Diversidade climatica da peninsula iberica

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
abri este topico para termos um tema de conversa nestes dias de limbo meteorologico:p
aqui uns mapas com divisões climaticas na minha opiniao bastante correctos:

qual a vossa opiniao?
espero que tenha arranjado um bom tema:thumbsup::p

O tema é interessante a imagem é que é muito grande.

gostava de saber qual a dimensão do contraste, por exemplo entre sul de Portugal e o de Espanha!!!!:huh::huh::huh::hehe:

Acho que esses mapas salientam alguns pontos interessantes, mas alguns deles já são completamente obsoletos.
Também ainda gostava de saber porque é o Alentejo está todo como mesomediterrâneo, quando praticamente toda a bacia do Guadiana é termomediterrânica.
Nas temperaturas médias anuais, nesse mapa, nem existe distinção, entre zonas com temperaturas completamente diferentes, por exemplo, zonas baixas do Douro, zonas altas das montanhas do norte. E até pode-se delinear áreas relativamente vastas para fazer essa distinção...
Em relação às precipitações, idem aspas aspas...
Enfim um cortejo de disparates, perdoem-me a expressão.
Também gostava de saber quais as definições climáticas para esses climas.
Não me parece que as montanhas do Norte de Portugal tenham o mesmo clima que o Alentejo ou a Andaluzia.

Acho que esses mapas salientam alguns pontos interessantes, mas alguns deles já são completamente obsoletos.
Também ainda gostava de saber porque é o Alentejo está todo como mesomediterrâneo, quando praticamente toda a bacia do Guadiana é termomediterrânica.
Nas temperaturas médias anuais, nesse mapa, nem existe distinção, entre zonas com temperaturas completamente diferentes, por exemplo, zonas baixas do Douro, zonas altas das montanhas do norte. E até pode-se delinear áreas relativamente vastas para fazer essa distinção...
Em relação às precipitações, idem aspas aspas...
Enfim um cortejo de disparates, perdoem-me a expressão.
Também gostava de saber quais as definições climáticas para esses climas.
Não me parece que as montanhas do Norte de Portugal tenham o mesmo clima que o Alentejo ou a Andaluzia.

claro que há sempre incongruencias....
aquia divisao bioclimatica original ( a que pus era uma adaptacao):

desculpa a qualidade da imagem:thumbsup::unsure:

Temperatura positiva anual (Tp)

Índice de termicidade compensado (Itc)

Índice de termicidade (It)

Tp= soma da temperatura média dos meses com média >0ºC

It = (T+M+m)10

Oa Mapas foram tirados e compilados por um fitosociologo de nome Rivas Martinez. Devo salientar que um dos erros que encontro, é na zona onde vivo que não tem nada haver com o que está desenhado no mapa e é referente a esta zona de Portugal onde vivo, e como exemplo ainda hoje tive essa diferença em relação ao estado do tempo que estava, em que a norte da serra de Sintra havia nevoeiro no litoral, e enquanto a sul não havia, e mesmo ao nivel da flora e liquens há umas pequenas diferenças(mais urzes como ex).

Coloco o link de onde estão os mapas com melhor definição.

http://www.ucm.es/info/cif/form/maps.htm

ps: Não percebo como é que são feitos estes mapas:huh:, pois Rivas Martinez descobriu uma sub-espécie de quercus coccifera nesta região(e que é diferente dos resto dos coccifera), e que tem seu expoente máximo na serra de Sintra onde se encontram espécimes com 17 m, e que na Assafora existem alguns especimes com 6 m 7 m.

Oa Mapas foram tirados e compilados por um fitosociologo de nome Rivas Martinez. Devo salientar que um dos erros que encontro, é na zona onde vivo que não tem nada haver com o que está desenhado no mapa e é referente a esta zona de Portugal onde vivo, e como exemplo ainda hoje tive essa diferença em relação ao estado do tempo que estava, em que a norte da serra de Sintra havia nevoeiro no litoral, e enquanto a sul não havia, e mesmo ao nivel da flora e liquens há umas pequenas diferenças(mais urzes como ex).

Coloco o link de onde estão os mapas com melhor definição.

http://www.ucm.es/info/cif/form/maps.htm

ps: Não percebo como é que são feitos estes mapas:huh:, pois Rivas Martinez descobriu uma sub-espécie de quercus coccifera nesta região(e que é diferente dos resto dos coccifera), e que tem seu expoente máximo na serra de Sintra onde se encontram espécimes com 17 m, e que na Assafora existem alguns especimes com 6 m 7 m.

A meu ver existem erros algo graves, senão mesmo algo infantis.
Os gradientes de aridez, por exemplo, foram omitidos/esquecidos para o Vale de Douro e o Algarve, que constituem regiões e não propriamente vales isolados.
Assim como a isotérmica dos 18ºc, que não está indicada para o Algarve, não se sabe bem porquê.
Na situação que descreves, a divisão deveria ser entre Csb e Csa, segundo Koppen-Geiger e que a meu ver é muito mais realista.

como todas a divissao segundo rivas martinez contem incogruencias, penso que podiamos tentar encontrar mais divisoes até encontrar a melhor nem que tenhamos de fazer uma divisao "meteopt" com a ajuda do meteored....:unsure::thumbsup:
boas:thumbsup:

A meu ver existem erros algo graves, senão mesmo algo infantis.
Os gradientes de aridez, por exemplo, foram omitidos/esquecidos para o Vale de Douro e o Algarve, que constituem regiões e não propriamente vales isolados.
Assim como a isotérmica dos 18ºc, que não está indicada para o Algarve, não se sabe bem porquê.
Na situação que descreves, a divisão deveria ser entre Csb e Csa, segundo Koppen-Geiger e que a meu ver é muito mais realista.

Esses mapas devem ter sido construídos com base nos valores das normais 1961-1990. Nessa normal não conheço nenhuma estação climatológica com um valor de temperatura média anual superior a 18ºC. Mesmo na normal de 1971-2000 Vila Real de Santo António apresenta um valor de temperatura média anual inferior a 18ºC.

Não estou com isto a dizer que não possam existir áreas onde isso fosse possível. Apenas digo que nos locais com estações tal não acontece.

Esses mapas devem ter sido construídos com base nos valores das normais 1961-1990. Nessa normal não conheço nenhuma estação climatológica com um valor de temperatura média anual superior a 18ºC. Mesmo na normal de 1971-2000 Vila Real de Santo António apresenta um valor de temperatura média anual inferior a 18ºC.

Não estou com isto a dizer que não possam existir áreas onde isso fosse possível. Apenas digo que nos locais com estações tal não acontece.

A definição está como igual ou superior a 18ºc. Conheces valores iguais ou superiores a 17,5 na região? Tendo em conta, que as décimas não são referidas, matematicamente esse seria um valor de 18ºc. Lembro-me de ver um mapa do IM, que referia uma vasta região no Algarve como igual ou superior a 17,5, nomeadamente, na vertente leste da Serra de Monchique assim como em muitas outras zonas do barrocal algarvio. A ver se encontro e ponho aqui. Se alguém o encontrar primeiro, esteja à vontade e poste-o. Aproveito para adicionar outra região de Portugal Continental, que atinge 18ºc de média anual ou mais, que é o Vale do Guadiana, que em muitas regiões deve atingir esses valores. No Tejo/Douro interior, tal deverá apenas acontecer de forma bastante localizada em algumas zonas mais quentes.
Na ilha da Madeira já temos a isotérmica de 20ºc ou mais na costa sul.

«Esses mapas devem ter sido construídos com base nos valores das normais 1961-1990»- Dan.

Em termos de temperatura,apesar dos erros evidentes, talvez seja, mas em tudo quase o resto, duvido que seja. As precipitações e as diferenciações climatológicas estão muito estranhas.