Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Hoje, dia 26 de Março de 2008, reuniram-se vários membros do fórum para visitar a estação meteorológica e aerológica de Gago Coutinho, em Lisboa.
A nossa anfitriã foi a observadora meteorológica Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia, que nos recebeu com muita simpatia e profissionalismo, e nos fez uma instrutiva visita guiada às instalações e aos diversos equipamentos, explicou-nos o seu trabalho de meteorologia sinóptica e finalmente pudemos todos assistir aos diversos passos da preparação e envio da sondagem aerológica que diariamente sobe aos céus em Lisboa e fornece os preciosos dados que depois alimentam os diversos modelos numéricos globais.


gcoutinhoim260320081ep1.jpg



























Estiveram presentes: Eu, o Gil, o André e o Vince.
Como o Vince não pôde ir à tarde, não ficou na fotografia. :lmao:






Mais à esquerda: Eu
Ao meio: André
À direita: Gil


:lmao:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Películas digitais da nossa visita!




Termómetros de Solo: 20cm, 10cm e 5cm de profundidade.


Termómetros de solo: 1m e 50cm de profundidade.


Estação Meteorológica Clássica - abrigo.


Estação Meteorológica Clássica - Interior: Higrotermógrafo ( Regista simultaneamente, a temperatura (°C) e a humidade relativa do ar (%)), Termómetros de temperatura máxima e minima, higrómetro e evaporimetro de piche.


Termógrafo de medição de temperatura.


Pluviometro ou Udómetro


Anemómetro


Heliómetro


Activação, calibração e preparação da Sonda aerológica


Sonda aerológica


Receptor e pocesador de dados provenientes da sonda aerológica


Enchimento do balão com hidrogénio.


Sonda preparada.


"...o menino muito simpático..."


Contagem decrescente.


Aí vai ele.

VIDEO:



Resultados:

 
Editado por um moderador:

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Realmente foi um belo dia... Aprendemos imenso!:w00t: Foi-nos explicado o funcionamento de variados instrumentos

De facto, muito cativante foi a simpatia da Dr Ilda Carvalho e da Dr Luisa Andrade, que nos receberam muito bem:thumbsup:

Sem Duvida um dia para recordar!

A Dr. Luisa Andrade até disse que eu era "muito simpatico":lmao::lmao:

No fim da visita á estação Aerológica, assistimos ao lançamento do Balão Meteorologico, sem duvida, um experiencia fascinante!!;) (e é tão facil!:p)
Mas.. como se pode ver pelos dados recolhidos, parece que o balão não foi muito alto, visto que já chegaram a ir, por vezes aos 36000m, dependendo das condições do estado do tempo... mas não nos culpem a nós:lol: (e eu só toquei no balão:p)

Mais umas fotos: (Balão Meteorologico)

2603081155ei3.jpg


(O nosso querido IM:D)

2603081412ha5.jpg


2603081451sk9.jpg


2603081454uc2.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu só fui à Gago Coutinho onde tive o prazer de conhecer o André, o Daniel e o Gilmet. Foi de facto uma hora muito bem passada, e agradeço a simpatia e disponibilidade da Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia para tão bem nos ter recebido e nos ter explicado tantas coisas interessantes de como é o dia a dia de trabalho das pessoas que estão do lado de lá da meteorologia.

O meu principal interesse e curiosidade era a sondagem e foi muito interessante assistir a todo o processo de configuração da sonda, o pedido de autorização ao tráfego aéreo do aeroporto para o lançamento, o enchimento do balão, uma pequena espera porque se aproximava da cabeceira da pista 03/21 um avião para aterrar, o lançamento, e depois assistir ao equipamento a receber os dados em tempo real. :thumbsup:


Percebemos agora já à noite que pelos vistos esta sonda não foi muito longe, ficou-se pelos 319hPa, parece que demos azar, mas a gente jura que não fez nenhuma sabotagem para esconder o arrefecimento global que vem aí :D Só se foi o Gilmet quando pegou nela. Se os modelos falharem nestes dias já sabem quem foi o culpado :D Estou a brincar :D

Dados da sondagem que testemunhamos
sondalc0.gif





PS: Estamos inocentes, pois a sonda da Corunha lançada à mesma hora ainda finou mais cedo, aos 375hpa :) O Jet hoje acordou mal disposto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, acho que não é de mais salientar a forma acolhedora como nos trataram. Fiquei estupefacto com tanta simpatia.
A Dr. Ilda Carvalho estava encantada ao saber de pessoas que adoravam o trabalho que ela fazia, e até nos incentivou a fazer-lhe companhia em alguns dos seus turnos. Fiquei de escrever um e-mail para o Boss do IM para ver se ele dá autorização a que hajam voluntários a ajudar os observadores meteorológicos nos seus trabalhos. Assim até aprendiamos a manusear aqueles instrumentos. Quem sabe se da próxima vez o balão não voa mais alto!:D:D:D

Quanto à Dr. Luisa Andrade, fez questão de repetir varias vezes que sempre que tivermos alguma duvisa, não hesitemos em lhe perguntar. Foram extremamente simpáticas!
Obrigado.

E até a tia do Gilmet, que também embarcou nesta visita, confessou estar feliz por saber que afinal existem mais pessoas como o seu sobrinho. Afinal ele não tem de ir ao psicólogo tratar da maluqueira que é acordar de noite para ir pescar com o termómetro para a janela!:lmao:


Aproveito também para salientar um aspecto importante desta visita. Ao contrário do que pensamos, a estação da Gago Coutinho está numa boa localização. Quem passa na 2ªcircular, ou no aeroporto, tem uma sensação errada do que aquilo realmente é. É que todos os instrumentos estão instalados numa posição mais elevada em comparação com todoas as obras urbanas em Lisboa. Aquilo foi mesmo um lugar escolhido a dedo!:thumbsup:
E convido todos aqueles que ainda tiverem duvidas quanto à posição duvidosa da estação, a passarem por lá e a verem com os seus próprios olhos!:thumbsup:



PS: Na foto de "grupo" a pessoa mais fotogénica é sem duvida o Vince! Para a próxima tiro eu a foto!:hehe::hehe:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ah que inveja rapaziada! :sad:

Mas mais oportunidades surgirão :D

Obrigado pela partilha que fizeram aqui com a malta da vossa visita! E obrigado também ao IM por serem tão prestáveis aqui com a tropa :thumbsup:
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Bom dia,

Interessantes as vossas fotos.

confirmem-me por favor a ideia que tenho: o local de lançamento da sonda do IM é em frente ao antigo bar "O Avião" e não no edificio do IM, correcto? Ou seja, é num local mais isolado nas coordenadas: 38.766132° / -9.128408°. Estou certo?

Obrigado e cumprimentos,

DD
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom dia,

Interessantes as vossas fotos.

confirmem-me por favor a ideia que tenho: o local de lançamento da sonda do IM é em frente ao antigo bar "O Avião" e não no edificio do IM, correcto? Ou seja, é num local mais isolado nas coordenadas: 38.766132° / -9.128408°. Estou certo?

Obrigado e cumprimentos,

DD

Exacto.

O lançamento da sonda é feito junto às estações clássica e automática de Gago Coutinho, junto à cúpula que se vê junto à 2ª circular.


Uma imagem de satélite, onde se vislumbra o antigo «avião», actualmente inexistente.


 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Estava certo então. De qualquer forma, pensava que a sonda era lançada junto à cúpula, pelos vistos é cá fora mesmo, onde assinalou com o circulo amarelo.

Há aqui alguém que faça o acompanhamento diário das sondas?

Obrigado,

DD