Estação Meteorológica do IM nas Moitas (Proença-a-Nova)

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
No outro dia quando vinha de Castelo Branco, ao passar pelas Moitas (Proença-a-Nova), junto ao aeródromo, parei no Centro Ciência Viva da Floresta, e junto a este, está uma EMA do Instituto de Meteorologia. A estação está a uma altitude de 379 metros.

Como tinha a máquina à mão tirei umas fotos.

E agora decidi por aqui algumas, para os possíveis interessados verem uma das estações do IM, que por acaso é a que fica mais próxima de mim.:D

Encontrei uma estação que me pareceu bem localizada, com um excelente espaço envolvente e bem conservada.

Para começar nada melhor que colocar a localização desta, e para isso nada melhor que o site do próprio IM.




Agora sim... as fotos tiradas por mim.














 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Está assim um pouco desprotegida :shocking: ou é impressão minha???

Pela 1ª imagem parece estar num espaço de acesso público.


E parece-me ver aqueles tubos dos cabos, junto ao pé do mastro, assim um pouco virados para o céu (:rain:)




Mas é fixe ir vendo umas fotos de "oficiais"...para tirar-mos idéias para as nossas montagens ;) e saber o que não fazer :lmao:


Já agora, que modelo de estação são uitlizadas nestas EMAs???


abraço
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Está assim um pouco desprotegida :shocking: ou é impressão minha???

Pela 1ª imagem parece estar num espaço de acesso público.

Fiquei com a mesma impressão :shocking::shocking:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já agora, que modelo de estção são uitlizadas nestas EMAs???

São Vaisala; uma estação destas completa e a sua instalação andam por volta dos 15.000 €, de grosso modo. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
É verdade, o que posso dizer é que não há qualquer tipo de vedação em volta da estação, ela encontra-se é dentro do recinto do Centro Ciência Viva da Floresta.

O que é bom saber é que ninguém a estraga; se estivesse em Lisboa já não devia estar inteira. :p

Outra coisa que me espantou foi o facto de o chão ser de pedra; normalmente as estações estão sobre relvado, mas a zona deve ser arejada e não deve ter nenhuma influência perceptível a esse nível.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
O que é bom saber é que ninguém a estraga; se estivesse em Lisboa já não devia estar inteira. :p

Outra coisa que me espantou foi o facto de o chão ser de pedra; normalmente as estações estão sobre relvado, mas a zona deve ser arejada e não deve ter nenhuma influência perceptível a esse nível.

Até ver acho que não foi alvo de vandalismo, e esperamos que assim continue, mas todo o cuidado é pouco, mas acho que está fechado durante a noite. Quanto à zona, é arejada e fica a 400 metros de altitude, como disse junto a um aeródromo, onde se têm realizado também o SkySurf Pro Tour, isto como curiosidade.

Não devia ter uma vedação?

Qualquer um pode ir lá e despejar uma garrafa de água no pluviometro :lmao:.
Depois na central do IM, :shocking: "está a chover!" :D

Essa também é boa, mas com uma garrafa era logo considerado chuvas diluvianas.:lol: