Earth Observatory by NASA



rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
  • Gosto
Reactions: Sanxito

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.
Hoje que mais parece um dia algures de outono ou primavera, suave mas com chuva fraca e com o sol escondido durante todo o dia, acordo este tema:

"Se você mora no hemisfério norte, as últimas semanas têm sido estranhas. Em locais onde deve ser sazonalmente quente - leste e sul dos Estados Unidos e Europa Ocidental -tem sido apenas morna. Em lugares onde o clima é geralmente suave na Europa -verão do hemisfério norte, na costa do Pacífico da América do Norte, tem sido ridiculamente quente." (tradutor google)

dVF9IM0.jpg




Como vemos o padrão é extensivo a todo o hemisfério norte, mostrando um padrão de ondulação do "jet-stream" ou corrente de jacto mais típico de inverno do que de verão:

"Os meteorologistas viram várias causas possíveis e relacionadas para as ondas de calor e padrões de resfriamento. Sistemas de alta pressão sobre a Escandinávia e norte da Rússia, bem como sobre o noroeste do Pacífico da América do Norte, permitiu massas de ar estáveis ​​para construir cúpulas de calor e "bloquear" frentes de entrada que poderia trazer mudanças na ventos, precipitação e temperaturas. Esses padrões de bloqueio trabalharam em conjunto com curvas e meandros incomuns na corrente de jato, que assumiram um padrão gangorra (?!) norte-sul ao longo do hemisfério norte. O jato de ar moveu para o norte sobre o Oceano Pacífico e aquecido a noroeste do Canadá e da costa oeste de os EUA; ele mergulhou sul das áreas mais frias do Canadá para os EUA Central e Oriental; e dirigiu o ar quente do Atlântico norte, para o norte da Europa. O jato tomou um norte-sul zig-zag semelhante na Sibéria Ocidental e Oriental. Este padrão é mais comum no inverno do que no verão." (tradutor google).

Fonte: Earth Observatory
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar