Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Olá a todos !
Por enquanto, encontro-me muito bem com a estação que tenho, mas gostava de saber se existe ou há planos para a existência de uma estação meteorológica que seja autónoma de qualquer computador e que consiga transmitir todos os dados para a Internet por ela própria, sem ter de deixar o computador ligado.
Isto seria útil, uma vez que permitiria poupar energia, desgastaria menos o computador e não haveria preocupações no caso de ir de férias, já que o computador ficaria desligado.
Falo de uma estação de um patamar de eficiência elevado e o mais profissional possível e que tenha a possibilidade de calibragem de vários instrumentos, como o higrómetro, termómetro, entre outros.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Existe, é uma estação IP e é da Davis e podes encontra-la em:

http://www.ambientweather.com/dain61ipetwi.html

...pena o preço no pais dos tugas!!! :angry:

Realmente é cara, mas o preço até nem é muito avultado assim.
Já me mostraram estações à venda por mais de 7000 $.
Daqui a uns dois anos, esta estação já estará a uns 700 $.
Só daqui a uns dois anos é que penso comprar uma nova estação e nem é por necessidade, a que tenho até tem dado óptimos resultados com as optimizações que lhe tenho feito.



Já agora...

1. Sabes se essa estação que me recomendaste dá para calibrar a humidade e a temperatura, assim como os outros instrumentos directamente na estação?

2. Está à venda em Portugal? É que não queria ficar um mês à espera dela, preferia ir directamente à loja comprá-la.


Desde já os meus agradecimentos pelas informações. :thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Olá! Tenho 3 estaçoes mas são todas básicas! Quero comprar uma profissional, até encontro algumas a preços apelativos na net, mas não sei quanto ficarão depois da cratafada de taxas que o nosso fisco poe na alfandega!

Por exemplo uma que custe 200 Euros na net quando é k vai ficar? Que taxas são aplicadas? Valores?

Gosto desta:

http://www.weatherconnection.com/product.asp?itmky=172726

Ficaria por quanto???
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Olá! Tenho 3 estaçoes mas são todas básicas! Quero comprar uma profissional, até encontro algumas a preços apelativos na net, mas não sei quanto ficarão depois da cratafada de taxas que o nosso fisco poe na alfandega!
Por exemplo uma que custe 200 Euros na net quando é k vai ficar? Que taxas são aplicadas? Valores?
Gosto desta:
http://www.weatherconnection.com/product.asp?itmky=172726
Ficaria por quanto???

Se for na Europa só pagas os portes, se for nos EUA pode acabar por ficar na alfandega, e tens que pagar além dos portes, o IVA e mais umas taxas alfandegárias, e esperar mais umas semanas.
Antigamente ainda passava muita coisa vinda dos EUA sem cair na alfandega, mas com o dolar cada vez mais barato é cada vez mais improvável.
Quanto a marcas/modelos de estações já mais caras, eu recomendo comprarem das marcas que são mais populares por cá, Oregon, Davis, La Crosse, etc, pois os utilizadores que já as tem sempre podem ajudar a tirar dúvidas, etc.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Existe, é uma estação IP e é da Davis e podes encontra-la em:

http://www.ambientweather.com/dain61ipetwi.html

...pena o preço no pais dos tugas!!! :angry:

Não confundir...Não é uma estação IP, é uma estação Davis com um "acessório" que a permite ser estação por IP e enviar dados para o Wunderground sem um PC.

Eu por exemplo posso fazer isso à minha Davis, basta ter o acessório.

Se quiserem comprar Davis, comprem no e-bay :thumbsup:

DANIEL: A Davis permite calibrar a temperatura na consola, a humidade acho que não. Mas qual é o objectivo?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

DANIEL: A Davis permite calibrar a temperatura na consola, a humidade acho que não. Mas qual é o objectivo?

Como sabes, a localização de estações em telhados de prédios nunca é ideal.
Podia ser necessário calibrar a temperatura, caso se notasse que, devido à localização da estação, os valores de temperatura estavam a ser inflaccionados pela proximidade com paredes ou com o telhado do prédio.
Para a humidade, é a mesma coisa, pode ser superior ou inferior àquela que é mostrada pela estação, dependendo da localização da mesma.
Assim, as leituras de dados aproximar-se-iam mais do real, sendo mais rigorosas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Para substituir o computador também há alternativas como o Meteohub que eu falei aqui, embora neste caso só para algumas estações Oregan, embora o autor esteja sempre a acrescentar novas estações ao software, recentemente passou a suportar também a WMR-200.

De qualquer forma Daniel, se é só para daqui a 2 anos, não vale a pena perderes muito tempo com isso, pois em 2 anos tudo muda e muitas coisas novas aparecem.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Pronto, na Davis já sabes que a temperatura por hardware dá.

Nas outras podes sempre calibrar por software.

Eu pelo que cnheço dos diversos modelos de estações, dentro de preços ainda razoáveis há as seguintes opções:

- A estação do "LIDL" :p que custa até 30 eur para quem só pode medir Temperatura/Humidade

- As Oregon 928, 968 (iguais) e wmr100 e wmr200. A wmr200 não conheço ainda. As 928, 968, wmr 100 tem os acessórios todos iguais.

São as estações com melhor relação qualidade/preço.

Desvantagens em relação à Davis:

- Humidade máx de 98%
- Pluviometro de 1mm
- Necessário "Radiation Shield" para sensor de temp/hum (Nas 928/968)
- Resolução do barometro 1 hpa
- Não tem Datalogger
- Actualização do Anemómetro a cada 14 seg.
- Sem opção de Sensor Solar
- Sem opção de Sensor UV (928/968)

Vantagens em relação à Davis:

- Não necessita equipamento opcional para ligar ao PC (Datalogger)
- Os diversos sensores podem ser instalados em locais diferentes porque tem paineis solares independentes. (excepto wmr100)

A wmr200 vem atenuar algumas destas "lacunas", uma delas o datalogger.

A Davis Vantage 2 é o "supra-sumo" das estações amadoras. a seguinte gama de estações já vai para preços proibitivos.

- Vantagens em relação à Oregon:

- Humidade máx de 100%
- Pluviometro de 0,2 mm
- Os sensores já veem dentro de um Radiation Shield
- Resolução do barometro 0,1 hpa
- Tem Datalloger
- Actualização do Anemómetro a cada 2,5 seg.
- Opção de Sensor Solar
- Opção de Sensor UV

Desvantagens em relação à Oregon:

- Necessita equipamento opcional para ligar ao PC (Datalogger) aprox. 200 EUR :eek:
- Os diversos sensores teem que ser instalados no mesmo local. Para instalar por exemplo o anemometro noutro local é necessario outro transmissor solar (150 EUR :eek:)
- Em acessórios é sempre a somar e tem muitas opções. Um deles já referido acima é o equipamento que substitui o PC.

Alguma dúvida disponham :thumbsup:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Olá! Tenho 3 estaçoes mas são todas básicas! Quero comprar uma profissional, até encontro algumas a preços apelativos na net, mas não sei quanto ficarão depois da cratafada de taxas que o nosso fisco poe na alfandega!

Por exemplo uma que custe 200 Euros na net quando é k vai ficar? Que taxas são aplicadas? Valores?

Gosto desta:

http://www.weatherconnection.com/product.asp?itmky=172726

Ficaria por quanto???

Oi tudo bem?

Olha, comprei na net uma Oregon 968NX , pelo Ebay e ao todo ficou em 240€, estação + 75$ (+-35€) de transporte e 50€ para Alfandega (aqui tive azar), porque conheço quem tenha comprado uma Davis e não pagou nada ;)

Neste momento os valores no site onde comprei são :

OREGON SCIENTIFIC WMR-968 WIRELESS WEATHER STATION - 185,99$ (em € será +- 130€)

OREGON SCIENTIFIC WMR-100 PRO WIRELESS WEATHER STATION - 159.99$ (em € será +- 111.5€)

Na alfandega pagas o Iva e mais uma taxa da tanga.


Fica bem.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

- Vantagens em relação à Oregon:

- Humidade máx de 100%
- Pluviometro de 0,2 mm
- Os sensores já veem dentro de um Radiation Shield
- Resolução do barometro 0,1 hpa
- Tem Datalloger
- Actualização do Anemómetro a cada 2,5 seg.
- Opção de Sensor Solar
- Opção de Sensor UV

Em suma, tudo isso significa que a Davis é a estação com maior precisão, tem uma boa relação qualidade/preço e tem a possibilidade de ligação de um datalogger para substituir o P.C. e fazer a transferência de dados para a Internet.
Já agora, todas as estações da Davis permitem essa calibragem, ou apenas determinados modelos?
Se só determinados modelos o permitem, quais são os mais baratos e que tenham uma boa quantidade de instrumentos, assim como uma boa relação qualidade/preço?
Foram aqueles que atrás referiste?

Por exemplo, a Vantage Pro2 já tem tudo isso, apenas tenho de adquirir à parte o aparelho que substitui o P.C.
Parece que isso fica por uns 400 €, sem incluir o preço desse aparelho.
Como dizes que o datalogger, o tal aparelho, custa cerca de 200 €, tudo isto ficaria em 600 €.
De qualquer forma, é uma estação a considerar.
Talvez espere uns tempos para ver se o preço desce.

Obrigado pelas informações. :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço