Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
boa tarde, há uns tempos atras adquiri uma estação davis, mas somente agora tive oportunidade de a instalar.
com a precipitação ocorrida dias 2/3 de abril houve diferenças em tres medidas que efectuei, a ver:
estação lacrosse - 2,5 mm, mas esta já sabia que não estava funcionar corretamente
Estação davies - 5 mm
funil com recipiente - 10 mm
mesma entre a davies e o funil houve uma diferença bastante acentuada. a minha duvida reside no facto de ter de se efectuar alguma calibração no pluviometro, falhou-me algo, não sei....
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
boa tarde, há uns tempos atras adquiri uma estação davis, mas somente agora tive oportunidade de a instalar.
com a precipitação ocorrida dias 2/3 de abril houve diferenças em tres medidas que efectuei, a ver:
estação lacrosse - 2,5 mm, mas esta já sabia que não estava funcionar corretamente
Estação davies - 5 mm
funil com recipiente - 10 mm
mesma entre a davies e o funil houve uma diferença bastante acentuada. a minha duvida reside no facto de ter de se efectuar alguma calibração no pluviometro, falhou-me algo, não sei....

Com a Davis podes ter a certeza que está tudo bem. O que estará mal é o pluviómetro com recipiente e/ou a La Crosse, que também costumam dar valores muitas vezes desproporcionados.
 

CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
Com a Davis podes ter a certeza que está tudo bem. O que estará mal é o pluviómetro com recipiente e/ou a La Crosse, que também costumam dar valores muitas vezes desproporcionados.

como é que um pluviometro de recipiente falha, tenho um funil ligado a esse recipiente depois é só medir a quantidade de água no recipiente e fazer a relação com a área do funil, cert?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
como é que um pluviometro de recipiente falha, tenho um funil ligado a esse recipiente depois é só medir a quantidade de água no recipiente e fazer a relação com a área do funil, cert?

Só pode haver volumes mal calculados ou entradas de funil desproporcionadas ao recipiente, para que possa haver erros.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Esta estação também me parece boa (o preço é o mesmo, só muda o transporte que é mais barato.
B169207.jpg


É uma La Crosse Technology WS2357SIL-MEG.

Características:

- Recepção e visualização da hora e data DCF77 radiocontroladas
- Exibição de dados extensivos de intempéries, em todos os casos com alarme programável para funções determinadas condições climatéricas, bem como todos os dados sobre o número mínimo e máximo de registros junto com a hora ea data da sua gravações.
- Apresentação da temperatura no interior, no exterior, em graus Celsius ou Fahrenheit (selecionável pelo usuário)
- Viualização da umidade relativa do ar no interior e no exterior em RH%
- Apresentação da pressão atmosférica na inHq ou hPa, absoluta ou relativa (selecionável pelo usuário)
- Visulização detalhada dos dados pluviométricos (1 hora, 24 horas, desde o último reset total)
- Velocidade do vento em mph, Km / h, m / s, nós ou Beaufort (selecionável pelo usuário)
- Veja a direcção do vento com a Bússola no LCD e teclado (ou seja: 225 º) e as siglas ou caracteres (por exemplo, SW)
- Apresentar o factor Cold Wind
- Display temperatura ponto de orvalho
- Apresentar o boletim meteorológico com ícones do tempo (ensolarado, nublado, chuvoso)
- Indicador de tendência do tempo
- Alarme de Advertência de tempestade
- Luz traseira LED
- Todos os dados a implantados num grande visor LCD e amigável.
- Cabo de conexão (RS232/USB)
- Implantação simultânea de todos os dados sobre o tempo com os ajustes feitos pelo usuário individual
- Mais completos conjuntos de dados com intervalos ajustáveis pelo usuário para ser usado em outros processos (por exemplo, semeando mesas, etc) em seu PC.
- Software para PC Heavyweather livre Web Publisher
- Software PC Review Heavyweather gráfico, design livre de curvas e gráficos com total liberdade. (New Version)

Também estou de olho nesta:hehe:
 

CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
Só pode haver volumes mal calculados ou entradas de funil desproporcionadas ao recipiente, para que possa haver erros.

pois então serei eu que estou a fazer as contas mal, vejamos:

Valores: recipiente - Largura= 160 mm, Comprimento= 206 mm --área do recipiente=32960mm^2
área do funil= 0.0167 m^2

se no recipiente tenho 25 mm, portanto dá 824000 mm^3, fazendo a conversão para dm^3 ou litros dá 0,8 L, dividindo pela área do funil (0.0167) dá-me 48 L/m^2. eu acho que este é o procedimento correcto, mas se houver alguma falha digam-me se faz favor....
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Então andres, já te decidiste rapaz?

Acho bem a tua última escolha, mas não há nenhuma Oregon, é mais fiável...