a excepão de 2001 (Inverno) que foi bem regadinho !!

Este ano vai ser para variar seco mas pode ser que ainda tenha alguma supresa lá pro final de Novembro depois do Verão de S. Martinho !!

Mas tenho as minhas dúvidas !!

Ai saudosos tempos em que chovia durante vários dias ...(e não com episódeos isolados e locais de trombas de água)
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Boas pessoal o meu nome é Daniel.
Sou novo neste forum apesar do meu interesse pelas condições climáticas ser de já muitos anos.
Desde pequeno que adoro grandes xuvadas e trovoadas, apesar de nos dias se hoje ser mais raro quando as ainda há eu moro num sitio bastante alto na zona de lisboa, o mais alto que há na região praticamente, e vou para a rua para ver e fotografar.
Tenho andado a ler o forum e vejo que voçês percebem disto mesmo, eu sou apenas uma pessoa que adora os extremos do clima.
Gostava de aprender mais qualquer coisita neste fórum e tou a ver que vou aprender.
Quanto aos desejos/previsão para este outono axo que vai ser algo xuvoso no próximo mês mas que vamos ter um resto do ano com muito frio.
Este ano tou mais virado para o frio e tempo seco.
Cumprimentos
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas pessoal o meu nome é Daniel.
Sou novo neste forum apesar do meu interesse pelas condições climáticas ser de já muitos anos.
Desde pequeno que adoro grandes xuvadas e trovoadas, apesar de nos dias se hoje ser mais raro quando as ainda há eu moro num sitio bastante alto na zona de lisboa, o mais alto que há na região praticamente, e vou para a rua para ver e fotografar.
Tenho andado a ler o forum e vejo que voçês percebem disto mesmo, eu sou apenas uma pessoa que adora os extremos do clima.
Gostava de aprender mais qualquer coisita neste fórum e tou a ver que vou aprender.
Quanto aos desejos/previsão para este outono axo que vai ser algo xuvoso no próximo mês mas que vamos ter um resto do ano com muito frio.
Este ano tou mais virado para o frio e tempo seco.
Cumprimentos

Bem-vindo ao forum Daniel.

Se gostas de acompanhar fenómenos extremos a nivel meteorológico chegas-te ao local certo, explora um pouco o forum e participa ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas pessoal o meu nome é Daniel.
Sou novo neste forum apesar do meu interesse pelas condições climáticas ser de já muitos anos.
Desde pequeno que adoro grandes xuvadas e trovoadas, apesar de nos dias se hoje ser mais raro quando as ainda há eu moro num sitio bastante alto na zona de lisboa, o mais alto que há na região praticamente, e vou para a rua para ver e fotografar.
Tenho andado a ler o forum e vejo que voçês percebem disto mesmo, eu sou apenas uma pessoa que adora os extremos do clima.
Gostava de aprender mais qualquer coisita neste fórum e tou a ver que vou aprender.
Quanto aos desejos/previsão para este outono axo que vai ser algo xuvoso no próximo mês mas que vamos ter um resto do ano com muito frio.
Este ano tou mais virado para o frio e tempo seco.
Cumprimentos

Bem-vindo ao fórum, Daniel. :)
Esperamos a tua participação por aqui e é claro que vais aprender, todos nós estamos cá para aprendermos uns com uns outros, partilhando um hobbie que para nós é bastante interessante, embora não o seja para as pessoas em geral. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quanto aos meus desejos para este Outono, não me parece que se vão enquadrar muito na realidade, mas cá vão.
Neste momento o que eu queria e confesso que nos dava muito jeito a todos era que a precipitação não escasseasse, para que depois pudesse vir um frio mais sustentado do que aquilo que temos tido ultimamente, que se resume a um frio bastante notável em determinados períodos, mas muito efémero, intercalando com períodos de tempo ameno.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Todos os modelos apenas veem uma coisa á frente deles ...
Frio e seca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :angry::angry::angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Todos os modelos apenas veem uma coisa á frente deles ...
Frio e seca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :angry::angry::angry:

Calma, o inicio de Novembro é sempre assim, seco e húmido, só para a segunda semana é que normalmente começa a festa :p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince eu ainda sou novato nestas coisas mas esses graficos traduzem em k?

Mapas da esquerda, anomalia (em mm) da precipitação por meses. Ou seja, se esta previsão estivesse correcta, terias precipitação abaixo da média.

Mapas da direita, anomalia (em ºC) da temperatura, ou seja, eles prevêem um mês de Novembro com temperaturas abaixo da média, e Dezembro e Janeiro na média.

Mas como tudo o que tenha a ver com previsão sazonal, usar com muitíssima cautela ;)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
até agora este Outono está a ser um pouco "enfadonho", pouca animação até agora, mas um pouco mais "molhado" em relação ao do ano passado;)