Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Depende, a 928/968 não trazem datalogger e o que existe nem sequer é da Oregon, é de um outro fabricante qualquer. A WMR200 penso que o datalogger está na própria consola por isso não é possível adquirir à parte.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
nao me importo comprar uma oregon mas será que sao fiáveis,e tem abrigo para o sensor da temperatura?

As Oregon também são bastante boas, embora não sejam tanto quanto as Davis.
Nenhuma traz abrigo para o termo-higrómetro; se o pretenderes terás de comprar um à parte, preferencialmente um radiation shield passivo da Davis, que é compatível e se adequa aos termo-higrómetros de qualquer marca de estações.
Um radiation shield deste tipo anda entre os 80 e os 90 €, de grosso modo.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Gostaria de colocar uma pequena dúvida técnica:
O anemómetro é o instrumento que mede a velocidade do vento. Qual o nome técnico da parte que indica a direcção do vento? É só cata-vento ou existe alguma outra especificação mais técnica?
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Comprei hoje num LIDL um relógio digital multifunções. Para além do trivial, possui uma bússola, dá uma previsão básica do tempo, mas essencialmente tem incorporados um altímetro, um barómetro e um termómetro, que teriam sido muito úteis na nossa caminhada na Sanabria.;)

A estética é agradável, bastante leve no peso.

Preço: 39€, com garantia de 5 anos.:)

Nota: para os amantes de ski, possibilita uma série de informações através de um "computador".:D
 

jvitor

Cirrus
Registo
13 Abr 2009
Mensagens
2
Local
moura
Boa tarde :)
Ofereceram-me uma estação meteorológica da LA CROSSE TECHNOLOGY, a WD450, ela diz funcionar pelo sinal "Star Meteo", gostava de saber se alguem me sabe dizer se em portugal ha alguma hipotese de funcionar, não me parece..mas não percebo nada disto..:)
obrigado!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Desta vez só está há venda em Lisboa:D

Se ainda fosse só desta vez....

Já a anterior também foi só no distrito de Lisboa e eu não consegui encontrar, e fui a Sacavém, Xabregas, Alvaláxia, Prior velho, entre outras e nada.

A estação que trazia anemómetro e pluviómetro também penso que era só na parte sul e centro sul do país.

Estamos mal cá para cima...:lmao:

Mas sem ser do Lidl, alguém sabe se se consegue arranjar uma estação com ligação ao PC e online por menos de 200€?
O que gostava mesmo era uma Davis mas essas são um bocado caras.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa tarde :)
Ofereceram-me uma estação meteorológica da LA CROSSE TECHNOLOGY, a WD450, ela diz funcionar pelo sinal "Star Meteo", gostava de saber se alguem me sabe dizer se em portugal ha alguma hipotese de funcionar, não me parece..mas não percebo nada disto..:)
obrigado!

Bem-vindo ao fórum jvitor!


Claro que funciona! :)

Basta ligares a consola, depois o sensor que transmite a temperatura, esperar que a consola apanhe o sinal emitido pelo sensor e está feito.

O sinal "Star Meteo" serve apenas para acertar automaticamente a hora e data. Mas podes fazer isso manualmente. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O sinal "Star Meteo" serve apenas para acertar automaticamente a hora e data. Mas podes fazer isso manualmente. ;)

Aparentemente algumas estações para além da data/hora podem receber uma previsão do tempo para vários dias por satélite. Mas parece-me que a cobertura deve ser limitada a França (eles falam de uma cobertura de 97% em França) e se calhar este modelo que é de entrada de gama deve mesmo ser só o sinal da data/hora. Nunca tinha ouvido falar disto.

Les prévisions météo affichées par les stations STAR METEO sont-elles fiables ?
Les prévisions météo transmises à la station ont été recueillies par des météorologues professionnels, qui travaillent dans les services officiels et nationaux de plusieurs pays d’Europe. Ces données sont ensuite compilées et ordonnées numériquement pour leur utilisation par STAR METEO pour la France. La qualité des prévisions météo est donc celle de tous les services météo des grands média (Télévision notamment) puisque les informations de base proviennent des mêmes sources. Seule différence : les informations de STAR METEO sont plus détaillées et localisées que les informations publiées par les grands média.


L'appareil a été mis en service depuis plus de 6 Heures, mais je n'ai toujours pas de réception des données météorologiques. Pourquoi ?
La couverture nationale (hors Corse) est quasi-totale (97% du territoire français), mais il subsiste des zones géographiques où le signal risque de ne pas passer (certaines vallées très encaissées, notamment dans les Hautes Alpes ou au cœur du Massif Central -dans les environs du Larzac- reçoivent les ondes de façon très aléatoire). Un autre facteur important à prendre en compte est le climat extérieur : • Un temps très bouché (brouillard dense, fortes chutes de pluie ou de neige), va compliquer la réception (interférer). • De la même façon, un temps particulièrement clair (très dégagé), ou un temps qui accroît la pollution atmosphérique vont avoir un effet négatif sur la qualité de réception. D’une façon générale, nous conseillons d’attendre au minimum 36 heures après insertion des piles avant de considérer une « non-réception ». En effet, selon l’environnement, et les interférences possibles, la réception peut devenir possible à certaines heures alors qu’elle ne l’était pas auparavant. Par ailleurs, et en confirmation des très nombreux tests effectués à travers toute la France avant la mise sur le marché de ce produit, la transmission est mieux reçue dans certaines pièces d’une maison ou d’un appartement que dans d’autres. NOTA : il est important de n’activer aucune fonction pendant le processus de réception. Donc de ne toucher aucun bouton jusqu’à réception des données de synchronisation, à savoir l’heure, le calendrier et les données par défaut (Département 75).

http://www.starmeteo.fr/services_star_meteo/faq_star_meteo.php
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Alguém quer dar uma opinião sobre ume estação meteo que estou a pensar compar na Media Mkt de Braga, por € 49,00 aprox. :

OREGON SCIENTIFIC BAR388HG

Aprovada ? ;)