EMA - Trancoso (Bandarra), I.M.

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Durante uma viagem pelo interior do país que eu, o AnDré e o João Soares fizemos a meados do mês passado, ao visitar Trancoso no dia 20 veio-nos à ideia a EMA que o I.M. tem naquela localidade.

No castelo, olhamos no horizonte em busca de qualquer coisa que nos pudesse parecer uma vaisala. Mas pensamos que estaria fora da cidade, e centramos o olhar nos montes em redor, mas nada vimos:)


Vista do Castelo

Ao andarmos de carro pela cidade, já sem a ideia de a encontrar, eu ia a observar a localidade... e não é que estávamos a passar ao lado dela. Disse logo "Olhem ali, não a EMA do I.M.?" Era mesmo. :D



Paramos, e claro fomos fotografar a menina, até estava um pouco florida de mais. :D









Como curiosidade vou colocar os gráficos de observação desta estação, pois estivemos nesta localidade mesmo na hora de maior precipitação e em que houve uma queda significativa da temperatura, tendo-se mesmo registado a mínima do dia naquela altura.

 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esta estação necessita de ajuda de um caprino.

:lol:

É verdade! E de um que salte bem alto, porque a vegetação cresce essencialmente dentro da rede e ela ainda é alta.

Quanto à estação, esperava encontra-la um pouco mais fora da cidade, para os lados do campo de futebol. No entanto, onde está, os efeitos do urbanismos são mínimos, dada a distância a eles.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Conheço tão bem essa estação, podiam ter dito que andavam na zona.... ainda combinava-mos um café.

Espero que tenham gostado da cidade de Bandarra.

Abraço Beirão !

Foi uma visita rápida, infelizmente.
Mas havemos de voltar.
A cidade é muito bonita e o castelo surpreendeu pela positiva.
O tempo é que não ajudou muito, como o ac_cernax disse.

Quanto à estação, ela apareceu, curiosamente, enquanto andávamos às voltas pela cidade à procura da sua estação.
Tínhamos na memória um largo com um jardim e um campo de futebol, que é o que se vê da webcam. E portanto andávamos à procura desse campo.

E já estávamos quase a desistir, porque afinal Trancoso é maior do que pensávamos, quando o ac_cernax descobriu a EMA.

Para a próxima avisamos! ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pela descoberta. :thumbsup:

Pelo aspecto, não é das piores estações em termos de conservação.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Foi uma visita rápida, infelizmente.
Mas havemos de voltar.
A cidade é muito bonita e o castelo surpreendeu pela positiva.
O tempo é que não ajudou muito, como o ac_cernax disse.

Quanto à estação, ela apareceu, curiosamente, enquanto andávamos às voltas pela cidade à procura da sua estação.
Tínhamos na memória um largo com um jardim e um campo de futebol, que é o que se vê da webcam. E portanto andávamos à procura desse campo.

E já estávamos quase a desistir, porque afinal Trancoso é maior do que pensávamos, quando o ac_cernax descobriu a EMA.

Para a próxima avisamos! ;)

Ola André, estação Meteorológica que andavam à procura, aquela que tem uma web cam para um jardim fica longe desta fica a uns 2km uma da outra.... é de um colega meu...

Cumprimentos ;-)

Fica aqui o Mapa: Em cima a do IM em baixo a tal.


mapsc.png
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Ola André, estação Meteorológica que andavam à procura, aquela que tem uma web cam para um jardim fica longe desta fica a uns 2km uma da outra.... é de um colega meu...

Cumprimentos ;-)

Fica aqui o Mapa: Em cima a do IM em baixo a tal.


mapsc.png


Se não tivéssemos voltado para trás, íamos dar direitinhos a estação amadora, mas demos meia-volta e regressamos ao centro, e por casualidade, lá apareceu a estação do IM. Boa vista do Ac_cernax
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Ainda existe um termómetro antigo logo ao entrar nas muralhas ( creio que do lado direito) pela porta principal?

Quando era mais novo costumava ir ai com os meus pais com frequência. Recordo-me de um belo dia de Janeiro com sol e muito frio a caminho de Trancoso, e eis que após uma curva e sem aviso, uma brutal camada de sincelo fez as delicias de todos.
Não sei se foi nesse ano, mas lembro-me de andar a cantar as Janeiras e esse termómetro das muralhas marcar -11º.

Uma outra lembrança é de termos feito um passeio à Estrela para ir ver neve, e no dia seguinte um belo nevão abateu-se sobre Trancoso obrigando a prolongar a estadia por mais 2 dias :D
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Ainda existe um termómetro antigo logo ao entrar nas muralhas ( creio que do lado direito) pela porta principal?

Quando era mais novo costumava ir ai com os meus pais com frequência. Recordo-me de um belo dia de Janeiro com sol e muito frio a caminho de Trancoso, e eis que após uma curva e sem aviso, uma brutal camada de sincelo fez as delicias de todos.
Não sei se foi nesse ano, mas lembro-me de andar a cantar as Janeiras e esse termómetro das muralhas marcar -11º.

Uma outra lembrança é de termos feito um passeio à Estrela para ir ver neve, e no dia seguinte um belo nevão abateu-se sobre Trancoso obrigando a prolongar a estadia por mais 2 dias :D

Boa Tarde,

O termómetro que fala penso ser um antigo de ponteiros que estaria na Rua principal do Centro Histórico numa óptica. A óptica existe o termómetro já não.

O clima nos últimos anos sofrer algumas alterações. Os sincelos são menos frequentes e hoje os grandes nevões sao mais uma constante em outras regiões que por Trancoso. Talvez o aparecimento de várias barragens nas redondezas, uma delas a meia dúzia de km e que tem kms de cumprimento ou outra ordem. O tempo em que ficava uma semana sem aulas devido à neve.... deixou de existir.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa Tarde,

O termómetro que fala penso ser um antigo de ponteiros que estaria na Rua principal do Centro Histórico numa óptica. A óptica existe o termómetro já não.

O clima nos últimos anos sofrer algumas alterações. Os sincelos são menos frequentes e hoje os grandes nevões sao mais uma constante em outras regiões que por Trancoso. Talvez o aparecimento de várias barragens nas redondezas, uma delas a meia dúzia de km e que tem kms de cumprimento ou outra ordem. O tempo em que ficava uma semana sem aulas devido à neve.... deixou de existir.

De facto as barragens poderão ter grande efeito climático. É referido por estas bandas, Lousã, V.N. Poiares, Penacova (mais para interior desconheço) que as Barragens da Aguieira e da Raiva tornaram uma constante os nevoeiros.