Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mapas da esquerda, anomalia (em mm) da precipitação por meses. Ou seja, se esta previsão estivesse correcta, terias precipitação abaixo da média.

Mapas da direita, anomalia (em ºC) da temperatura, ou seja, eles prevêem um mês de Novembro com temperaturas abaixo da média, e Dezembro e Janeiro na média.

Mas como tudo o que tenha a ver com previsão sazonal, usar com muitíssima cautela ;)

Vince eu sei que as previsões sazonais não são sempre muito fiáveis mas se compararmos sempre os vários modelos em vez de olharmos somente a um desses modelos chegamos sempre a algum consenso em termos de previsões sazonais ....
Por exemplo na actualização de todos os modelos agora no final de Outubro (outros actualizaram um pouco antes) todos eles apontam para temperaturas abaixo da média e precipitação abaixo/muito abaixo da média !!!

Mas como dizes as previsões sazonais valem o que valem .... mas pelo menos este mês todos os sinais apontam para que seja extremamente seco !!
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas como dizes as previsões sazonais valem o que valem .... mas pelo menos este mês todos os sinais apontam para que seja extremamente seco !!

Nada de especial, isso é algo com que já contamos há uns aninhos, desde 2002 nunca mais tivemos um Inverno como deve ser em termos de precipitação, os fantasmas de 2005 ainda se manteêm presentes no ar, os bloqueios, as frentes secas e as aglutinações anticiclónicas massivas que destroem o vento.

Não se esqueçam que uma seca pode durar 1, 2, 5, 10 ou 15 anos, claro que nem sempre com a mesma severidade.

Estou a começar a achar mais interessante o Verão que o Inverno se os padrões não mudarem.