Estação espacial em Portugal

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Estação espacial em Portugal
Richard Branson estuda possibilidade


O fundador do grupo Virgin, Richard Branson, disse hoje que estuda a possibilidade de vir a construir uma estação espacial em Portugal.

"Dentro de três ou quatro anos poderemos pensar sobre uma estação espacial aqui em Portugal", disse Richard Branson, que falava das possibilidades de investimentos em Portugal.

"Ainda não fizemos muito em Portugal (...) e a minha presença hoje [numa conferência sobre energias renováveis] é mais para deixar uma mensagem para as novas gerações, e os futuros gestores", disse Richard Branson numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Questionada pela agência Lusa já à margem da conferência, o presidente do Grupo Virgin confirmou a hipótese de estudar a construção uma central espacial em Portugal.

"Tivemos já algumas conversas, abordagens sobre o assunto", adiantou, quando questionado se já tinha conversado sobre o tema com investidores ou autoridades portuguesas.

A Virgin Galactic, recorde-se, é a empresa do grupo que actua nesta área de negócio e está actualmente a construir uma estação espacial no México, projecto que, sublinhou, Richard Branson, "centra as atenções nesse domínio neste momento".

O assunto surpreendeu o ministro da Economia, Manuel Pinho, que participava na mesma conferência.

"É uma total novidade para mim", afirmou Manuel Pinho, mas sustentando que isso mostra que Richard Branson "tem de Portugal a ideia de um País com potencialidades".

A Virgin Galactic tem como objectivo realizar até 2010 o primeiro voo espacial destinado ao grande público, tendo já recebido mais de 80 mil manifestações de interesse de 120 países, seguindo informações recentes da empresa.


Lusa