Diferença de temperaturas

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
Boa tarde a todos,
eu vivo um bocado mais a este de loures numa vila chamada VALE DE FIGUEIRA e queria sabar se existe alguma diferença de temperatura em relaçao a lisboa!!!
Estou a dizer se há alguma influência loures estar mais a norte ou nao ter tanta influencia maritima???
Nao sou meteorologista mas acho que as pessoas percebem a minha duvida:) :) :)
 
Última edição:


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tendo o nome da localidade "Vale", estará num vale suponho? :D

Assim sendo, provavelmente terá mais extremos tanto máximos como mínimos na temperatura por estar num vale.. Comparado com as estações oficiais de Lisboa.

Provavelmente isso será até mais importante que influência marítima.. :)
Mas claro, à partida, dada a localização de Loures, estará mais abrigada das brisas de mar/rio, e assim também mais extremo.

Mas procura nesta secção (ou na de Meteorologia Geral) penso eu outros tópicos semelhantes, em que tens muita discussão e esclarecimento sobre este tipo de assunto!
;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá

Vivo perto de Loures e obviamente conheço a cidade e de passagem Vale Figueira que pertence a este conselho.

Não só Loures não fica a Norte de Vale de Figueira mas sim a Oeste como também Vale de Figueira não faz jus ao nome, portanto não se situa num vale.

Vale de Figueira geograficamente posiciona-se numa área planáltica entre o rio Tejo e o extenso vale que vai desde as imediações de Odivelas, passando por Loures até Vialonga.

Quanto à relação que possa existir nas temperaturas comparadas com as de Loures face a Lisboa, embora uma parte da área urbana de Loures se situe numa zona relativamente elevada, que a grosso modo terá a mesma altitude que Vale de Figueira, outra parte da cidade limita uma das margens do vale que referi, mas toda a cidade está virada a N/NE e sendo uma zona exposta aos ventos dominantes de N/NW e estar próxima de pontos elevados rondando os 300m de altitude, que tal como muitas vezes se verifica, funcionam como barreiras de condensação; portanto Loures está mais exposta à humidade proveniente dos efeitos da proximidade do mar neste caso da região Oeste.

Quanto a Vale de Figueira, já não tão exposto a essa humidade ainda que indirecta do mar, está próximo do rio Tejo cuja humidade daí proveniente embora lhe atribua algum efeito visível, deduzo que de menor importância comparado com a situação em Loures.
Trata-se também de uma zona abrangida pelos ventos dominantes da região, tal como em Loures mas com uma carga muito menor de humidade visto que a mesma já terá sido largada nas áreas a Norte desta cidade.

Em traços gerais, tudo aponta para que a diferença que possa existir nas temperaturas entre Vale de Figueira e Lisboa não sejam muito significativas, apenas o factor diferenciador poderá aplicar-se aos efeitos da malha urbana que em Lisboa é muito mais extensa e por isso mais calor é emitido, comparado com o que se verifica em Vale de Figueira com uma área urbana de muito menores dimensões.

Mas há no entanto um aspecto a ter em conta, a avaliação das temperaturas entre estes 3 pontos no mapa, está dependente da direcção dos ventos. Não raro sucede que quando o vento sopra de Este e NE, destes 3 pontos, Loures com frequência consegue atingir valores de humidade bem inferiores aos verificados em Vale Figueira e Lisboa visto que as mesmas estão expostas directamente aos efeitos da acção do rio Tejo e Loures neste caso em particular encontra-se numa posição mais protegida e deste modo atingir valores de temperatura relativamente elevados comparado com os outros 2 pontos.