Diversidade climática



Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Acabei de me lembrar disso.

25ºC em julho em Castelo Branco. É surpreendente que Castelo é mais quente que Beja ou Evora.

O vale do tejo tem temperaturas muito elevadas no verao.

Os dados de Coria son espectaculares. Mas sao muito poucos anos.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mas Castelo Branco é uma cidade fresca e húmida, comparando com outras regiões vizinhas, no vale do Tejo ou no vale do Erges. Experimentem a ir ao Rosmaninhal ou a Salvaterra do Extremo durante o Verão...

Quanto ao vale do Guadiana, parece-me que é uma região mal estudada. Da minha experiência constato que as máximas a partir do final de Fevereiro, com frequência, já ultrapassam os 20ºC, em Março já vão acima dos 25ºC e em Maio acima dos 30ºC. Diria que nessa região, nalguns anos, as máximas são frescas apenas durante dois a três meses. As mínimas também costumam ser elevadas. Ao lado do vale do Guadiana, Beja ou Évora são cidades mesmo muito frescas.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
A que localidades te referes quando dizes vale do Guadiana?
beja não é vale do guadiana?
a média da máxima em Serpa em julho de 2010 foi de 36ºC
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Beja vale do Guadiana? Claro que não! Localidades? Por exemplo, a zona do Parque Natural e os vales dos afluentes.

Os 50ºC, no Alentejo só serão possíveis em vales ou depressões.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Luís, olha para o mapa. As zonas que estou a falar estão a castanho-escuro.

tmedanual196190logob_w.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
tanto beja como serpa ficam bastantes próximas do guadiana

Sim. Mas há diferenças assinaláveis. Serpa é mais quente que Beja, e muito mais seca. Na média 61-90 Serpa tem pouco mais de 400 mm/ano, já Beja chega quase aos 600 mm/ano. Não tenho comigo esses dados, mas já os consultei em tempos na Biblioteca Nacional. E Serpa nem fica na «zona escaldante».
 

Amending

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
81
Local
Italia
So what again?I am not making a comparison.I am stating that those are the only areas with confirmed semi-arid hot climate (BSh) in Europe and also gave examples.

Btw Athens 1993 94mm!!

Hellooooooooo.Votanikos is not in South Athens!!Elefsina,Hellenikon and various other stations is southern Attica had less than 100mm precip.

imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg
imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg
imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg
imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg
imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg
imagesqtbnand9gctqmocw5.jpg


Aprende a leer.

Hellenikon 170 mm tan solo en noviembre y diciembre. Has mentido y esta demostrado.

http://forum.meteoclub.gr/viewtopic.php?f=2&t=1450&sid=704d3b55913403029784be5174fb7d46



Hellinikon measured 355 mm in 1993 (http://climexp.knmi.nl/data/pa16716.dat). :rain:

The National Observatory of Athens (Thiseio) in 1993 measured 304 mm. (http://climexp.knmi.nl/data/pa16714.dat) :rain:
:lol::lol: