Podes começar pelo principio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_mediterr%C3%A2neo http://www.suapesquisa.com/clima/clima_mediterraneo.htm
É o clima que ocorre na maior parte do território do nosso país. A principal característica passa pela existência de um Verão seco.
é essencialmente á volta do Mediterrâneo nas suas zonas costeiras ... No que respeita a Portugal abrange basicamente as regiões do Sul !!!
Tendo em conta que as suas características não são lineares devido à proximidade de outras influências climáticas, visto que se encontra posicionado entre as regiões desérticas e as regiões temperadas, estando também dependente da morfologia no terreno, o que independentemente de possuir os elementos considerados como padrão, obviamente lhe confere características próprias conotadas como variantes do próprio clima. A grosso modo encontra-se nos 2 hemisférios a latitudes médias compreendidas entre os 40 e os 30º N e S: Quase toda a bacia mediterrânica; região do Cabo em África do Sul; zona litoral do estado da Califórnia; litoral da região de Santiago no Chile; algumas áreas no sul da Austrália como a região de Adelaide e claro, no centro e sul do nosso País. Basicamente consiste na existência de Verões longos quentes e secos, com Invernos geralmente suaves, mais ou menos húmidos consoante os anos. O que se pode considerar digno de nota é que se trata de um clima sujeito a extremos que vão desde secas prolongadas ás chuvas torrenciais por vezes inesperadas, passando pelas elevadas temperaturas atingidas durante o Verão. Contudo é o clima que permite a cultura de espécies vegetais utilizadas na nossa alimentação, a chamada dieta mediterrânica que é considerada das mais saudáveis!
Quase todo o Norte de Portugal tem um clima mediterrânico. A excepção é feita para apenas algumas regiões.
Sim, sei que algumas das suas características estão presentes também no Norte, mas daí a catalogar esta região (no geral) como tendo um clima mediterrânico, parece-me um pouco exagerado, a menos que ele seja tão vasto ao ponto de em muitos locais se considerar descaracterizado. Referia-me obviamente a características padrão deste clima e preocupei-me em apenas dar exemplos concretos para evitar criar aqui um desenvolvimento já presente em outro tópico onde de forma aprofundada se referem todos ou quase todos os pormenores!
O problema é esse mesmo, é que mesmo no Norte, ele cobre vastas regiões e em alguns locais específicos ( em particular) ele surge algo descaracterizado ( ou deixa mesmo de existir!). No Minho, por exemplo, já estamos a entrar na zona Atlântica e isso é aliás demonstrado na sua flora já maioritariamente Eurossiberiana. É a única região de Portugal continental onde isso acontece. Mas mesmo aí para termos um clima temperado marítimo verdadeiro, teremos que subir a alguns locais do Gerês. E em alguns vales do Douro já estamos a entrar num regime subárido quase desértico. Isso é visível na sua vegetação bastante árida e esparsa.
Percebo que te referes por exemplo à região denominada de "Terra Quente", em localidades como Vila Flor; Torre de Moncorvo; Freixo de Espada à Cinta, etc, que apresenta um maior, mais quente e mais seco período estival, isso reflecte-se na flora que apresenta fortes semelhanças com a serra Algarvia! Para além desta região nas margens do Douro, também quanto às restantes, sobretudo a Norte do mesmo, a grande anomalia (diga-se) prende-se pelo rigoroso Inverno que ainda que em alguns locais seja mais seco, não deixa de ser bastante frio. Penso que isto por si só já penaliza bastante a associação de tais regiões a um clima como este.
Eu percebo o queres dizer. O povo em geral pensa que o clima mediterrânico é só lá na Grécia e têm dificuldade em perceber que o azeite, o vinho e o pão que fazem parte da sua gastronomia são fruto da mediterranicidade da sua própria terra. Voltando à questão que abordas, as regiões a que te referes estão ainda bem dentro dos limites climatéricos da região mediterrânica. Os climas temperados e subtropicais, segundo Koppen-Geiger, inserem-se em regiões com um intervalo de temperaturas entre -3ºc e 18ºc de média mensal para o mês mais frio. Assim os invernos transmontanos chegam para a definição de clima mediterrânico. Ora o que acontece no caso do Norte de Portugal prende-se mais com a precipitação verificada no verão do que propriamente com o frio do inverno. É isso que em geral define a passagem para climas mais frios como o Cfb e mesmo o Cfc. A serra da Estrela e a serra do Gerês, são locais onde isso acontece.