Erupção vulcânica de La Palma (Ilhas Canárias) foi há um ano
Na tarde do dia 19 de setembro de 2021, pelas 14:10 (hora local), e após oito dias de intensa atividade sísmica, tinha início na ilha de La Palma (Ilhas Canárias, Espanha), na zona de Montaña Rajada, localizada no município de El Paso, uma erupção vulcânica fissural, de natureza basáltica. A erupção popularmente conhecida como Cumbre Vieja, é atualmente conhecida por erupção de Tajogaite, o nome da área na antiga língua Guanche.
Ao longo dos 85 dias e oito horas de duração, a erupção foi marcada por pulsos intermitentes de atividade estromboliana e emissão de cinzas que atingiram várias centenas de metros de altura, e foi acompanhada de intensa sismicidade. Como resultado, formou-se um edifício vulcânico com cerca de 200 metros de altura a partir da sua base, com uma altitude total de aproximadamente 1100 metros, em torno de uma fissura eruptiva perfeitamente moldada e visível a partir do céu, com pelo menos seis bocas eruptivas.
A erupção não causou vítimas, mas destruiu 2651 casas, mais de 73 quilómetros de estradas e muitas plantações de bananas. Mais de 7 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, das quais 2329 foram afetadas diretamente pela erupção. A par da agricultura, o turismo é fundamental para a economia da ilha. No entanto, metade dos 8.000 locais de alojamento cadastrados continuam fechados, e cerca de 1000 habitantes continuam sem poder regressar às suas habitações, devido à presença de elevadas concentrações de gases vulcânicos em Puerto Naos e em La Bombilla.
No âmbito da cooperação estabelecida entre o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (IVAR/CIVISA) com o Instituto de Vulcanologia sedeado nas Canárias (INVOLCAN), vários investigadores e alunos de doutoramento tiveram a oportunidade de colaborar nas atividades de monitorização da erupção na ilha de La Palma. O programa da 5ª edição da
Noite dos Vulcões, que se irá realizar no próximo dia 7 de outubro na Universidade dos Açores, conta com uma palestra e uma exposição fotográfica que pretendem recordar a mesma.
Fontes
IVAR/CIVISA
Riesgo Volcánico - Cabildo La Palma
Midland Daily News