É possível localizar a fronteiras das Placas Tectónicas em PT

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

A fronteira das placas Euroasiática e Africana passa pelos Açores, inclusive em vários modelos que encontrei, passa mesmo por baixo da cidade em que habito (Ponta Delgada - Ilha de S.Miguel).

Tive a ler e o movimento destas duas placas é considerado ultra lento a comparar com outras zonas, mas mesmo assim é capaz de deixar algumas marcas visíveis do movimento ao longo de décadas, séculos.

7gz9.jpg


Sabem dizer se o movimento destas placas em S.Miguel pode deixar marcas? E como identificá-las?

Exemplo. Falha de S. Andrea (EUA)
6a0105371bb32c970b0115720ddb41970b-550wi
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Não percebo grande coisa do assunto mas provavelmente quanto mais lento é o movimento menos sinais serão visíveis à superfície, sendo o movimento ultra lento como disseste provavelmente não encontras grandes sinais dessa deslocação, mas posso estar redondamente enganado, esperamos por mais opiniões. ;)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Finalmente encontrei a imagem que explica bem o movimento das placas nos Açores.

az7.png


Não sei até onde o Rift da Terceira se extende, mas falam em 3mm/a ou 5mm/a e a comparar com a movimentação de outras zonas, ex: 40/60 mm/a na falha de St Andreas, é considerado ultra lento.

Mas se num certo local a movimentação da junção das placas fosse uns estáveis 3mm/a, ao fim de 100 anos, teria um movimento de 30 cm..não seria possível verificar visualmente esse impacto numa estrutura?

O que não falta por exemplo nos Açores são muros de pedra centenários, o problema é que os muros em si, não são muito direitos.

Tambem não percebo muito do assunto e a informação sobre este assunto na internet é praticamente nula.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Isso são tudo boas infos :)

Mas falei na falta de informação sobre como localizar visualmente a fronteira entre duas placas tectónicas. Talvez num dos cortes da construção recente da via rápida Sul PDL-Vila Franca seja possível verificar.

Seja como for a minha ideia é construir um "creepmeter" para registar o movimento das placas. Chamam-se "creep events" quando a placa se desloca, por vezes alguns mm´s numas horas e depois abranda o movimento, no total o movimento pode durar durante umas semanas..estes eventos tambem são chamados como "sismos lentos". Ao colocar um "creepmeter" entre as duas placas num certo ângulo é possível registar esses eventos e fazer um cálculo anual. Mas para saber se consigo arranjar uma localização para instalar um instrumento desses, preciso de saber onde é a fronteira das placas.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Este é daqueles temas quentes para os geólogos dos Açores. Existem uns quantos modelos, uns semelhantes, outros que até colocam uma microplaca de Marrocos à mistura. O limite inferior da dita microplaca açoriana, que a delimita da africana/núbia, é algo complicado de se definir.