Dúvida sobre o Mapa de Descargas Eléctricas do IM

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Boas

Quando vamos consultar as descargas electricas no site do I.M, nas informações detalhadas o que significa aquele numero:huh:

lightd.jpg
 


Saul Monteiro

Cumulus
Registo
28 Ago 2008
Mensagens
286
Local
Lisboa
Fizeste uma pergunta muito interessante porque a muito tempo que ando com uma duvida e não consigo encontrar resposta.

As cargas distribuídas na base e no topo das nuvens produzem um campo eléctrico interno, denominado campo eléctrico intra-nuvem. Além disso, com o acumulo de cargas em sua superfície externa, a nuvem pode provocar uma indução electrostática na superfície de outras nuvens ou no solo imediatamente abaixo (apesar das nuvens serem formadas por moléculas de água, portanto isolantes eléctricas, a mobilidade de seus íons lhes confere um comportamento semelhante ao de um condutor). Neste caso cria-se um campo eléctrico entre nuvens ou entre a nuvem e o solo.

Enquanto os choques das partículas dentro da nuvem se intensificam, a quantidade de carga em sua superfície aumenta e, consequentemente, o campo eléctrico criado por essas cargas também se eleva. Com o aumento da intensidade desse campo, as moléculas de ar entre as partes electrizadas sofrem polarização e se orientam de acordo com o campo eléctrico.

O efeito de polarização se intensifica com o aumento da intensidade do campo, até o ponto em que eléctrons são arrancados das moléculas do ar. Este, dessa forma ionizado, se transforma em um condutor gasoso.

Genericamente, o valor de campo eléctrico que provoca ionização em um meio é denominado rigidez dieléctrica desse meio.

No ar, a rigidez dieléctrica varia com as condições da atmosfera. Quando o campo eléctrico ultrapassa esse valor limite, diz-se que houve uma quebra da rigidez dieléctrica do meio. Isso transforma o isolante em condutor.

Como consequência, os íons negativos e os eléctron livres do ar são fortemente atraídos pelas cargas positivas presentes nas nuvens ou induzidas no solo, formando um caminho chamado de canal condutor.

Assim sendo, o movimento de cargas negativas no canal condutor pode ocorrer tanto intra-nuvem como entre nuvens ou entre nuvem e solo. Em cerca de 90% dos casos as descargas eléctricas se originam na base da nuvem, quase sempre electrizada negativamente. Portanto, em geral, é uma carga negativa que inicia o processo de descarga eléctrica atmosférica.

Resumindo, isso quer indicar a intensidade do campo eléctrico entre nuvens ou entre a nuvem e o solo.

A duvida que tenho é qual a escala dessa intensidade?