Dificuldade em adquirir um medidor de radiação global

joao56777

Cirrus
Registo
7 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Viana do Castelo
Desde já peço desculpa por intrometeste-me neste vosso Fórum.

Estou a realizar a minha tese de mestrado, e necessito de uma central meteorológica para o estudo de eficiência de dois sistemas de colectores solares.

Encontro várias no mercado que monitorizam a temperatura seca, humidade relativa, velocidade e direcção do vento, tal como esta:

http://www.galactica.pt/ver/7745/6/62/276/la-crosse-technology-estacao-meteorologica-ws1501-it.php

(Podem sugerir-me mais algumas se quiserem…mas o preço parece acessível)

Agora a dificuldade está na obtenção de um medidor de radiação global (piranómetro). Encontro várias marcas, como a Kipp & Zonen, mas não encontro preços. Podem-me dar algumas alternativas a estes e o respectivo preço. Mas se pudessem gostaria que me enviassem o link com a respectiva informação.

Gostaria que me pudessem ajudar,
Cordiais saudações
 


joao56777

Cirrus
Registo
7 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Viana do Castelo
Não sou eu que pago :d será a empresa juntamente com a universidade, também não queria abusar, como é lógico.

Então dê-me algumas hipóteses para uma boa estação qualidade/preço e um medidor de radiação global, para eu poder debater com os meus orientadores de tese e a respectiva empresa.

Como vê não tenho conhecimentos nem muita sensibilidade para poder decidir o que é razoável nesta área.

Obrigado pela ajuda, agradeço imeso
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não sou eu que pago :d será a empresa juntamente com a universidade, também não queria abusar, como é lógico.

Então dê-me algumas hipóteses para uma boa estação qualidade/preço e um medidor de radiação global, para eu poder debater com os meus orientadores de tese e a respectiva empresa.

Como vê não tenho conhecimentos nem muita sensibilidade para poder decidir o que é razoável nesta área.

Obrigado pela ajuda, agradeço imeso

Bom, claro que isto é sempre complicado de dizer, mas aquilo mais barato e fiável há, é a Davis Pro 2 claro que o preço não é agradável, mas a nível profissional, é o que demais acessível há.

Atenção que o sensor de radiação é adquirido à parte.

http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=06450

Tal como o programa que permite ligar ao computador.

http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=06510USB

Tudo isto dependerá onde for comprado, se vier dos estado unidos, é mais barato, agora se for comprado na europa um pouco mais caro, se for em Portugal, na Gestel (único vendedor no nosso país) então aí nem se fala.

Sem ser este equipamento, os restantes abaixo deste, não são 100% fiáveis, além de que têm o problema de que os termómetros não estão protegidos das radiações solares (elemento que deturpa as leituras da temperatura), isto é, não possuem radiation shield elemento que toda a gama das estações Davis trás.

Preço do investimento, estimo será de 1200€/1300€.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

joao56777

Cirrus
Registo
7 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Viana do Castelo
Não sabia que era necessário comprar também o WeatherLink à parte do sensor de radiação.

É ainda um investimento considerável, mas obrigado pela ajuda.

Conhece mais alguma marca de sensores de radiação que possa ser comparado em termos de preço, com aquele que me mostrou?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Conhece mais alguma marca de sensores de radiação que possa ser comparado em termos de preço, com aquele que me mostrou?

Certamente não haverá mais barato, o nosso instituto de meteorologia, em quase todas as estações usa já um piranómetro digital, só algumas ainda com observador usa o clássico, com a bola de vidro e o papel, mas nem sei onde isso se arranja.

Para se obter um, seja ele qual for, é necessário certamente adquirir a estação, pois não faz sentido ter-se uma coisa e não ter a outra, o máximo que podes encontrar é algum de fiabilidade duvidosa só pra efeitos de lazer e domésticos.

Isto parece um gadget interessante (lá está, para efeitos de lazer/domésticos).

yhst-37697109791737_2199_45548928


http://www.ambientweather.com/amsp216.html

http://www.ambientweather.com/nsearch.html?catalog=yhst-37697109791737&query=Pyranometer&x=10&y=11
 

joao56777

Cirrus
Registo
7 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Viana do Castelo
Vou seguir então os conselhos do senhor, obrigado pela estação informação da estação Davis Pro 2, assim como do sensor de radiação e do WeatherLink. Vou ter em atenção estes equipamentos, e vou aconselhar a compra destes equipamentos para os testes que tenho de realizar.

Muito obrigado,
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Bem pelo menos diz "Origin:Made In United States" o que é muito bom:D mas só devem vender em grandes quantidades, mas nada como mandar uma msg ao manager, costumam responder com prontidão;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

joao56777

Cirrus
Registo
7 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Viana do Castelo
Obrigado pela consideração :)

Mas a estação meteorológico é para colocar no telhado da universidade, e ainda está no inicio, por isso achei pertinente inscrever-me no vosso Fórum.

Ajudaram-me imenso, obrigado