Estação Meteorológica de Bragança (IM) [18/01/2009]

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vou pôr um pouco de água na fervura, e tu que sabes tão bem como gosto de o fazer... :D

Penso que o interesse passa principalmente por nós e não vai ser um aluno do 7º ou do 8º ano que, por ser obrigado a ir visitar uma estação, vai começar a gostar de meteorologia.

:p Sei bem amigo Daniel!:D

O que eu quis dizer com aquilo, é que falta a componente prática.
Em geografia aprendemos os tipos de clima, as noções gerais de frentes frias e quentes, a distribuição da precipitação ao longo do ano, a variabilidade da temperatura anual para um dado local consoante o clima, etc. Tudo teórico.

Mas para um jovem de 13-15 anos, e no contexto da meteorologia, aquilo que mais lhe interessa, será provavelmente ver como na realidade pode medir essas temperaturas, a precipitação. Ver que as coisas vão um pouco além de um termómetro de mercúrio, e instrumentos que medem humidade e precipitação (a esmagadora maioria não sabe o nome).
Talvez in loccus o entusiasmo cresça, e a aprendizagem, nem que seja em cultura geral, também.


Por exemplo, e pegando em físico-química. Do básico, não é da matéria que me recordo, mas das experiências que fizemos nos laboratórios. Cientistas de palmo e meio, muitos completamente desinteressados e que estão hoje ligados às letras. Mas também eles recordam as tardes de tubos de ensaio na mão. Ou a experiência em que calculámos os quilates da aliança do professor, que afinal não eram 24 como ele pensava. :p
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Algumas fotos do dia 18-01-2009!:D


Plano Geral da Estação:

11339.jpg


O Edifício:

11340.jpg


O sensor de precipitação:

11344.jpg


O Piranómetro:

11347.jpg


O abrigo de Stevenson:

11353.jpg


Placa Informativa:

11355.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas, não sei se já existia esta informação no fórum mas aqui fica.

A Davis do IPB está finalmente online:thumbsup::thumbsup:

Ainda está em fase de testes.

http://esa.ipb.pt/clima.php

Excelente noticia! :)

Sabes se há perspectivas de disponibilizar on-line as informações das restantes estações do IPB espalhadas pela região?