dúvida sobre o curso meteorologia, oceanografia e geofísica

Anate

Cirrus
Registo
20 Abr 2010
Mensagens
2
Local
aveiro
Olá! sou a ana teresa e estou a pensar candidatar-me ao curso MOG em Lisboa e gostava de tirar algumas dúvidas. Aqui vão elas:

o curso é mais direccionado para a meteorologia ou as outras áreas (oceanografia e geofísica) também se destacam?
não se ficará melhor preparado se se tirar primeiro um curso de física e só depois tirar uma especialização nestas áreas?
o curso é de qualidade? ou seja, refiro-me às bases de matemática, física e informática; à qualidade de ensino e dos professores e à disponibilidade destes; à componente prática (é suficiente?); ao ambiente de estudo...
quais serão as principais características que um estudante de MOG terá de ter?

aguardo resposta;)
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá! sou a ana teresa e estou a pensar candidatar-me ao curso MOG em Lisboa e gostava de tirar algumas dúvidas. Aqui vão elas:

o curso é mais direccionado para a meteorologia ou as outras áreas (oceanografia e geofísica) também se destacam?
não se ficará melhor preparado se se tirar primeiro um curso de física e só depois tirar uma especialização nestas áreas?
o curso é de qualidade? ou seja, refiro-me às bases de matemática, física e informática; à qualidade de ensino e dos professores e à disponibilidade destes; à componente prática (é suficiente?); ao ambiente de estudo...
quais serão as principais características que um estudante de MOG terá de ter?

aguardo resposta;)

Olá Ana Teresa!

Desde já, bem-vinda ao fórum.
Se gostas da área das ciências geofísicas então este fórum é também para ti.

Quanto ao curso, e respondendo às tuas perguntas, o curso esta dividido em 2 ciclos. No primeiro ciclo (3 anos), tens todas as bases de matemática, física, alguma química, programação... A maioria das cadeiras é de tronco comum, onde terás aulas com as licenciaturas em física, química, engenharias...
No 2º ciclo (mestrado), tens a oportunidade de tu própria criares o teu próprio plano de estudos, dado que metade das cadeiras são opcionais.

Vê o plano de estudos do curso aqui!

Quanto à qualidade que referes, há um pouco de tudo como em todo o lado. Eu diria que no geral é boa. As instalações são boas, o ambiente é muito bom.

Características de um MOG?
Em primeiro lugar é preciso garra para a matemática e a física que são a grande dor de cabeça dos 2 primeiros anos.
Depois, há que ter motivação e força, porque o melhor chega depois de superadas essas bases.
Há que gostar, obviamente de área, e ter uma iniciativa extra-curricular.

Quanto à componente prática. Têm-se realizado algumas saídas de campo, e há dois anos até houve duas semanas de estágios de verão no IM. Mas é tudo uma questão de organização por parte dos alunos, e de se fazer propostas aos coordenadores do curso, que estão normalmente abertos e aptos a colaborar neste tipo de iniciativas. :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Olá
Eu frequentei esse curso, ainda na versão anterior (pré-bolonha) de 5 anos.
Actualmente penso sim ter um pouco mais componente prática que antes, que era puramente teórico..
Como já disse o André, muitas bases matemática-física para iniciar, se estás preocupada com ter bases sólidas disso, está descansada que não faltam! :D
Queria alertar, que quanto a coisas mais específicas de Meteorologia e Oceanografia, embora claro façam parte do plano de 3 anos algumas.. Para realmente aprender isso como deve de ser, há que entrar no plano de Mestrado, aí sim se tem cadeiras mais específicas e interessantes! :)

De resto como já foi dito, tendo gosto pela coisa, é ter coragem para sofrer um pouco, como em qualquer curso e avançar!
:)
 

Anate

Cirrus
Registo
20 Abr 2010
Mensagens
2
Local
aveiro
olá mais uma vez!

antes de mais, obrigado pelas respostas. foram bastante completas e esclarecedoras. pelo que dizem, acho que ainda fiquei mais convencida a fazer esta escolha. ainda não sei é se hei-de ficar em aveiro, onde também existe o curso, ou em lisboa. as duas cidades têm prós e contras. eu moro em aveiro e não gostava nada de estudar na mesma cidade onde moro (até porque já tive esta experiência ao frequentar o curso de eng de ambiente na UA), por outro lado lisboa fica bastante longe e não sei se me iria adaptar a uma cidade tão grande e pouco acolhedora (apesar de a adorar!). neste momento estou no curso de bioquímica em coimbra mas tenho saudades da matemática, da física e da natureza. por isso é que me sinto bastante inclinada para o curso de MOG uma vez que, penso eu, alia estas 3 componentes de uma forma perfeita.
só mais uma questão: tem a ver com emprego. eu li neste fórum mensagens sobre este assunto e, pelo que percebi, como são muito poucos alunos a formarem-se por ano, facilmente conseguem bolsas de investigação, mas que depois se torna complicado arranjar emprego. no entanto estas mensagens já foram escritas há algum tempo e por isso gostava de saber qual a situação actual...

também gostava, se não fosse pedir muito, de saber como foi a vossa adaptação a lisboa.

muitos parabéns pelo fórum!!!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
olá mais uma vez!

antes de mais, obrigado pelas respostas. foram bastante completas e esclarecedoras. pelo que dizem, acho que ainda fiquei mais convencida a fazer esta escolha. ainda não sei é se hei-de ficar em aveiro, onde também existe o curso, ou em lisboa. as duas cidades têm prós e contras. eu moro em aveiro e não gostava nada de estudar na mesma cidade onde moro (até porque já tive esta experiência ao frequentar o curso de eng de ambiente na UA), por outro lado lisboa fica bastante longe e não sei se me iria adaptar a uma cidade tão grande e pouco acolhedora (apesar de a adorar!). neste momento estou no curso de bioquímica em coimbra mas tenho saudades da matemática, da física e da natureza. por isso é que me sinto bastante inclinada para o curso de MOG uma vez que, penso eu, alia estas 3 componentes de uma forma perfeita.
só mais uma questão: tem a ver com emprego. eu li neste fórum mensagens sobre este assunto e, pelo que percebi, como são muito poucos alunos a formarem-se por ano, facilmente conseguem bolsas de investigação, mas que depois se torna complicado arranjar emprego. no entanto estas mensagens já foram escritas há algum tempo e por isso gostava de saber qual a situação actual...

também gostava, se não fosse pedir muito, de saber como foi a vossa adaptação a lisboa.

muitos parabéns pelo fórum!!!

Bom, quanto à adaptação, não a tive pois sou de Lisboa, arredores, por isso não passei por isso! :D
Quanto à parte do "pouco acolhedora"! Vamos ter zanga! :D Claro que é acolhedora! ;)

O emprego, eu estou em Bolsas de Investigação, e sempre estive desde que terminei, nunca estive desempregado.
Agora empregos com contrato fixo, está difícil sim, também uma questão de sorte e timing, às vezes apanha-se algo! É ir procurando.
Quanto às bolsas, se fores boa aluna, facilmente as fui arranjando. Mas claro não tenciono viver assim a vida toda, e é preciso lutar bastante para depois um emprego mais estável.

Como disse, é uma questão de esforço, e também de alguma "sorte" com certos timings e oportunidades.

Mas continuo a aconselhar o curso! :)
 

miff

Cirrus
Registo
22 Nov 2012
Mensagens
2
Local
Leiria
Boa tarde,
Gostava que me esclarecessem uma dúvida, o curso de mestrado em Ciências Geofísicas é muito dificil a nível de programação? que programa usam?
Obrigada :)