Estação Meteorológica da Amareleja [IM] (20/08/2008)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ontem, dia 20, fui à Amareleja conhecer as estações meteorológicas do IM e os respectivos locais de instalação, assim como a zona em si.
Foi muito interessante andar pelos terrenos da Amareleja e perguntar às pessoas onde ficava a outra estação, já que a primeira, a mais simples, se encontrava ao lado de uma estrada e deu desde logo nas vistas.
Não foi difícil encontrá-las porque eu já sabia que as estações se encontravam nas extremidades da localidade e, portanto, só procurei nessas extremidades.
Assim sendo, deixo algumas fotografias das estações.



Estação Meteorológica (mais simples, que se encontrava perto da estrada):















A EMA do IM:





Destaque para o abrigo de Stevenson e para o radiation shield.
Penso que o abrigo de Stevenson de pouco deve servir, pois não deve haver ninguém que faça a leitura dos dados desde que foi colocada a EMA.





Piranómetro




Destaque para o radiation shield




Torre meteorológica





A temperatura registada na altura na Amareleja era de cerca de 33,5 ºC na estação do IM e o carro registava 34 ºC, o que demonstra uma grande fiabilidade.
Desta vez não fui no carro do costume, mas sim num Toyota Avensis e estive sempre de olho no termómetro e comparei os registos do carro com os registos horários das estações do IM e a diferença era mínima, talvez de algumas décimas.
O termómetro do carro é bastante fiável, uma vez que fica atrás do pára-choques num local bastante fresco onde corre bastante aragem e nunca bate o sol.










Esta estação fica num terreno vigiado por uma torre de controlo que penso fazer parte do programa de vigilância das florestas.
Para lá chegar ainda me desnorteei um pouco no mato, mas acabei por lá chegar, passando ao lado de um acampamento de ciganos que pareciam comentar entre eles que alguém estava a fazer alguma coisa no pinhal. :lmao:
Ainda bem que ninguém tirou más conclusões daquilo que fui fazer ao baldio.
A estação fica num plano elevado em relação à freguesia da Amareleja e rodeada de árvores de grandes dimensões.
Gostei bastante da localização e parece-me óptima e representativa do que se passa na freguesia, não sendo um local assim tão fresco como muitos diziam ser. :)
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Boa iniciativa:thumbsup:, é interessante saber a localização exacta de uma das estações mais faladas durante o Verão em Portugal;).
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mais uma estação caçada pelo Meteopt.com :thumbsup:

BTW, eram Vaisalas ou não deu para ver a marca?
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Muito bem, mas a situação la esta muito mal!

Não ha "standards" la? O que e isto?? Arvores tão perto da estação?? A altitude dos arvores não pode atingir 1/10 * a distancia da estação, segundo o WMO. Quando eles ficam 10 metros de altitude, devem estar mais que 100 metros de abrigo. Mas aqui, a estação esta na sombra deles!!! E muito mal.
Isto tem grande influencia nas temperaturas sobretudo no verão mas tambem na noite. COm menos vento, ha dois coisas: selfheating no interior do abrigo e heating e cooling nesta vale artificial entre os arvores, onde a estação fica.
E, neste caso, temperatura mais baixas, porque esta na sombra tambem....

Olha, isto e normal em Portugal o isto e uma coisa exceptional??

Muito obrigado pela reportagem!

Jorge
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Muito bem, mas a situação la esta muito mal!

Não ha "standards" la? O que e isto?? Arvores tão perto da estação?? A altitude dos arvores não pode atingir 1/10 * a distancia da estação, segundo o WMO. Quando eles ficam 10 metros de altitude, devem estar mais que 100 metros de abrigo. Mas aqui, a estação esta na sombra deles!!! E muito mal.
Isto tem grande influencia nas temperaturas sobretudo no verão mas tambem na noite. COm menos vento, ha dois coisas: selfheating no interior do abrigo e heating e cooling nesta vale artificial entre os arvores, onde a estação fica.
E, neste caso, temperatura mais baixas, porque esta na sombra tambem....

Olha, isto e normal em Portugal o isto e uma coisa exceptional??

Muito obrigado pela reportagem!

Jorge

A proximidade das árvores também foi a primeira coisa que me chamou a atenção, mas creio que esta é uma excepção.

Só faltou uma foto ao longe para ver a topografia do terreno :hehe:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Muito bem, mas a situação la esta muito mal!

A proximidade das árvores também foi a primeira coisa que me chamou a atenção, mas creio que esta é uma excepção.

Só faltou uma foto ao longe para ver a topografia do terreno :hehe:


A estação fica num local alto, tive de subir uns 10 metros em altura por estradas de terra até ao local da estação e toda aquela área é florestada, mas no local da estação ainda há uma boa abertura, ou seja, as árvores ainda estão a um raio de cerca de 15 metros da estação e não são muito altas, não perturbando certamente as leituras de vento e não influenciando os valores da temperatura.
O local parece-me representativo da zona, não sendo nem muito quente nem muito fresco em relação à freguesia, pelo que penso tratar-se de um local apropriado.
Apesar da proximidade das árvores, não me parece que haja problemas quanto à fiabilidade dos dados, que foi controlada, como já disse, através de um fiável termómetro de uma viatura que esteve em andamento a uma velocidade moderada, não havendo margem para dúvidas, pois o desvio em relação ao registo da estação foi de cerca de 0,5 ºC, sendo que a estação marcava menos do que o carro.
Para além disso, o local onde está a estação é relativamente aberto e permite que entre frio e calor e até que bata o sol, embora isso não pareça muito claro, pois as fotografias foram tiradas praticamente às 18h.
Com isto quero dizer que confio plenamente nos dados desta estação, pois nunca sequer duvidei deles, ao contrário do que já aconteceu com algumas estações em que não acreditava e me queixava frequentemente e, coincidência ou não, parece que o IM as remodelou depois de tantas queixas acerca dos dados que apresentavam, pois estava constantemente a confrontá-los, já que conhecia as zonas e passava por lá frequentemente e concluía que os dados não correspondiam à realidade.
Neste momento já só ponho em causa os dados das estações de Portimão (Aeródromo) e Almada (Praia da Rainha), pois exageram imenso as mínimas.