E se o Anticilone dos Açores fugisse?

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Pode até ser uma questão obtusa ou com pouca lógica ou nexo mas gostaria de ler algumas opinioes se porventura o mediático e omipresente Anticilone dos Açores simplesmente desaparecesse? Como seria as estações do Ano ?, seriam muitas as mudança? E os ecosistemas ? consequências?
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Pode até ser uma questão obtusa ou com pouca lógica ou nexo mas gostaria de ler algumas opinioes se porventura o mediático e omipresente Anticilone dos Açores simplesmente desaparecesse? Como seria as estações do Ano ?, seriam muitas as mudança? E os ecosistemas ? consequências?

Essa será uma das consequências do inicio do grande periodo frio. O deslocamento para sul do A dos Açores. Que fica mais conhecido por a das Canarias :) :D :D :D :D :D , se reparares com atenção nunca mais o vistes muito tempo na sua posição natural, ele não se aguenta muito tempo por lá. Espero que essa uma consequência da diminuição da corrente do golfo. Só o tempo o dirá.

A deslocação para sul do A obrigará ao Jet a descer tb para sul, ficando nós com o clima actual do norte da Europa.:rolleyes:
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Por acaso deduzi que o estacionamento habitual deste Anticiclone se deve a Corrente do Golfo, deduzo que talvez nao tenha consequencias em as temperaturas descerem mas sim elevados niveis de precipitação que fiquemos com um temperado maritimo
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Por acaso deduzi que o estacionamento habitual deste Anticiclone se deve a Corrente do Golfo, deduzo que talvez nao tenha consequencias em as temperaturas descerem mas sim elevados niveis de precipitação que fiquemos com um temperado maritimo

As temperaturas ficarem mais baixas tem a ver com a descida do ar pola r ficar facilitada com a nossa maior proximidade ao manto de mar congelado e logicamente ás suas belas isos


http://homepage.mac.com/uriarte/circglac.html

Aqui podes a situação tipica de glaciação ou situação de mini idade do gelo:rolleyes: , Encontras alguams semelhanças com a situação actual?:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Olha olha, um tópico para o LUPER mostrar o que vale! :D

Eu até teria a coragem de afirmar que pelo menos durante o inverno ele já é o A das Canárias... :lmao: :lmao: :lmao:

Coitadinho do A dos Açores, mudou-se! :cool: ;)

Agora venham uns 10 anitos (quem sabe menos até ;)) e depois postamos todos aqui: olha hoje tenho 40 cm à porta, e eu tenho 120 cm com uma máxima de -2ºC... :cold: :lmao:
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Se ele nao estivesse por estas paragens..... fosse para o Bangladesh 15 dias de ferias gostava de ver estes desacertos meterologicos. Por enquanto ou anda mais a norte ou mais a sul. O certo é que quando ele desce um pouco levamos agua em cima :rain: por isso presumia que ia-mos ser tipo ilhas britanicas
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Olha olha, um tópico para o LUPER mostrar o que vale! :D

Eu até teria a coragem de afirmar que pelo menos durante o inverno ele já é o A das Canárias... :lmao: :lmao: :lmao:

Coitadinho do A dos Açores, mudou-se! :cool: ;)

Agora venham uns 10 anitos (quem sabe menos até ;)) e depois postamos todos aqui: olha hoje tenho 40 cm à porta, e eu tenho 120 cm com uma máxima de -2ºC... :cold: :lmao:

:assobio: :assobio: :D :D

Eu acho que ele já mudou tb de posição, mas apenas uns 5 anos o poderão comprovar, se Deus quiser cá estaremos para relatar a quantidade de neve acumulada :D :D :D , cada vez tenho menos duvidas disso.

Um dia o Sr Antiminio dizsse com a diminuição de salinidade do Atlantico o A dos Açores tenderá a ir para Sul, é mais um com a mesma linha de pensamento:rolleyes:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Se bem se lembram este ano o dito A dos Açores esteve uns meses de férias nas Bahamas. Há uns meses é que foi sugado pró meio do Atlântico. Por quem não sei....:lmao:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Se ele nao estivesse por estas paragens..... fosse para o Bangladesh 15 dias de ferias gostava de ver estes desacertos meterologicos. Por enquanto ou anda mais a norte ou mais a sul. O certo é que quando ele desce um pouco levamos agua em cima :rain: por isso presumia que ia-mos ser tipo ilhas britanicas

Mais a baixo ou mais acima, o acerto da pressão no Atlântico Norte é feita no mar ou na Europa, mas sempre aqui "perto".
Na minha óptica, o A dos Açores ainda por décadas senão séculos, andará sempre por ali mesmo, perto dos Açores... Neste momento não vejo indícios para uma mudança...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Bem, se o Anticiclone dos Açores fugisse, isso representaria desde já duas consequências:

1ª O pessoal do Forum MeteoPT organizava uma mega-celebração, com uma carraspana que duraria duas semanas. :D

2ª O LUPER era nomeado Presidente Vitalício do Forum, pela sua extraordinária visão.:lol:

Agora mais a sério, seria assim:

- O Norte de África seria passagem habitual das Depresões Atlânticas, tendo Invernos muito chuvosos e frescos. No passado, essa região era percorrida por grandes rios, e era uma zona verde e fértil.

- O Sul da Península teria o clima actual das Ilhas Britãnicas.

- O NW peninsular teria o clima actual dos países nórdicos.

- O Interior Peninsular teria o clima da tundra siberiana.

E o mais interessante disto tudo, é que isto já conteceu no passado, neste mesmo chão que agora pisamos. E como tal, tudo o que aconteceu, volta mais tarde ou mais cedo a acontecer.

Por isso, um conselho: façam filhos, para depois terem netos, bisnetos, trinetos, e por aí fora, a assim terem a certeza que um dia um membro da vossa família, quando se levantar de manhã numa amnhã igual a esta de hoje, em vesz de ter céu limo, Sol, e a temperatura a rondar o s 2º, terá em vez disso -10º de mínima e -2º de máxima, 1 m de neve à porta e um vento gélido de cortar à faca. :cold: ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bem, se o Anticiclone dos Açores fugisse, isso representaria desde já duas consequências:

1ª O pessoal do Forum MeteoPT organizava uma mega-celebração, com uma carraspana que duraria duas semanas. :D

2ª O LUPER era nomeado Presidente Vitalício do Forum, pela sua extraordinária visão.:lol:

Agora mais a sério, seria assim:

- O Norte de África seria passagem habitual das Depresões Atlânticas, tendo Invernos muito chuvosos e frescos. No passado, essa região era percorrida por grandes rios, e era uma zona verde e fértil.

- O Sul da Península teria o clima actual das Ilhas Britãnicas.

- O NW peninsular teria o clima actual dos países nórdicos.

- O Interior Peninsular teria o clima da tundra siberiana.

E o mais interessante disto tudo, é que isto já conteceu no passado, neste mesmo chão que agora pisamos. E como tal, tudo o que aconteceu, volta mais tarde ou mais cedo a acontecer.

Por isso, um conselho: façam filhos, para depois terem netos, bisnetos, trinetos, e por aí fora, a assim terem a certeza que um dia um membro da vossa família, quando se levantar de manhã numa amnhã igual a esta de hoje, em vesz de ter céu limo, Sol, e a temperatura a rondar o s 2º, terá em vez disso -10º de mínima e -2º de máxima, 1 m de neve à porta e um vento gélido de cortar à faca. :cold: ;)

E não é que ele anda mesmo mais desaparecido? Será que sente a falta de alguma coisa? Olho na corrente, os facto são mais rápidos do que a maioria possa pensar:rolleyes: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: A discussão está aberta e os factos irão começar a sentir-se com maior rigor na nossa pele, veremos então se assim não será.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Bem nestas ultimas semanas tem-se é notado o aparecimento de outro no centro da europa muito poderoso ( 1040hpa) e esse sim parece-me perigoso se fica demasiado tempo aí.
Em alguns pontos concordo bastante com o iceberg penso é que nao ficava-mos mais frios mas sim mais chuvosos.
O A dos Açores acho que anda para sul mas ele há-de subir ...esperemos
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa pessoal... Eu sinceramente não consigo opinar acerca do k poderia acontecer, mas penso k todas as vossas opiniões são validas, e sem antes acontecer será dificil comprovar kem tem a razão.
Se a minha vontade contásse acordavamos de manhã com -10ºc, pegava na minha cadela e no meu trenó e ia por trabalho...:lmao:
Mas realmente os deuses já nos arrefeciam um bocado bom, satura este clima sem surpresas, pra nevar são precisos 50 anos, etc...
:)