Dezembro foi o mês mais chuvoso do século (JN)

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Dezembro foi o mês com mais chuva do século XXI, em Portugal continental, de acordo com o relatório de clima do Instituto de Meteorologia.

Os dados divulgados pelo IM indicam que o mês de Dezembro registou valores elevados que permitem concluir que, em termos meteorológicos, o mês foi chuvoso ou muito chuvoso.

A cidade do Funchal, no arquipélago da Madeira, registou o valor de precipitação mais elevado desde 1931, data em que foi iniciada a inscrição de valores.

No arquipélago dos Açores, os valores de precipitação registados pelo IM foram "bastante superiores aos valores normais", com a ilha da Horta a verificar o "segundo valor mais chuvoso desde sempre".

No que respeita aos valores de temperatura, o mês passado confirma a "tendência dos últimos anos", sendo o "sétimo Dezembro consecutivo a apresentar valores de temperatura inferiores ao normal", consta do documento.

O presidente do IM, Adérito Serrão, afirmou que em "Dezembro se chegou a anomalias de precipitação de 70 milímetros", e que em alguns sítios do país a chuva foi de "200 por cento mais do que a média dos últimos 30 anos".

Para Janeiro deste ano, e ressalvando que as previsões meteorológicas são falíveis, Adérito Serrão considerou que a "chuva vai continuar, assim como as baixas temperaturas e alguma instabilidade" no clima.

As chuvas intensas de Dezembro acabaram com a seca meteorológica registada há dez meses em Portugal e permitiram ao Instituto da Água (INAG) assegurar que este ano não vai haver quaisquer restrições ao uso da água.

O último boletim do INAG, relativo a Dezembro, revela que em 24 das 56 albufeiras monitorizadas em Portugal existem já disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e que os armazenamentos foram superiores à média das últimas duas décadas.


in JN


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1464994
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais que Dezembro de 2000? :confused:

O relatório do IM é mais esclarecedor quanto a isso.

precq.jpg


Em Dezembro de 2000 choveu muito mais. Com algumas estações do Noroeste a superar os 1000mm nesse mês.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Já me esquecia que 2000 faz parte do século 20. Mas como se pode ver pelo gráfico, esse título é bastante forte e dá uma ideia errada do mês, que foi chuvoso mas nada de extremo. Este século vai apenas em 10 anos e os restantes meses de Dezembro foram uma miséria em termos de precipitação.