Espécies Invasoras

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Fiquei na dúvida sobretudo à cauda dela, o bicho levou com a persiana em cima, só hoje é que vi e obrigado pelo esclarecimento. Na foto, consigo distinguir as cores, já na dita cuja aquele avermelhado sai fora do meu esquema. :D

Eu vou lá pelas patas amarelas. Se bem que não discrimino: fujo delas todas com o mesmo vigor!
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Fiquei na dúvida sobretudo à cauda dela, o bicho levou com a persiana em cima, só hoje é que vi e obrigado pelo esclarecimento. Na foto, consigo distinguir as cores, já na dita cuja aquele avermelhado sai fora do meu esquema. :D
De nada!
Bom, se conseguires distinguir "dentro do teu esquema" :D duas cores nas patas quando vires ao vivo, ou mesmo o número de segmentos amarelos, já chega :)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não é uma vespa-asiática (Vespa velutina). É uma vespa-europeia (Vespa crabro), nativa, portanto ;)

A melhor forma de as diferenciar é pelas cores; a asiática é mais escura, tem a parte inferior das patas amarela e apenas um segmento amarelo na parte terminal do abdómen.

HoRQShc.jpg


4RphSZr.jpg

Eu também já vi uma vespa asiática por aqui à coisa de duas semanas no terreno de um vizinho.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)