Estação Meteorológica do Litoral (Carvoeiro). Meteofontes-Litoral



luky

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
74
Local
Carvoeiro
Justamente o que faltava por aqui, até agora tenho seguido a estação do Sitio das Fontes mas não é o mesmo, há variações de temperatura acentuadas.
Obrigado pela implementação!

Creio que a precipitação não está a funcionar, certo?
Há algum link ou intenção de colocar os dados no underground?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Justamente o que faltava por aqui, até agora tenho seguido a estação do Sitio das Fontes mas não é o mesmo, há variações de temperatura acentuadas.
Obrigado pela implementação!

Creio que a precipitação não está a funcionar, certo?
Há algum link ou intenção de colocar os dados no underground?

Olá e obrigado!

Sim, de momento os dados da precipitação ainda não estão disponíveis no site. Estão a ser registados no datalogger do pluviómetro e assim que me for possível subir lá ao terraço :D , colocarei os dados destes dias que se passaram. Dentro em breve será também feita a ligação do pluviómetro ao resto da estação, com a disponibilização dos respectivos dados no site.

Relativamente ao Wunderground e uma vez que o software da estação não é compatível com o mesmo e para isso terei que preparar manualmente uma base de dados para esse envio (e o tempo tem escasseado), não está previsto, a curto prazo, o envio dos dados para lá. Mas podes sempre ir consultando o site.:D Se houver novidades depois eu aviso aqui.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: luky

luky

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
74
Local
Carvoeiro
Hoje choveu bem no Carvoeiro ;)

Deduzo que os 60 mm acrescentados sejam as chuvas de Setembro e Outubro? E que o pluviometro já irá funcionar nas próximas chuvas?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Hoje choveu bem no Carvoeiro ;)

Deduzo que os 60 mm acrescentados sejam as chuvas de Setembro e Outubro? E que o pluviometro já irá funcionar nas próximas chuvas?

Boa tarde,

Por acaso não tinha reparado ainda nesses valores....

De facto, já foi instalada a nova placa de circuito integrado que vai permitir fazer a ligação do pluviómetro com o Centro de Aquisição de Dados da estação, mas ainda estamos em testes... e esses valores que ocorreram hoje não era suposto terem ocorrido...:huh:

Já corrigi a situação e vou analisar o sucedido...:huh:

Obrigado pelo reparo...:thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bons dias,

Depois de ter instalado um novo circuito integrado no pluviómetro, de forma a fazer bypass ao datalogger existente (e que não possibilitava a ligação directa à Unidade de Aquisição de Dados da estação), e depois de muitas "lutas" com o software da estação, parece que finalmente já tenho os dados do pluviómetro online. Pelo menos para já está a acumular normalmente. Irei continuar a monitorizar os dados, de forma a verificar a sua exactidão.:D

Circuito integrado que coloquei:
NtiRBN7.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Em resultado de toda esta ondulação e respectivo "spray salgado" (julgo eu), a estação de Carvoeiro começou a dar valores sem sentido em todos os sensores, pelo que a página da estação deixará de ter os dados disponíveis a partir deste momento (o resto da página continua funcional). Quando possível conto ir inspeccionar o que se passa, de forma a tentar resolver rapidamente a situação. :(
 
  • Gosto
Reactions: luky

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Update do estado da estação: irremediavelmente avariada!

A boa notícia é que a sua substituta já chegou! :D

Fica aqui uma foto dela ainda dentro da caixa...:D

TX69kBj.jpg


Pois é... uma vez que a avaria parece ser no "cérebro" da estação, ou seja, no Centro de Aquisição de Dados, o que requere uma reparação de componentes electrónicos e a própria marca já não dá assistência a este modelo da estação, optou-se, então, pela aquisição de uma nova Davis Vantage Pro2 Plus, igual à que está no Sítio das Fontes e que, em princípio, será instalada ainda este mês. É só questão de retirar a que lá está avariada e colocar a novinha. :D

Possivelmente terei que fazer algumas adaptações no suportes do mastro, pois os apoios da Davis são diferentes da Casella, mas nada de grave...

Vou dando novidades...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Em resultado de toda esta ondulação e respectivo "spray salgado" (julgo eu), a estação de Carvoeiro começou a dar valores sem sentido em todos os sensores, pelo que a página da estação deixará de ter os dados disponíveis a partir deste momento (o resto da página continua funcional). Quando possível conto ir inspeccionar o que se passa, de forma a tentar resolver rapidamente a situação. :(

O mal das estações ao pé do mar é exactamente esse, e penso que não existam grandes prevenções a ter para que o material não se deteriore. Fizeste bem em comprar uma inteira, substituir peças não vale de grande coisa e é muito caro, falo de substituir com o problema(s) que tinha, fica mais barato algo por inteiro. Eu substitui o anemómetro da minha até hoje e foi a única coisa, e já lá vão 4 anos que a tenho vai fazer 5 este ano :D.
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O mal das estações ao pé do mar é exactamente esse, e penso que não existam grandes prevenções a ter para que o material não se deteriore. Fizeste bem em comprar uma inteira, substituir peças não vale de grande coisa e é muito caro, falo de substituir com o problema(s) que tinha, fica mais barato algo por inteiro. Eu substitui o anemómetro da minha até hoje e foi a única coisa, e já lá vão 4 anos que a tenho vai fazer 5 este ano :D.

Vamos lá ver como é que a Davis vai reagir ao facto de estar perto do mar. Não sei se foi verdadeiramente essa a razão da avaria da estação que estava em Carvoeiro, uma Casella, mas aproveitou-se a avaria para agora colocar um modelo similar ao das Fontes. Lá ver como se comporta uma Davis neste local...:)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Também há imensos relatos de deterioração das Davis ao pé do mar, mas há isso tal como há Davis a funcionar quase há uma década perto do mar, portanto, é o hit and miss. :p
Mas excelente aquisição para substituir a Casella!
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem, mais um avanço na situação da estação.
Neste momento encontra-se já instalada e tudo a funcionar! :D
Ainda vai ter uns dias de testes e confirmações se ficou tudo bem nivelado (principalmente o pluvio), para não haver erros nenhuns.

Segue-se a colocação dos dados online.
Em primeiro lugar será logo no wunderground, enquanto faço as alterações necessárias ao site, para receber os dados da nova estação.:)

Só para terem uma ideia de como ficou:

gpt81xi.jpg


el8kaj0.jpg


Logo tiro umas fotos mais exemplificativas...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar