Devastador Tornado EF5 em Parkersburg/Iowa - 25 Maio 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais um devastador Tornado EF5 nos Estados Unidos, no passado Domingo, dia 25 de Maio em Parkersburg e New Hartford.
Este foi o mais grave das dezenas de tornados que se formaram entre o dia 22 e 25 de Maio.
É o 2º EF5 nesta década, o outro foi o de Greensburg/Kansas em Maio do ano passado do qual existe este tópico no forum..

Velocidade máxima estimada do vento: 330 km/h
Trajecto: 70 km
6 mortos e 70 feridos

Relatório oficial do NWS:

Parkersburg Tornado Rated EF5
Summary
NWS personnel have rated the Parkersburg-New Hartford-Dunkerton tornado as EF 5 (correlated to wind speeds up to 205 MPH) on the Enhanced Fujita Scale at the locations of maximum damage. Additional details on path length, width, etc. will be posted on this webpage Wednesday, May 28. This is the first EF5 tornado in Iowa since the Jordan tornado of June 13, 1976.

continua:
http://www.crh.noaa.gov/crnews/display_story.php?wfo=dmx&storyid=14909&source=0



Imagem de Radar 4:59 PM CDT (21:59 UTC)
O hook echo bem visivel no radar com o tornado sobre Parkersburg.

648px-Parkersburgreflectivity.png



Satélite

may25sat.jpg




Imagens

Cenário impressionante de destruição total.




IMG_2006.jpg


IMG_1997.jpg


bilde.jpg


bilde2.jpg


bilde3.jpg


bilde4.jpg


bilde5.jpg


bilde6.jpg


bilde7.jpg


IMG_6351.jpg
 
Editado por um moderador:


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Há um pormenor interessante nas fotos que demonstra bem o poder de um tornado deste tipo...

Fala-se muitas vezes (e até eu já comentei isto com amigos) que as casas nos EUA em zonas de risco natural elevado, parecem autenticos "castelos de cartas" tal a aparente fragilidade dos materiais de construção (madeiras) isso é possível ver nas fotos com o tamanho muitissimo reduzido dos destroços... Sempre me questionei se seria uma forma inteligente de construir casas. Mas perante estes cenários até acho que é a melhor solução. E digo isto porque é observável estruturas mais resistentes e que também sofreram severos danos! Desta forma acho que o pensamento da população habituada a estes fenómenos já é "construir a baixo custo". Aquando do azar perde-se tudo, mas também os custos são menores em termos de construção, perante uma natureza que no fundo cria "um hábito"!

De salientar que a protecção de vidas humanas é o mais importante! Mas nisso acho que os americanos estão muito preparados! Basta ver os abrigos!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Há um pormenor interessante nas fotos que demonstra bem o poder de um tornado deste tipo...

Fala-se muitas vezes (e até eu já comentei isto com amigos) que as casas nos EUA em zonas de risco natural elevado, parecem autenticos "castelos de cartas" tal a aparente fragilidade dos materiais de construção (madeiras) isso é possível ver nas fotos com o tamanho muitissimo reduzido dos destroços... Sempre me questionei se seria uma forma inteligente de construir casas. Mas perante estes cenários até acho que é a melhor solução. E digo isto porque é observável estruturas mais resistentes e que também sofreram severos danos! Desta forma acho que o pensamento da população habituada a estes fenómenos já é "construir a baixo custo". Aquando do azar perde-se tudo, mas também os custos são menores em termos de construção, perante uma natureza que no fundo cria "um hábito"!

De salientar que a protecção de vidas humanas é o mais importante! Mas nisso acho que os americanos estão muito preparados! Basta ver os abrigos!


São essencialmente as questões economicas que os levam a fazer casas como aquelas que vemos nas fotos pois praticamente todos os materiais são recicláveis, assim sempre que a casa é vendida ou destruida praticamente pode aproveitar-se quase tudo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Há um pormenor interessante nas fotos que demonstra bem o poder de um tornado deste tipo...

Fala-se muitas vezes (e até eu já comentei isto com amigos) que as casas nos EUA em zonas de risco natural elevado, parecem autenticos "castelos de cartas" tal a aparente fragilidade dos materiais de construção (madeiras) isso é possível ver nas fotos com o tamanho muitissimo reduzido dos destroços... Sempre me questionei se seria uma forma inteligente de construir casas. Mas perante estes cenários até acho que é a melhor solução. E digo isto porque é observável estruturas mais resistentes e que também sofreram severos danos! Desta forma acho que o pensamento da população habituada a estes fenómenos já é "construir a baixo custo". Aquando do azar perde-se tudo, mas também os custos são menores em termos de construção, perante uma natureza que no fundo cria "um hábito"!
De salientar que a protecção de vidas humanas é o mais importante! Mas nisso acho que os americanos estão muito preparados! Basta ver os abrigos!


Segundo uma amiga minha que mora nos Estados Unidos no estado do Arkansas, a lei nas regiões afectadas pelos tornados é obrigatório a casa ser de madeira e ter um abrigo a cerca de 3 metros de profundidade. As autoridades informam a população cerca de 3 horas antes de ocorrer. Ela já ficou com a casa totalmente destruída o ano passado e o que salvou a vida foi o abrigo onde esteve durante 3 dias. Imaginemos se a casa fosse em betão a destruição seria idêntica, e certamente a população não suportaria os encargos quase todos os anos, e levaria que as seguradoras fossem à falência. É impressionante a força da natureza e é uns fenómenos que mais metem respeito (medo).
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É impressionante a força da natureza e é uns fenómenos que mais metem respeito (medo).

Só um aparte para dizer que a palavra correcta para mim é mesmo MEDO! Se visse um tornado a formar-se à minha frente só diria "AH!" até ele começar a vir na minha direcção. Aí "borrava-me" todo (não literalmente) e pernas para que te quero!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais fotos, estas recolhidas pela equipa do NWS a quando da investigação do Tornado:

These are images taken by the Storm Survey team at Des Moines Weather Service Office
http://mesonet.agron.iastate.edu/cases/080525/dmx_parkersburg_damage/


PS: Alguém percebe o que se passou com uns postes a que eles dedicam tanta atenção ? Terá sido uma capa exterior do post que foi arrancada sem derrubar o poste em si ?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
PS: Alguém percebe o que se passou com uns postes a que eles dedicam tanta atenção ? Terá sido uma capa exterior do post que foi arrancada sem derrubar o poste em si ?

Se calhar é ridiculo, mas eu diria que era lama!:hehe:

Reparem:


Neste a camada que está sobre o poste tem a mesma tonalidade que a lama no chão.


E aqui vêem-se claramente ervas secas entranhadas na lama do poste.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu inicialmente nem liguei, pensei mesmo isso, que fosse lama. Mas ao fim de ver repetidas fotografias dos postes e com closeup cheguei à conclusão de que algo está ali que lhes despertou interesse. Mas o quê ? Que teria a lama de interessante ? E como ficaria uma espessura destas de lama assim colada ao poste ?

lama2.jpg


lama3.jpg




Se calhar o que se passou foi isto mesmo, eles próprios ficaram tão intrigados que tiraram várias fotografias sem perceberem aquilo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu inicialmente nem liguei, pensei mesmo isso, que fosse lama. Mas ao fim de ver repetidas fotografias dos postes e com closeup cheguei à conclusão de que algo está ali que lhes despertou interesse. Mas o quê ? Que teria a lama de interessante ? E como ficaria uma espessura destas de lama assim colada ao poste?

Bem, apesar de não perceber nada de geologia, a lama tem ar de ser barrenta.
O que deve ser acontecido, foi que a força ascendente do tornado levantou a lama do chão e provocou uma espécie de nevão, mas na versão lama!
E com a força com que a lama foi projectada, foi suficiente para colar nos postes e lá permanecer. Digo eu...:hehe:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bem, apesar de não perceber nada de geologia, a lama tem ar de ser barrenta.
O que deve ser acontecido, foi que a força ascendente do tornado levantou a lama do chão e provocou uma espécie de nevão, mas na versão lama!
E com a força com que a lama foi projectada, foi suficiente para colar nos postes e lá permanecer. Digo eu...:hehe:

Não vou estar a escrever com certezas, mas já vi esse efeito da lama ficar assim num documentário que tenho aqui. No documentário diz mais ou menos isto (por palavras minhas): depois de chover, o tornado forma-se, e à medida que se vai deslocando, vai aspirando lama (a terra depois de molhada, claro xD) e outros detritos. A lama é levantada de várias formas pelos ventos cruzados, e quando é cuspida para fora do tornado, fica como que «estampada», dada a velocidade que é cuspida. Também acontece, como sabem, com vigas de madeira e outras cenas, ficarem «espetadas» em casas, automóveis, e até pessoas... Certos meteorologistas já ficaram com metade do corpo coberto de lama (a metade do corpo que está virada para o vento) e a outra metade praticamente limpa... Isso costuma acontecer muito

Não escrevi com certezas de nada, apenas dei a minha opinião baseando-me em factos que observei :)