Enxame Meteoros das Gemínidas 13/14 Dezembro



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Pois era:p, mas pode acontecer,:) ainda à tempo para ver mais já que pela tua informação o máximo de estrelas será no dia 14 de Dezembro:w00t:

Sim, o Pico de Actividade é no Dia 14 de Dezembro... Mas, não sei se conseguiremos ver muito nesse Dia...

Segundo as últimas previsões...

freemeteochuvanodia14deci5.png


O Cenário é semelhante para o resto do País...:hehe:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Sim, o Pico de Actividade é no Dia 14 de Dezembro... Mas, não sei se conseguiremos ver muito nesse Dia...

Segundo as últimas previsões...

freemeteochuvanodia14deci5.png


O Cenário é semelhante para o resto do País...:hehe:

É nesta alturas que não compensa a chuva:disgust:, mas se vierem algumas trovoadas a acompanhar:D, o caso muda de figura:lmao:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas

vou fazer uma pergunta:

este acontecimento é deste ano ou do ano passado ou repete-se todos os anos?

é que o tópico é de 2007

desculpem a pergunta, mas é que eu sou apenas um mero observador que gostava de ver as estrelas e não precebo muito dessas coisas
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
boas

vou fazer uma pergunta:

este acontecimento é deste ano ou do ano passado ou repete-se todos os anos?

é que o tópico é de 2007

desculpem a pergunta, mas é que eu sou apenas um mero observador que gostava de ver as estrelas e não precebo muito dessas coisas

Tambem fiquei na duvida Hazores, mas encontrei isto...

http://ciberia.aeiou.pt/?st=8233
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
pois bem me parecia

é que no ano passado eu estive à espera desse fenómeno só que não aconteceu nada, pois penso que terá ocorrido na noite anterior, mas aind não conhecia o forum porque senão.... tinha sido diferente.

podia era repetir-se este ano, mas pelos vistos foi mesmo foi o ano passado
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Pico das Gemínidas será no sábado à noite mas este ano está bastante prejudicado pela Lua cheia que será hoje a maior do ano por coincidir com o perigeu (ver post que coloquei no seguimento da astronomia)


Geminids 2008: visual data quicklook
http://www.imo.net/live/geminids2008/


GEMINID METEOR SHOWER: The annual Geminid meteor shower peaks on Dec. 13th and Dec. 14th when Earth passes through a stream of debris from extinct comet 3200 Phaethon. Bright moonlight will reduce the number of visible meteors from the usual 100/hr to only 20 or 30/hr. That's still a nice show. For best results, watch the sky starting 10 pm local time on Saturday night (Dec 13th) until dawn on Sunday morning (Dec. 14th).