Diversidade climática em Espanha

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos


Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Malaga Puerto tem claramente valores inflacionados e olhando para sua posição junto a alcatrão, betão e trânsito, percebe-se que não tem condições para medir valores fiáveis. O mar não está longe, mas isso de nada vale. O que interessa são as superfícies próximas. Ao ler os regulamentos necessários para a instalação de uma estação oficial, percebe-se que esta estação ( Malaga Puerto) não tem condições para medir valores fiáveis.

Amigo Belem, isso nao cambia nada. Nunca uma estaçao meteorológica nas ilhas Baleares, por muito mal localizada, por muitas condiçaos inflacionadas, vai ter temperaturas assim de altas.
Nao é somente Malaga Puerto, todas as cidades da costa de Malaga: fuengirola, Estepona, Marbella, Rincón de la Victoria têm temperaturas de inverno e temperaturas anuais muito mais altas que as ilhas baleares.

A estaçao de Palma de Mallorca-CMT (localizada no porto) tampouco tem condiçoes idoneas para medir, ja que tem os mesmos problemas que Malaga-Puerto. Palma de Mallorca-CMT teve em janeiro de 2011 uma media de 11,05ºC (versus 15,6ºC em Malaga Puerto e 14,9ºC em Rincón de la Victoria).

Dados das ilhas baleares em janeiro de 2011

http://www.tiempodiario.com/tiempo-...31&label=temperaturas&provincia=Illes Balears

Podes olhar que nao têm nada em comum as temperaturas invernais entre a costa de Malaga e as ilhas Baleares. Este inverno ocurrirá o mesmo, como sempre.

E o link a estaçao de Palma de Mallorca-Puerto. Localizada muito similar a MalagaPuerto.
http://www.aemet.es/es/eltiempo/obs...=bal&l=B228&w=0&datos=img&x=h24&f=temperatura
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Amigo Belem, isso nao cambia nada. Nunca uma estaçao meteorológica nas ilhas Baleares, por muito mal localizada que estivese, vai dar temperaturas assim de altas.
Nao é somente Malaga Puerto, todas as cidades da costa de Malaga: fuengirola, Estepona, Marbella, Rincón de la Victoria têm temperaturas de inverno e temperaturas anuais muito mais altas que as ilhas baleares.

A estaçao de Palma de Mallorca-CMT (localizada no porto) tampouco tem condiçoes idoneas para medir, ja que tem os mesmos problemas que Malaga-Puerto. Palma de Mallorca-CMT teve em janeiro de 2011 uma media de 11,05ºC (versus 15,6ºC em Malaga Puerto e 14,9ºC em Rincón de la Victoria).

Dados das ilhas baleares em janeiro de 2011

http://www.tiempodiario.com/tiempo-...31&label=temperaturas&provincia=Illes Balears

Podes olhar que nao têm nada em comum as temperaturas invernais entre a costa de Malaga e as ilhas Baleares. Este inverno ocurrirá o mesmo, como sempre.

Eu de facto tenho algumas dúvidas sobre a estação de Malaga Puerto. Era óptimo, um curioso como todos nós, ir verificar as condições em que se encontra a mesma.

Se já reparaste, temos sido muito críticos em relação às condições em que se encontram certas estações meteorológicas do nosso instituto oficial meteorológico, bem como as de outras entidades.

O caso de Malaga Puerto pode ser muito semelhante às que estão classificadas como RUEMA pelo Instituto Nacional de Meteorologia português.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Amigo Belem, isso nao cambia nada. Nunca uma estaçao meteorológica nas ilhas Baleares, por muito mal localizada, por muitas condiçaos inflacionadas, vai ter temperaturas assim de altas.
Nao é somente Malaga Puerto, todas as cidades da costa de Malaga: fuengirola, Estepona, Marbella, Rincón de la Victoria têm temperaturas de inverno e temperaturas anuais muito mais altas que as ilhas baleares.

A estaçao de Palma de Mallorca-CMT (localizada no porto) tampouco tem condiçoes idoneas para medir, ja que tem os mesmos problemas que Malaga-Puerto. Palma de Mallorca-CMT teve em janeiro de 2011 uma media de 11,05ºC (versus 15,6ºC em Malaga Puerto e 14,9ºC em Rincón de la Victoria).

Dados das ilhas baleares em janeiro de 2011

http://www.tiempodiario.com/tiempo-...31&label=temperaturas&provincia=Illes Balears

Podes olhar que nao têm nada em comum as temperaturas invernais entre a costa de Malaga e as ilhas Baleares. Este inverno ocurrirá o mesmo, como sempre.

E o link a estaçao de Palma de Mallorca-Puerto. Localizada muito similar a MalagaPuerto.
http://www.aemet.es/es/eltiempo/obs...=bal&l=B228&w=0&datos=img&x=h24&f=temperatura

Mas eu sei que a Costa de Malaga é mais quente do que as Baleares, a minha questão era antes a fiabilidade dos dados de Málaga Puerto e a forma como as comparações estavam a ser feitas.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Eu de facto tenho algumas dúvidas sobre a estação de Malaga Puerto. Era óptimo, um curioso como todos nós, ir verificar as condições em que se encontra a mesma.

Se já reparaste, temos sido muito críticos em relação às condições em que se encontram certas estações meteorológicas do nosso instituto oficial meteorológico, bem como as de outras entidades.

O caso de Malaga Puerto pode ser muito semelhante às que estão classificadas como RUEMA pelo Instituto Nacional de Meteorologia português.

Provavelmente é certo, mas eu nao sei, ja que eu nao vivo em Malaga e nao posso comprobar esa estaçao com os meus olhos. Mas isso nao cambio o facto de que a costa de Malaga, Granada e a costa occidental de Almería e a regiao mais quente de Espanha (peninsula) em temperatura anual.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Provavelmente é certo, mas eu nao sei, ja que eu nao vivo em Malaga e nao posso comprobar esa estaçao com os meus olhos. Mas isso nao cambio o facto de que a costa de Malaga, Granada e a costa occidental de Almería e a regiao mais quente de Espanha (peninsula) em temperatura anual.

A localização exacta dessa estação já foi providenciada e as imagens do Google Earth, nesta situação, parece-me que não deixam muitas dúvidas: a estação de Malaga Puerto, tendo em conta as informações apresentadas, não tem condições para fazer medições fiáveis. Uma inspeção pessoal à estação, também me parece importante, mas penso que do essencial ( enquadramento geográfico), já temos ideia.

É um facto que essa linha costeira é a região mais quente de Espanha peninsular? Se é um facto, o Ferreiro não se importa de nos providenciar dados climáticos de todas as regiões mais quentes de Espanha continental?
Na minha opinião, tendo em conta a limitação de informação sobre este assunto, acho que é cedo demais para falar em factos, mas talvez antes em opiniões.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
A localização exacta dessa estação já foi providenciada e as imagens do Google Earth, nesta situação, parece-me que não deixam muitas dúvidas: a estação de Malaga Puerto, tendo em conta as informações apresentadas, não tem condições para fazer medições fiáveis. Uma inspeção pessoal à estação, também me parece importante, mas penso que do essencial ( enquadramento geográfico), já temos ideia.

É um facto que essa linha costeira é a região mais quente de Espanha peninsular? Se é um facto, o Ferreiro não se importa de nos providenciar dados climáticos de todas as regiões mais quentes de Espanha continental?
Na minha opinião, tendo em conta a limitação de informação sobre este assunto, acho que é cedo demais para falar em factos, mas talvez antes em opiniões.

Nao, Ferreiro nao providencia nada :). Quen providencia é AEMET. Dados de todos observatorios meteorológicos oficiais:

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos

O mais quente em temperatura anual é Almería aeroporto 18,7ºC
http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=6325O&k=and

Huelva, Sevilla, Cadiz e Murcia ja sao mais frias.

Saúdos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nao, Ferreiro nao providencia nada :). Quen providencia é AEMET. Dados de todos observatorios meteorológicos oficiais:

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos

O mais quente em temperatura anual é Almería aeroporto 18,7ºC
http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=6325O&k=and

Huelva, Sevilla, Cadiz e Murcia ja sao mais frias.

Saúdos.

Isso são cidades... Essas cidades de Espanha ficam todas localizadas nas zonas mais quentes do país? Em Portugal, não temos nem uma única cidade que fique nas zonas mais quentes de Portugal.
Eu sei que Espanha tem uma melhor cobertura meteorológica, mas mesmo assim não sei se a partir das suas cidades, se pode tirar grandes conclusões sobre quais as regiões mais quentes da Espanha continental.
No fundo com isto pretendia enriquecer o debate, tornar o assunto o mais realista possivel e incentivar uma investigação.
O que pensa disto?
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Duero, Mellila, apesar de se situar no continente africano, está muito próximo da península ibérica (o mar de Alboran tem cerca de 150km de comprimento entre cada continente). Ou seja, ainda recebe em pleno as massas de ar continentais europeias, assim como o frio da cordilheira Atlas. Apesar de ser um local muito ameno e com médias altas, está mais exposto à influencia continental (embora seja muito raro). Repito, ilhas como Formentera, Lampedusa e Gavdos, têm médias bastantes altas para o padrão do tipico clima mediterranico.

Creo que lo mas importante para la ola de frio en Melilla es que está orientada al Este y se encuentra en un continente, no es una isla, por lo que en ocasiones tiene influencia mínima continental. Mas no podemos olvidar que se encuentra en África.

La temperatura media de Enero en Melilla es de 13'3ºC, mientras que la de Agosto es 25'5ºC y la media anual es 18'6ºC.

La precipitación anual es de 370mm

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=6000A&k=mel
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Isso são cidades... Essas cidades de Espanha ficam todas localizadas nas zonas mais quentes do país? Em Portugal, não temos nem uma única cidade que fique nas zonas mais quentes de Portugal.
Eu sei que Espanha tem uma melhor cobertura meteorológica, mas mesmo assim não sei se a partir das suas cidades, se pode tirar grandes conclusões sobre quais as regiões mais quentes da Espanha continental.
No fundo com isto pretendia enriquecer o debate, tornar o assunto o mais realista possivel e incentivar uma investigação.
O que pensa disto?

A raíz de los datos creo que podemos confirmar que la Costa del Sol es la región peninsular con los inviernos mas amenos, mas no estoy seguro que sea la mas cálida a lo largo del año.

Los veranos son cálidos, pero con temperaturas inferiores a las del interior de Andalucía. En Cordoba las medias de Julio y Agosto son de 27ºC aprox. mientras que en Málaga son de 25ºC.

Sevilla y áreas del centro-Sur de Extremadura tienen temperaturas mas altas en al menos cuatro meses.

Y hay zonas de Huelva con temperaturas medias anuales de casi 20ºC, casi en la frontera con Portugal.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Isso são cidades... Essas cidades de Espanha ficam todas localizadas nas zonas mais quentes do país? Em Portugal, não temos nem uma única cidade que fique nas zonas mais quentes de Portugal.
Eu sei que Espanha tem uma melhor cobertura meteorológica, mas mesmo assim não sei se a partir das suas cidades, se pode tirar grandes conclusões sobre quais as regiões mais quentes da Espanha continental.
No fundo com isto pretendia enriquecer o debate, tornar o assunto o mais realista possivel e incentivar uma investigação.
O que pensa disto?

Acontece que por vezes las temperaturas de una ciudad poca relación tienen con el resto de su provincia.

En España hay 50 provincias (47 en la peninsula y 3 en las islas: dos en Canarias y una en Baleares) y todas ellas tienen montañas de mas de 1000 metros de altitud, excepto dos: Coruña y Valladolid con montanas de 950 metros.

Y de esas 50 provincias, 33 provincias españolas tienen montañas de mas de 2000 metros.

En el caso de Málaga se trata de una provincia muy montañosa, con 1/3 del territorio entre 800 y 2000 metros en que la nieve aparece todos los años.
Otro 1/3 fica entre 400 y 800 metros y en esa área la nieve no resulta tan extraña.

Por veces puede nevar en la costa, como acontecio en Enero de 2007.

http://objetivomalaga.diariosur.es/fotos-gloria-mendez-trelles-juarez/nieve-costa-465657.html
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Vila Real de Santo Antonio estou convencido mas não tenho 100% de certeza que tem uma temperatura média anual ligeiramente inferior a Faro,tem uma Média em Janeiro de 11,1º graus até inferior á de Lisboa por exemplo,não sei o porquê disso mas que é o que os Nºs mostram.
Relativo a essa região da Costa del Sol ser a mais amena da Penisula considerando a sua Latitude de 35,36º graus Nº considerando que tem uma cordilheira central enorme de 2000m depois ainda tem a Serra Nevada de 3000m a bloquear a entrada de Ar Frio eu ficaria admirado era se não fosse a zona da penisula com temperaturas medias mais amenas ano estou convencido que essa região de Espanha passa a vida a ser sujeita a massas de ar subtropicais, claramente que o Inverno dessa região é invejavel lembrando já os Invernos de Agadir, Casablanca,Madeira ou Canarias algo que não acontence na restante penisula, pois a região Interior da Andaluzia e do sul da Extremadura podem ter Verões muito quentes pois concerteza que tem principalmente a nivel das temperaturas Maximas, mas os Invernos são bem mais Frios comparativamente com a região,costa de Malaga.Portanto é o normal isso acontecer o anormal seria não acontece-lo.

Frente a Vila Real de Sto. Antonio está la localidad española de Ayamonte, mas hay una localidad al interior de Huelva mas cálida que Ayamonte, se trata de la localidad fronteriza de SANLUCAR DE GUADIANA, frente a la localidad portuguesa de ALCOUTIM.

Esa localidad alcanza temperatura media anual superior a Ayamonte y Vila Real de Santo Antonio.

Con seguridad ALCOUTIM será mas caluroso que VRSA.

SANLUCAR DE GUADIANA, frente a ALCOUTIM

http://www.ucm.es/info/cif/station/es-sanl1.htm
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A raíz de los datos creo que podemos confirmar que la Costa del Sol es la región peninsular con los inviernos mas amenos, mas no estoy seguro que sea la mas cálida a lo largo del año.

Los veranos son cálidos, pero con temperaturas inferiores a las del interior de Andalucía. En Cordoba las medias de Julio y Agosto son de 27ºC aprox. mientras que en Málaga son de 25ºC.

Sevilla y áreas del centro-Sur de Extremadura tienen temperaturas mas altas en al menos cuatro meses.

Y hay zonas de Huelva con temperaturas medias anuales de casi 20ºC, casi en la frontera con Portugal.

Caro Duero


Concordo consigo.
Também não estou lá muito seguro que a Costa de Málaga, seja a região com os pontos mais quentes de toda a Espanha continental, em termos anuais.

É que além do inverno, ainda temos a Primavera ( que aquece bem nos vales mais quentes do interior da peninsula, na minha opinião, sobretudo em virtude das máximas mais elevadas), o longo verão e o outono, que nestas regiões também atinge bons valores.

Malaga, série climatológica 71-00 : 18,0 ºc de média anual, segundo o AEMET. Alguém confirma?

Ainda existem uns tantos locais na P. Ibérica continental, mais quentes que isto.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Duero, Mellila, apesar de se situar no continente africano, está muito próximo da península ibérica (o mar de Alboran tem cerca de 150km de comprimento entre cada continente). Ou seja, ainda recebe em pleno as massas de ar continentais europeias, assim como o frio da cordilheira Atlas. Apesar de ser um local muito ameno e com médias altas, está mais exposto à influencia continental (embora seja muito raro). Repito, ilhas como Formentera, Lampedusa e Gavdos, têm médias bastantes altas para o padrão do tipico clima mediterranico.

FORMENTERA

Datos de 12 años de 1941 a 1952

http://www.ucm.es/info/cif/station/es-sant-.htm