Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Olá a todos os meus amigos do Fórum,

Hoje, que se inicia o mês de março e também a primavera meteorológica, foi o dia escolhido para lançar e apresentar o meu novo e-book ‘Fotografar Raios - Um fascínio intemporal’.

Esta é uma publicação completamente renovada em relação às versões partilhadas ao longo dos últimos 6 anos, com uma melhoria significativa na sua função como tutorial, e um reforço substancial na vertente de portfolio (46 fotos de raios + capa e contracapa), agora com uma maior qualidade de exibição e resolução das fotos, que merecem ser vistas ao pormenor num bom ecrã de computador.

São 53 páginas que refletem bem a minha paixão pelas trovoadas, e que mostram, sem segredos, não apenas as minhas técnicas fotográficas, mas também os equipamentos e acessórios que utilizo no terreno. Os mesmos são apresentados em algumas fotos bastante recentes incluídas no livro, com enquadramentos reais e em locais que são efectivamente muito bons para fotografar raios, dando assim uma ideia mais fiel do propósito da sua utilização.

Ao contrário do que acontecia nas versões anteriores, este e-book abrange também a técnica fotográfica de raios durante o dia (via ‘trigger’).

Resolvi também incluir no livro, um mapa de densidade de raios na Península Ibérica (fornecido pela AEMET), que é muito útil para identificar as áreas mais propicias para a ocorrência de trovoadas.

Também actualizei muitas das hiperligações que aparecem ao longo das páginas, para que sejam um complemento ainda melhor à informação fornecida.

Espero que este e-book, que consagra o 5º aniversário formal da marca LusoSkies®, sirva de motivação e inspiração aos entusiastas da fotografia, e que seja uma mais valia para todos os que apreciam este fenómeno da natureza, tão belo e efémero, que é o raio!

Agradeço de antemão a divulgação e partilha deste e-book, pois é um trabalho gratuito, feito com paixão e coração, acessível a todos, e que espero ser um contributo para a valorização, não apenas deste tipo de registo fotográfico, mas também da meteorologia de uma forma mais genérica.

Um bem-haja a todos! :):trovao:


(seleccionar a imagem para acesso ao eBook)


Capa e-Book - Fotografar Raios - Um fascínio intemporal .png
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito obrigado, Nuno! Esta obra está cada vez melhor e insisto que devias propo-la a uma editora! Teria grande saída pois nunca vi uma obra tão dedicada a esta arte. E... uma exposição pública dos teus trabalhos! Numa obra publicada os relatos que fazes das tuas aventuras seriam ainda um complemento interessante.
Parabéns mais uma vez e um grande agradecimento por partilhares no fórum o teu excelente trabalho! :D

p.s. Os dispositivos de apoio e estabilização deviam ser patenteados. ;)
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Muito obrigado, Nuno! Esta obra está cada vez melhor e insisto que devias propo-la a uma editora! Teria grande saída pois nunca vi uma obra tão dedicada a esta arte. E... uma exposição pública dos teus trabalhos! Numa obra publicada os relatos que fazes das tuas aventuras seriam ainda um complemento interessante.
Parabéns mais uma vez e um grande agradecimento por partilhares no fórum o teu excelente trabalho! :D

p.s. Os dispositivos de apoio e estabilização deviam ser patenteados. ;)
Obrigado pelas palavras @StormRic.

Isto vai evoluindo a pouco e pouco, e aquela que seria a 5ª versão do tutorial, evoluiu para eBook. Isto é um trabalho continuo, sempre em prol desta paixão que são os raios e todos os fenómenos atmosféricos associados às trovoadas, e na verdade, pela meteorologia em geral.

Quanto a patentear o material de apoio, bem... são coisas muito simples, feitas em função das minhas necessidades, para garantir a 100% que a fotos saem com a máxima nitidez possível.
Ter registado a marca já foi um grande passo, e talvez registe este eBook como obra literária no EGAC muito em breve ;)
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Nuno subscrevo as palavras do @StormRic. Muito obrigado por partilhares o teu conhecimento e know-how e ainda por mais de forma gratuita. Como amante de fotografia em geral e particularmente de fotografia de natureza e paisagem tenho a certeza que a tua partilha de conhecimento em fotografar raios vai ser muito útil para mim e certamente para outras pessoas.
Gratidão
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Nuno subscrevo as palavras do @StormRic. Muito obrigado por partilhares o teu conhecimento e know-how e ainda por mais de forma gratuita. Como amante de fotografia em geral e particularmente de fotografia de natureza e paisagem tenho a certeza que a tua partilha de conhecimento em fotografar raios vai ser muito útil para mim e certamente para outras pessoas.
Gratidão
É mesmo esse o objetivo, e acho que é assim que todos juntos podemos evoluir... na entreajuda, na partilha de valências e conhecimentos, e dando o exemplo. ;)
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
É mesmo esse o objetivo, e acho que é assim que todos juntos podemos evoluir... na entreajuda, na partilha de valências e conhecimentos, e dando o exemplo. ;)

Completamente de acordo. É mesmo pôr em prática a ideia "juntos vamos mais longe" e com entreajuda, partilha de valências e conhecimentos ficamos todos a ganhar e evoluímos todos. :)
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Completamente de acordo. É mesmo pôr em prática a ideia "juntos vamos mais longe" e com entreajuda, partilha de valências e conhecimentos ficamos todos a ganhar e evoluímos todos. :)
Precisamente! E para além de toda a informação fornecida no eBook, estou disposto a esclarecer qualquer duvida que possa surgir e a ajudar no que for preciso.