Detector de Trovoadas (faça você mesmo)

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
O que continua a ser chato é que a montagem (incluindo soldar componentes) tem que ser feita por quem adquire o equipamento.

... e soldar "em casa" componentes SMD não é propriamente para todos, sem equipamento adequado o resultado não deve ser o melhor.

De resto a coisa ainda fica um pouco cara... mas achei interessante, não conhecia!
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
... e soldar "em casa" componentes SMD não é propriamente para todos, sem equipamento adequado o resultado não deve ser o melhor.

De resto a coisa ainda fica um pouco cara... mas achei interessante, não conhecia!

Isso é verdade, se já viessem as "caixas" prontas e só montar as antenas e encaixes, ainda haveria interessados;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Boas. Não sou muito dado a andar a soldar componentes em placas, não que me custe soldar mas sim porque arranjar componentes as vezes é dificil. Por isso andei a ver e encontrei uma solução talvez melhor a construção de um detector de trovoada. Gosto de trabalhar com arduinos e não é que é possivel construir um detector de trovoada com o arduino?
Vou tentar arranjar o material que preciso e depois coloco aqui. Ja vi um codigo e o unico problema parece-me ser a distancia a que detecta trovoes que são 40 km....Acham razoavel? Mas pelo codigo que vi a informação da distancia é enviada para um display.
Pedro
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas. Não sou muito dado a andar a soldar componentes em placas, não que me custe soldar mas sim porque arranjar componentes as vezes é dificil. Por isso andei a ver e encontrei uma solução talvez melhor a construção de um detector de trovoada. Gosto de trabalhar com arduinos e não é que é possivel construir um detector de trovoada com o arduino?
Vou tentar arranjar o material que preciso e depois coloco aqui. Ja vi um codigo e o unico problema parece-me ser a distancia a que detecta trovoes que são 40 km....Acham razoavel? Mas pelo codigo que vi a informação da distancia é enviada para um display.
Pedro


Oh amigo :D, mas você não tem que andar à cata dos componentes. Só tem que os montar. A compra do sistema já inclui isso tudo. Ora veja o post da ressuscitação do tópico pelo HotSpot.
Veja também este PDF com a descrição do sistema

-> http://www.blitzortung.org/Documents/TOA_Blitzortung_RED.pdf?t=1392553114


Ressuscitando este tópico.

Entretanto o sistema blitzortung já evoluiu bastante e agora já existe um equipamento que envia dados sem necessidade de PC.

Tudo custa cerca de 180 EUR. O que continua a ser chato é que a montagem (incluindo soldar componentes) tem que ser feita por quem adquire o equipamento.

Mais info:

http://www.blitzortung.org/Webpages/index.php?lang=en&page=2&subpage_0=13

A precisão já é muito aceitável para a península ibérica mas podia ser excelente com a instalação de alguns detetores por cá.

Vou pensar no assunto :D
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Mas eu faço uma pergunta....Interessa saber-me se esta a trovejar a milhares de quilometros de minha casa ou se pelo contrario se está a aproximar uma trovoada da minha casa?
Acho que 40km ja é um valor em conta e para ser sincero nao me interessa monitorizar muito mais alem que isso. Quem tem uma estação metereologica nao a instala na cidade ou bairro vizinho para saber quais as temperaturas e humidades etc que la acontecem. Instala-a logo no telhado :D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Muitas vezes dá jeito saber se pelo menos a umas centenas de quilómetros troveja. :D

Mas a vantagem não é detectarmos a 1000 km, mas sim quem está a 1000km detectar "cá" ;)

Depois há o histórico, registos, evolução da trovoada, etc

Mas para detectar a 50 km basta um rádio AM :cool:
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Acredito que sim. Mas a pensar assim se eu quizer saber temperaturas e humidades e trovoadas vou ao site do IPMA e nao gastava dinheiro numa estação :lmao: Mas neste caso o codigo inserido no arduino da informação para um display dando varias informações tais como se foi registada alguma actividade electrica ou ate fazer contas e dar a distancia em kilometros a que se encontra a trovoada. Para mim ja parece um projecto engraçado :)
Mas uma coisa é ler codigos e compilar no arduino outra coisa é fazer montagem e ver na pratica se resulta.