tenho algumas duvidas. como se forma um sistema depressionario? é quando o ar quente começa a ascender e a criar baixa pressao á supreficie? o ar diverge em altura no centro de um sistema depressionario mas tambem cria uma area de alta pressao em altura? e num furacao o ar desce no centro criando bom tempo mas como é possivel essa descida com tao baixa pressao? nos furacões formam-se campos de altas pressoes em altura ( acima do furacao) mas como se forma esse campo de alta pressao? o furacao alimenta-se do ar que faz a sua advecçãoda vizinhança para o centro ou do ar que desce pelo centro e que aquece e fica humido ao entrar em contacto com as aguas quentes? ou as duas coisas?
Olha se queres saber o que é! Vai a este link que tens lá muito com que entreteres! http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/
já estive a ler mas o que lá vem já eu sabia ( quase tudo) tenho duvidas acerca dos movimentos do ar nas celulas atmosfericas ( nao sei bem o nome tecnico que lhes dao) e da dinamica das depressoes e furacoes ( como o ar se move e como as depressoes interagem com os anticiclones) e assim ficava guardado no forum para futuros interessados
Isso tudo é bastante complexo de explicar, tens um tópico cheio de links para sites onde está tudo e mais alguma coisa: Meteorologia - Cursos, Livros e Manuais (online) Mas muito resumidamente, usando o exemplo da ciclogénese que o GFS está a prever no Atlântico nos próximos dias: Para começar precisas de uma uma superfície frontal estacionária que separa o ar polar frio do ar subtropical mais quente e húmido. Quanto maior o contraste maior os gradientes térmicos e consequentemente as deformações do campo horizontal e vertical do vento, maior potencial tem a ciclogénese. A frontogénese só por si gera baixas em superfície. Vê no tópico que referi também há links para a frontogénese, para perceber a ciclogénese convêm perceber a frontogénese e os diversos modelos conceptuais da mesma. A seguir precisamos de uma ondulação com a passagem de um cavado Ao longo da onda temos o Jet que neste caso quando curva para a esquerda desacelera abruptamente criando forte divergência nos niveis altos e convergência nos baixos por défice de ar, cavando a depressão. Vê este tópico que o Minho uma vez fez onde explica melhor a aceleração e desaceleração do Jet e a convergência/divergência. Quanto à ciclogénese tropical, isso é outro mundo, vê o tópico referido em cima que também tem uma mensagem que linka para um manual sobre ciclogénese tropical que é radicalmente distinta da extra-tropical.