Tomei a liberdade de criar um tópico especifico sobre este vulcão para a informação sobre este tema ficar aqui concentrada, para isso usei como base este bom post do Felipe Freitas.
Muitos cientistas estão cépticos se realmente já ocorreu uma erupção, ainda não há confirmação visual.. Entretanto os níveis sísmicos tiveram um pico durante a manhã/tarde de hoje, o que levou esta possível erupção, mas os níveis estão a voltar a níveis dos dias anteriores. Já li sobre possíveis erupções catastróficas, simples explosões freáticas, etc. Ninguem sabe ao certo o que se passa por lá. Quem quiser seguir os acontecimentos desta crise sismo-vulcânica, recomendo a visitarem este blog.. http://volcanocafe.wordpress.com/
O dique vulcânico já tem 30km de comprimento e não há indícios de "estancar". Os sismos mais fortes tem tido epicentro na caldeira do vulcão Bard(...), mas o dique distancia-se cada vez mais do vulcão. Exemplo de um dique vulcânico:
Encontrei a imagem no Google, por isso 100% não tenho certeza, mas a rocha deve ter sido cortada, por isso de frente tem aquele aspecto liso. Mais imagens.. https://www.google.com/search?q=vol...G50QXfoYHYAQ&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1680&bih=891 Os Açores tb devem ter destes diques vulcânicos, mas é preciso ter "olho de geólogo" para encontrar. O nome do tópico está algo errado, não há erupção confirmada e tudo indica que se houver uma erupção não será no Bardarbunga, isto porque o dike dirije-se para o vulcão Askja. Os sismos de maior magnitude estão a ser na caldeira do Bardarbunga, o que pode indicar uma descompressão da caldeira, visto o magma estar a movimentar para outro lugar. O utilizador @irpsit, residente na Islândia é que podia dar umas infos
O Serviço Geofísico da Islândia menciona um evento a 21 de julho deste ano: Deslizamento de terras pra dentro da caldeira, provocando um pequeno tsunami. Sugere-se que a parede da cratera está instável porque o tempo tem estado quente e chuvoso fazendo derreter a neve. Há uma foto onde se vê uma pluma sobre a parede da cratera cuja origem é desconhecida. Os sismometros apanharam vários tremores durante cerca de 20 minutos mas tudo terá cessado. http://en.vedur.is/about-imo/news/nr/2919
Mais um sismo no Bardarbunga: Magnitude Mw 5.4 Region ICELAND Date time 2014-08-26 01:26:08.7 UTC Location 64.79 N ; 17.35 W Depth 2 km Distances 231 km E of Reykjavík, Iceland / pop: 113,906 / local time: 01:26:08.7 2014-08-26 105 km S of Akureyri / pop: 16,563 / local time: 01:26:00.0 2014-08-26 Fonte: EMSC O serviço meteorológico islandês diz que foi de 5.7 .
Pouco percebo disto, mas imagino que o magma (lava é quando está na superfície) da câmara magmática do vulcão Bardarbunga em vez de dirigir-se para a superfície, seguiu por uma fissura e cada vez que movimenta-se (tremor harmónico) causa pressão na fissura o que resulta em sismos, se encontrar mais resistência na rocha, sismos de maior magnitude ocorrem. Como os dados de GPS apenas demonstram movimento horizontal e não vertical, confirma que o magma não está a acumular num único sítio (verifica-se logo uma inflação vertical). Este processo dá origem um dique vulcânico, estima-se que este da Islândia já tenha mais de 40km de comprimento e cerca de 1m de largura. Estão ocorrer diversos sismos de magnitude maior que 4, quase todos localizados no vulcão Bardarbunga, presume-se que o magma ao sair da câmara magmática deste vulcão, poderá deformar a estrutura do vulcão (com possível colapso se a câmara magmática esvaziar). Imagem ilustrativa do que possívelmente pode ocorrer (ninguem sabe ao certo, apenas hipóteses).. Imagem do percurso do magma (sismos dizem onde o magma encontra-se), a imagem já tem uns dias, o dique já se encontra mais a norte. @Agreste Ainda não li nada sobre a composição química da água no Askja, mas podes dar uma vista de olhos no blog VolcanoCafe, que se houver essa informação estará por lá. Sobre esse tsunami ocorrido em Julho, o mais estranho é mesmo o registo sísmico de longos minutos, tb ninguem sabe ao certo o que é..
Qual a razão para o magma não sair pelo trajeto espectável que é o vulcão em si? Se já saiu antes porque não sai agora?
Porque o canal da chaminé vulcânica estará sólido, logo está entupida, para que o magma possa romper tudo aquilo é preciso haver uma erupção explosiva, caso contrário poderá ser uma erupção efusiva, isto é, com magma a sair por fendas secundárias sem que existam explosões. Isto ainda se complica mais pelo facto de haver toneladas de gelo a fazer peso em cima de toda a estrutura do vulcão, portanto é preciso mesmo muita força para rebentar aquilo tudo. Uma pena .
O enriquecimento dos solos graças aos minerais libertados pelo vulcão são uma das vantagens de uma erupção vulcânica. O facto de o evento vir a prejudicar imensa gente não vai deixar de acontecer, só temos que nos adaptar e ou viver com isso, o facto de ninguém mandar na natureza é isso que a torna tão fascinante. Certamente não serei o único a querer que o vulcão entre em erupção, quem gosta de ciência e destes eventos adora que aconteçam essencialmente quando é algo de pequena escala como neste caso, certamente há muitos islandeses mesmo habitantes que querem que o vulcão entre em erupção pois é da forma que ajuda a aliviar as tensões de toda a região a nível tectónico. Vale mais ter erupções de 4 em 4 anos que ter uma de 50 em 50 pois a de 50 será bem pior.
http://www.midhus.is/webcam/Webcam.jpg a webcam no site VolcanoCafé actualiza com período 15 segundos e atraso de apenas um pouco mais de 1 minuto. A depressão correspondente à transição pós-tropical/extratropical do furacão Cristobal trará algum vento forte e precipitação intensa especialmente no quadrante sueste da ilha, para domingo dia 31, segundo a última saída do GFS.