Desporto 2025-2026

Probabilisticamente, o João Félix tem mais golos e assistências que o Ronaldo. Para todos os devidos efeitos é o jogador mais útil porque até é colega de equipa. Marcou e assistiu mais e em mais competições que o Ronaldo.

Se as probabilidades incluírem o passado, especialmente o distante, não é bem probabilidades que se está a falar.
O João Félix fez uma época melhor que o Ronaldo, tanto é, que foi considerado o melhor jogador da Liga dos Camelos, mas isso não interessa.

E com isto não estou a dizer que os problemas da selecção são exclusivamente do Ronaldo, porque não, acho que o Ronaldo ainda podia ser útil, se aceitasse ter um papel secundário, mas o seu ego não permite isso...

A juntar a tudo isto, temos um seleccionador fraco.

Última edição:
O João Félix fez uma época melhor que o Ronaldo, tanto é, que foi considerado o melhor jogador da Liga dos Camelos, mas isso não interessa.

E com isto não estou a dizer que os problemas da selecção são exclusivamente do Ronaldo, porque não, acho que o Ronaldo ainda podia ser útil, se aceitasse ter um papel secundário, mas o seu ego não permite isso...

A juntar a tudo isto, temos um seleccionador fraco.

Essa consideração aplica-se a qualquer jogador.

Tirando jogos amigáveis onde se substitui 7 ou 8 jogadores ao intervalo (nas duas equipas) e chega-se à conclusão brilhante que Portugal jogou muito melhor sem Ronaldo, os jogadores que estão no banco não têm sabido agarrar as oportunidades.

Na realidade, o Ronaldo até tem servido de uma espécie de colete à prova de bala das ineficiências desses jogadores. Quando Ronaldo não estiver lá de vez, essas debilidades vão ter que começar a ser faladas. Não vai ser bonito.

Quando Ronaldo não estiver lá de vez, essas debilidades vão ter que começar a ser faladas. Não vai ser bonito.
Queres o Ronaldo com 50 anos a jogar pela selecção? Que ele vai sair de vez é inevitável, assim como qualquer outro jogador. Se há 15 anos dependiamos de Ronaldo, hoje já não. Debilidades vão sempre haver, com ou sem Ronaldo, assim como em qualquer selecção do mundo.

Hoje estava a ouvir a rádio e comentador saí-se com esta. ''O Ronaldo não é ponta de lança, se calhar a culpa é da equipa que não lhe pôs a bola nos pés''.

é que qualquer jogador em sub-rendimento é substituído, vai para o banco no jogo seguinte

Avaliando pelo jogo de ontem, exclusivamente, acho que não levámos jogadores suficientes para isso.

Gravei aquele treino de ontem para ver aquilo com calma e a imparcialidade possível. Por isso e porque não queria agoirar, claro. Juro que acho que nunca na minha vida tinha visto tanto passe para trás e para o lado. O que raio foi aquilo? Até fui ver as estatísticas oficiais de tão incrédula que estava. Quase 800 passes. Um remate à baliza.

Queres o Ronaldo com 50 anos a jogar pela selecção? Que ele vai sair de vez é inevitável, assim como qualquer outro jogador. Se há 15 anos dependiamos de Ronaldo, hoje já não. Debilidades vão sempre haver, com ou sem Ronaldo, assim como em qualquer selecção do mundo.

Não, não quero. Concordo perfeitamente que as debilidades vão sempre existir e que há sempre um momento, em que pondo os pratos na balança, a decisão é tomada.

Se calhar é mais fácil fazer um transição Pauleta/Nuno Gomes/Ronaldo do que uma transição Ronaldo/Guedes/Ramos. Não se trata de egos, trata-se de indicadores palpáveis e objectivos.

Se calhar é mais fácil fazer um transição Pauleta/Nuno Gomes/Ronaldo do que uma transição Ronaldo/Guedes/Ramos. Não se trata de egos, trata-se de indicadores palpáveis e objectivos.
Nunca será fácil fazer a transição do Ronaldo para outro jogador, porque não temos e nem sei se algum dia teremos um jogador deste nível mas terá de ser feita... O que eu critico é o momento actual, por sentir que Ronaldo está longe do que foi e um Ramos ou Guedes podiam oferecer mais ao jogo, e é normal, o tempo passa para todos, nenhum jogador por mais bom que seja está no auge com 41 anos.

Última edição: