Estação Meteorológica CT1ETE - Guimarães

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas Paulo quanto a antena e um Dipolo com 31 metros apesar de estar a cerca de 10 metros do pluviometro o mesmo da precipitação quando falo em 10 e 80 m ja falei com vários radio amadores e alguns também tem a mesma situação com outro tipo de estações meteorológicas a marca mais afectada e a la crosse por isso aconselho a todos os radio amadores terem estaçoes com fios, bem quando eu falava no APRS era para tu pores os dados em APRS pois os meus por vezes estão conectados la.
Bem quanto a tua estação perder os dados eu também tive o mesmo problema as vezes perdia o sinal e não sabia porque mudei os sensores de local e não tive mais esse problema,depois no sitio onde estava o sensor instalei uma antena omidirecional ligada a um frequencímetro e reparei que a uma certa hora do dia o frequencímetro marcava uma frequência ao lado da frequência da estação meteorológica ate hoje penso que seja o sistema de rega do instituto da agronomia pois estou num dos sítios mais altos da zona da Ajuda em campo aberto para a agronomia
Tenta mudar os sensores de local podes estar a ser afectado por alguma armonica ou mesmo alguma coisa que trabalhe na mesma banda da estação pois estas num sitio alto atenção também a uma coisa nas fotos vejo gruas de obras isso também pode trazer alguma armonica de algo que estar a emitir pois as gruas fazem reflexão e eu acho que a tua estação trabalha em UHF e como deves saber não há banda melhor que o UHF para reflectir atenção que por vezes as gruas também tem estações meteorológicas e podem estar a afectar a tua se poderes olha para as gruas e ve se elas tem algum anemometro instalado um abraço
 


CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Viva Daniel,


>Boas Paulo quanto a antena e um Dipolo com 31 metros apesar de estar a >cerca de 10 metros do pluviometro o mesmo da precipitação quando falo em >10 e 80 m ja falei com vários radio amadores e alguns também tem a mesma >situação com outro tipo de estações meteorológicas a marca mais afectada >e a la crosse por isso aconselho a todos os radio amadores terem estaçoes >com fios, bem quando eu falava no APRS era para tu pores os dados em >APRS pois os meus por vezes estão conectados la.

Em relação a este problema, a causa pode não estar relacionada com a radiação nas antenas, mas com níveis de RF que estão dentro do shack e que afectam a consola. A consola tem um receptor que pode estar sujeito a interferências causadas por fugas de RF junto à mesma. Qual a distância da consola ao emissor? Que níveis de RF tens no shack? Tens a estação ligada à terra?


Quanto ao problemas da minha recepção, não aconteceu em alturas em que estivesse a emitir, logo o problema não é a minha emissão, seja de VHF ou de UHF. Mesmo quando emito com 100w em HF, não tenho qualquer problema. O fenómeno ter-se-á devido a qualquer outra causa ainda por determinar.

Cumprimentos