Detector de trovoadas - prototipo

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá camaradas!

Tenho andado um bocado desligado do fórum (também devido à estação que deixou de receber a informação da HR), mas ainda não me esqueci dele ;).

Muitos eram os rumores de detectores de trovoadas caseiros etc... etc...

Pois bem, andei a investigar e a instruir-me sobre tudo isso e encontrei algumas páginas com esquemas electrónicos para se fazerem montagem dos ditos aparelhos.

Como podem ver nesta página estão algumas amostras de detectores que muitas pessoas fizeram.

Os circuitos apresentados aqui são muito bons e permitem a junção de vários "sub-sistemas" que podem medir a intensidade do trovão à contagem dos mesmos, etc...

Ainda não construí o meu, mas os componentes já vêm a caminho e lá para o próximo fim de semana já o devo ter construído.

Quanto a preços, tudo deverá ficar entre os 12,5€ e os 15€ para um detector que irá ligar umas luzes sempre que ocorrer uma descarga, o que não fica de todo muito caro!

Para mais informações, podem perguntar aqui ou enviar-me uma MP.

Se alguém quiser construir, estarei aqui para ajudar.
Se alguém quiser ter um mas não entenda nada daqueles desenhos e não se quiser dar ao trabalho pode contactar-me e logo se trata disso (não quero que a administração veja isto como um caso de publicidade ou venda, mas sim uma forma de alguém adquirir um equipamento construído por mim).

O melhor é aguardar para que monte este "protótipo TUGA" e depois coloque aqui o feedback.

Como podem ver aqui, há uma grande diversidade de feitios e pelos meus cálculos, pode-se montar algo do género dentro de uma caixa de fósforos já com as pilhas e tudo! :surprise:.


A minha vontade era de oferecer um aparelho destes a todos! Mas os componentes ainda custam uns dinheiros e o meu estado financeiro ficava ainda mais critico do que já se encontra :lol::lol:.


Abraços
:thumbsup::thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá camaradas,

O detector de trovoadas, está..... PRONTO!
Recebi os materiais hoje por volta das 14h e desde então testei-o e depois montei-o na sua caixa definitiva.

Com a ajuda de uma placa já perfurada (vende-se nas lojas de componentes) e com algum "equilibrismo" consegui montar todo o circuito numa reduzida área.

Com umas modificações, o circuito ficou tão sensível, que basta tocar com a minha mão na antena (electricidade estática) para que o LED se acenda de imediato.

Algumas fotos de como ficou (montagem dentro de um suporte de papel):

3.jpg


2.jpg


1.jpg


Agora venham de lá as trovoadas :lol:.


EDIT: Reparei agora que há um link nas fotos, mas não liguem. è no que dá andar a utilizar as actions do photoshop sem as nomear :lol: :lol:

Abraço :thumbsup::thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Olá camaradas,

O detector de trovoadas, está..... PRONTO!
Recebi os materiais hoje por volta das 14h e desde então testei-o e depois montei-o na sua caixa definitiva.

Com a ajuda de uma placa já perfurada (vende-se nas lojas de componentes) e com algum "equilibrismo" consegui montar todo o circuito numa reduzida área.

Com umas modificações, o circuito ficou tão sensível, que basta tocar com a minha mão na antena (electricidade estática) para que o LED se acenda de imediato.

Algumas fotos de como ficou (montagem dentro de um suporte de papel):

3.jpg


2.jpg


1.jpg

Quais é que são os componentes(peças)?:huh:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Aqui pode ver o esquema: AQUI

Os componentes variam com aquilo que se quer. Neste caso, ficam os componentes para construir um detector que acende 2 LED's sempre que há uma descarga...

Vai precisar de:

* Resistências:
2 x 270K
1 x 1Meg
1 x 10K
1 x 82K
1 x 1K
1 x 1,5K

* Condensadores:
1 x 10pF
1 x 0.001uF = 1000pF = 1nF
1 x 120pF
1 x 10uF
1 x 100uF

* Díodo:
1 x 1N914

* Transístores:
2 x 2N4401
1 x 2N4403

* LED:
2 x LED alto brilho (preferência por 10mm)


Ainda uma veroboard, solda, ferro de soldar, fio, etc..., se quiser, pode ainda comprar um buzzer para meter o detector a apitar sempre que haja uma descarga.



Tendo isso, pode começar!

:thumbsup:;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Aqui pode ver o esquema: AQUI

Os componentes variam com aquilo que se quer. Neste caso, ficam os componentes para construir um detector que acende 2 LED's sempre que há uma descarga...

Vai precisar de:

* Resistências:
2 x 270K
1 x 1Meg
1 x 10K
1 x 82K
1 x 1K
1 x 1,5K

* Condensadores:
1 x 10pF
1 x 0.001uF = 1000pF = 1nF
1 x 120pF
1 x 10uF
1 x 100uF

* Díodo:
1 x 1N914

* Transístores:
2 x 2N4401
1 x 2N4403

* LED:
2 x LED alto brilho (preferência por 10mm)


Ainda uma veroboard, solda, ferro de soldar, fio, etc..., se quiser, pode ainda comprar um buzzer para meter o detector a apitar sempre que haja uma descarga.



Tendo isso, pode começar!

:thumbsup:;)


Muito obrigado...

Vou já começar!!!:p(Podes-me tratar por tu...:lmao:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Muito interessante Dave.

Tenho é pena de não ter conhecimento e paciência para construir um.

Bom trabalho.:thumbsup:

Eu posso ir dando umas ajudas, quanto á paciência, não posso fazer nada :lol:.

Ás vezes fica complicado, quando se acaba algo e não funciona... perco logo a paciência :angry:.

Mas o final é compensador :thumbsup:.


STAY;)
 

edvaldor

Cirrus
Registo
30 Set 2013
Mensagens
3
Local
Cianorte, Paraná, Brasil
Ola! Este é meu primeiro contato e escrevo da terra amada do Brasil!

Vim neste fórum por causa deste post, ontem, hoje conclui meu prototipo:

bem simples e rudimentar, mais funciona bem:

 
Editado por um moderador:

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Quanto custa esse equipamento ?

Há varios esquemas, mas como não tenho muito jeito para as soldas, mas pelo que uma vez perguntei numa loja que fazem reparações electronicas, parece que é facil e barato...
 

edvaldor

Cirrus
Registo
30 Set 2013
Mensagens
3
Local
Cianorte, Paraná, Brasil
Ola Amigos, não é algo complicado de se fazer não. aqui no Brasil comprei as peças por 16 Reais (5 euros ou 8 dólares) sem a caixa, somente o circuito, aproximadamente.

Se quiserem me proponho a fazer o circuito e monta-lo em uma caixa especial (para isso teria que recalcular o valor (no atacado as peças são mais baratas que avulsas) e envia-lo para vocês.

Acredito que entregue ai pelos correios saia por uns 35 euros (o mais caro e o transporte).

Qualquer coisa estou a disposição.