Estação Meteorológica de Montalegre (I.M.)

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Durante as minhas ultimas férias, andei a visitar o norte de Portugal.

E uma das vilas portuguesas que visitei foi Montalegre, no distrito de Vila Real, a mais de 1.130 metros de altitude.

Umas das coisas que mais me agradou nesta típica vila portuguesa foi a estações meteorológica que por lá encontrei.

Penso que se encontra desactivada e, para grande tristeza minha, apresenta já um elevado grau de degradação.

Aqui vos deixo uma série de fotografias, onde podem verificar a panóplia de instrumentos bem como o bonito edifício integralmente em pedra, com uma torre de observação no topo que contem os anemómetros.

Foto 1



Foto 2



Foto 3



Foto 4



Foto 5



Foto 6



Foto 7



Foto 8



Foto 9



Foto 10



Foto 11



Foto 12




Fiquei com pena, depois, de não ter tido a coragem e o tempo de ter entrado no edifício.


Espero que tenham gostado. :thumbsup:
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Isto sim é de valor!!!

Grande achado!! Adoro
É pena estarem nesse estado de quase abandono.


É muito parecida com a do Planalto mirandês em Mirando do Douro (salvo erro)

EDIT:
Então peço desculpa, não esta ao abandono!! Felizmente!!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)

Umas das coisas que mais me agradou nesta típica vila portuguesa foi a estações meteorológica que por lá encontrei.

Penso que se encontra desactivada e, para grande tristeza minha, apresenta já um elevado grau de degradação.

(...)

Fiquei com pena, depois, de não ter tido a coragem e o tempo de ter entrado no edifício.


Espero que tenham gostado. :thumbsup:

Começo pelo fim, gostar? Não!, Adorei!!! :w00t:

A estação esta em pleno funcionamento, quer seja na sua EMA (Estação Meteorológica Automática), quer seja na sua EMC (Estação Meteorológica Clássica) . ;)

Isso de entrares na casa é que não seria lá muito boa ideia... Aquilo é propriedade privada e estava fechada ou não?
E pela fotografia onde mostras o interior do Udógrafo, dá-me a entender que estiveste dentro do parque de instrumentos... :hehe:

Eu sei que a vontade de vêr e tocar naquela parafernália de instrumentos é muita (eu sofro do mesmo mal :p),mas nunca nos devemos esquecer que são sensores precisos e qualquer manuseamento pela nossa parte pode alterar alguns dados. Depois há a questão da legalidade de entrar-mos por ali a dentro. ;)

Abraço e obrigado por nos mostrares mais uma EMA que a partir de hoje passa a ter cara! :cool:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá Actioman !

Fico bastante contente por a estação estar em pleno funcionamento, quer seja na sua EMA,quer seja na vertente de EMC.

Efectivamente, todo o cenário apresentava-se bastante degradado e com sinais de abandono.

Pela foto n.º 2, podemos verificar que as portadas estão abertas e com um vidro partido, e lembro-me de olhar para dentro e verificar que o tecto estava em muito mau estado. A porta principal pareceu-me, igualmente, que estava encostada, embora não lhe tivesse tocado.

Abraço
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Começo pelo fim, gostar? Não!, Adorei!!! :w00t:

A estação esta em pleno funcionamento, quer seja na sua EMA (Estação Meteorológica Automática), quer seja na sua EMC (Estação Meteorológica Clássica) . ;)

Isso de entrares na casa é que não seria lá muito boa ideia... Aquilo é propriedade privada e estava fechada ou não?
E pela fotografia onde mostras o interior do Udógrafo, dá-me a entender que estiveste dentro do parque de instrumentos... :hehe:

Eu sei que a vontade de vêr e tocar naquela parafernália de instrumentos é muita (eu sofro do mesmo mal :p),mas nunca nos devemos esquecer que são sensores precisos e qualquer manuseamento pela nossa parte pode alterar alguns dados. Depois há a questão da legalidade de entrar-mos por ali a dentro. ;)

Abraço e obrigado por nos mostrares mais uma EMA que a partir de hoje passa a ter cara! :cool:

Já tinha: http://www.meteopt.com/forum/instru...acao-meteorologica-de-montalegre-im-3211.html

Mas nunca é demais...:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)


:hehe: Pois escapou-me! Este nosso fórum já é um MUNDO de informação!

Obrigado então a ti também, tu sim foste o pioneiro no caso desta EMA! :D

Quanto à EMA em si, se forem ao site do IM podem ver os dados lá a ser debitados! ;)


emamontalegreim.jpg
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
" Pois escapou-me! "

Já somos dois..... ;)

Contudo é sempre bom recordar :)