Perturbações na cor, cheiro e sabor da água – Esclarecimento aos Clientes da AdRA
Desde o passado dia 13 de agosto que a AdRA tem vindo a rececionar algumas reclamações relativas à qualidade da água distribuída (alteração das suas caraterísticas organoléticas como o cheiro, sabor e, por vezes, cor amarelada).
No controlo legal (PCQA) e no controlo operacional (PCQO), ambos efetuados pela AdRA, não foram detetados incumprimentos em nenhum parâmetro analisado, não existindo qualquer risco para a saúde do utilizador.
Após uma análise detalhada às situações reportadas, concluímos existirem alterações em algumas caraterísticas da água que é fornecida à AdRA pela Associação de Municipios do Carvoeiro, com origem no rio Vouga, no lugar de Carvoeiro. De acordo com informação daquela entidade, a presença de cor, cheiro e sabor na água, terá ficado a dever-se à ação biológica que ocorreu no leito do rio e que terá sido potenciada pela presença de algas no meio aquático. Foram tomadas medidas de controlo do problema, nomeadamente incidindo sobre o fitoplâncton e as cianobactérias, tendo sido efetuada a injeção de ar no leito do rio, por forma a controlar as condições desfavoráveis existentes.
Dada a relevância da situação para a qualidade do serviço prestado, a AdRA tomou, de imediato, as medidas necessárias para minimizar os impactos no Cliente através da colocação em funcionamento de captações alternativas. Simultaneamente, a AdRA efetuou análises complementares especificas tendo-se concluído não existirem problemas.
Esta situação abrangeu as seguintes zonas de abastecimento onde a água tem como origem o fornecimento do Sistema Regional do Carvoeiro:
Zona de Abastecimento Área Servida
ALB I Albergaria-a-Velha
ALB II S. João de Loure
ILH I Gafanha da Encarnação (Costa Nova) e Gafanha da Nazaré (Barra)
ILH II Gafanha do Carmo, Gafanha da Encarnação e Gafanha da Nazaré
ILH III Ílhavo (S. Salvador)
ILH IV Ílhavo (S. Salvador Moitinhos)
Vouga Macinhata do Vouga, e Valongo do Vouga (Águeda), Alquerubim, Angeja, Branca, Mouquim e Ribeira de Fráguas (Albergaria –a-Velha), S. Jacinto (Aveiro), Avanca, Beduído, Canelas, Fermelã, Pardilhó, Salreu e Veiros (Estarreja), Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira (Murtosa) Válega (Ovar)
AVR I Cacia e Estarreja
AVR II Glória e Vera-Cruz
AVR III Nariz
AVR IV Aradas, Eixo, Eirol, Esgueira, Glória, N.ª Sr.ª de Fátima, Oliveirinha, Requeixo, S. Bernardo, Santa-Joana e Vera-Cruz
A AdRA continuará a acompanhar a situação, mantendo as medidas de controlo adequadas, e informando os clientes com base na monitorização efetuada à qualidade da água fornecida.