Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Se ao menos tivessem a cortesia de responder, é pior do que ir ao Ministério das Finanças!

Daquilo a que se podem chamar empresas grandes, os CTT (que tem uma concessão para prestar um serviço publico) são a empresa mais desonesta, mentirosa e com menos respeito pelo cliente.
Tive uma encomenda registada que se estraviou no envio, por lei existe direito a uma indemnização num montante tambem fixado na lei. Replamei muitas vezes, algumas responderam a dizer que estavam a investivar, já lá vai um ano, e só depois de uma quiexa à ANACOM e Portal da Queixa, me responderam a dizer que iam processar a respectiva indemnização... mas claro, mentirosos e trafulhas como são, já lá vão três meses e ainda nada recebi. Mas como sou um chato, não vou desistir, nem sequer é pelo valor, que é pouco mais de 30€, é mesmo pela falta de respeito que demonstram, e tentativa de fugir às responsabilidades.
A privatização dos CTT foi provávelmente, a privatização que mais lesou todos os Portugueses em geral. Subiram os preços e diminuiram drásticamente a qualidade do serviço. Que o digam principalmente os que vivem fora dos grandes centros urbanos e que viram postos CTT serem substituidos por Lojas CTT, onde quem está a atendar não tem a minima formação e muitas vezes nem sabe como processar uma encomenda. Experimentem ir a um dessas lojas CTT enviar uma encomenda, para por exemplo a Rep. Checa e vão ver o festival que é! Num deles até já me disseram que o Reino Unido não existia, é que no sistema informático dos CTT está Gran Bretanha, e o nível cultural da pessoa que estava a atender deu-lhe para isso, não encontrava Reino Unido, então é porque o país não existe!!! Envio dezenas de encomendas por mês, poderia contar muito mais histórias passadas nestas Lojas CTT... desculpem o off-topic!!!
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Daquilo a que se podem chamar empresas grandes, os CTT (que tem uma concessão para prestar um serviço publico) são a empresa mais desonesta, mentirosa e com menos respeito pelo cliente.
Tive uma encomenda registada que se estraviou no envio, por lei existe direito a uma indemnização num montante tambem fixado na lei. Replamei muitas vezes, algumas responderam a dizer que estavam a investivar, já lá vai um ano, e só depois de uma quiexa à ANACOM e Portal da Queixa, me responderam a dizer que iam processar a respectiva indemnização... mas claro, mentirosos e trafulhas como são, já lá vão três meses e ainda nada recebi. Mas como sou um chato, não vou desistir, nem sequer é pelo valor, que é pouco mais de 30€, é mesmo pela falta de respeito que demonstram, e tentativa de fugir às responsabilidades.
A privatização dos CTT foi provávelmente, a privatização que mais lesou todos os Portugueses em geral. Subiram os preços e diminuiram drásticamente a qualidade do serviço. Que o digam principalmente os que vivem fora dos grandes centros urbanos e que viram postos CTT serem substituidos por Lojas CTT, onde quem está a atendar não tem a minima formação e muitas vezes nem sabe como processar uma encomenda. Experimentem ir a um dessas lojas CTT enviar uma encomenda, para por exemplo a Rep. Checa e vão ver o festival que é! Num deles até já me disseram que o Reino Unido não existia, é que no sistema informático dos CTT está Gran Bretanha, e o nível cultural da pessoa que estava a atender deu-lhe para isso, não encontrava Reino Unido, então é porque o país não existe!!! Envio dezenas de encomendas por mês, poderia contar muito mais histórias passadas nestas Lojas CTT... desculpem o off-topic!!!

Na Bélgica é a mesma coisa!
O meu carteiro e o meu entregador de CTT são muito simpáticos, aconselham a inundá-los com correio registado.
 

gsm1120

Cirrus
Registo
24 Abr 2021
Mensagens
2
Local
Amadora
Boa tarde
Comprei a pouco tempo uma estação Froggit WH4000E Wifi e não consigo ligar a consola a minha rede wifi usando. Faço todos os passos com manda o manual - descaregar a aplicação para telemovel ....na consola seta para baixo + alarm...entrar na aplicação ...escolher a consola que tenho...e daqui para a frente ainda houve uma vez que me deixou avançar mas nada mais que isso. Ha algum truque ou dica ? Obrigado
 
Registo
19 Mar 2021
Mensagens
30
Local
Açores
Boa tarde
Comprei a pouco tempo uma estação Froggit WH4000E Wifi e não consigo ligar a consola a minha rede wifi usando. Faço todos os passos com manda o manual - descaregar a aplicação para telemovel ....na consola seta para baixo + alarm...entrar na aplicação ...escolher a consola que tenho...e daqui para a frente ainda houve uma vez que me deixou avançar mas nada mais que isso. Ha algum truque ou dica ? Obrigado

Boa tarde @gsm1120!

Tente fazer reset segundo as indicações do manual, para voltar às configurações de fábrica. E de seguida tente novamente todo o processo de instalação. Depois diga se deu certo :)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Bom dia,

Após vários anos de operação (http://www.penteadoweather.altervista.org/index.php), com uma segunda consola avariada, decidi que chegou altura de substituir a minha PCE-FWS20! Estando indeciso entre a Froggit WH3000pro e a Froggit WH4000...

Relativamente à consola, qualquer uma serve (as cores da WH3000pro não são relevantes para mim), mas a possibilidade de adicionar sensores extra na WH3000 parece-me excelente! Porem, contrariamente à WH4000, a inexistência de Software-PC, levanta algumas questões relativamente à extracção de dados para analise/tratamento externo.

Alguém tem conhecimento se é possível adicionar algum software-PC para a WH3000pro?

Qual a vossa recomendação?


Muito obrigado.
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Após vários anos de operação (http://www.penteadoweather.altervista.org/index.php), com uma segunda consola avariada, decidi que chegou altura de substituir a minha PCE-FWS20! Estando indeciso entre a Froggit WH3000pro e a Froggit WH4000...

Relativamente à consola, qualquer uma serve (as cores da WH3000pro não são relevantes para mim), mas a possibilidade de adicionar sensores extra na WH3000 parece-me excelente! Porem, contrariamente à WH4000, a inexistência de Software-PC, levanta algumas questões relativamente à extracção de dados para analise/tratamento externo.

Alguém tem conhecimento se é possível adicionar algum software-PC para a WH3000pro?

Qual a vossa recomendação?


Muito obrigado.

Bom dia,

Se puder esperar um pouco, dentro de algumas semanas terei um EcoWitt para testes.
É um sistema modular (ideal para colocar cada sensor de acordo com os padrões da WMO) e multi-sensores, WIFI, software sem custo extra.
O sistema modular tem a grande vantagem de poder distribuir as compras pouco a pouco.
Em Itália dá muito bons resultados e especialmente o sensor de temperatura modificado com um SHT35, posso dizer que este sensor num abrigo correcto tem melhores resultados do que o sensor Davis VP2!
EcoWitt é o ramo comercial de Fine Offset, Froggit é um comprador que vende sob o seu nome com a sua política comercial.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boa noite Raimondo (?)

Em que plataforma está a experimentar WEEWX?
WEEWX é LUNIX orientado com um RPI, por exemplo.
Com Win 10, não funciona.

2021-01-17_20-59-09.jpg
Sim, de facto tens razão. De facto esse programa parece ser exclusivo para o Linux.

De qualquer modo, mantenho-me com o Cumulus 1.9.4. É estável e simples.
Arrancar automaticamente quando o PC se liga, em caso de reinicio automático por alguma atualização do WIN.

Quanto ao Cumulus MX já desisti de o instalar. Talvez alguma limitação minha em informática.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
No entanto uma velha dúvida que não sei se também já a tiveram.

Tenho uma Davis que com essa tenho também o software WeatherLink. Só que não a uso para envio de dados para a rede. Prefiro usar o Cumulus.
A incompatibilidade que desde cedo percebi é que não posso ter 2 dois software abertos em simultâneo. Dá o erro de que a porta COM 3 está a ser usada. Por isso ou tenho um ou o outro.
Como prefiro o Cumulus para upload para o WU, fica sempre esse aberto.
Abro o WeatherLink apenas para descarregar os dados para o PC e ponto.

Já vi na net que existem programas pagos (experimentação gratuita por 30 dias) que permite a partilha de dados da porta COM e por isso ficarem os 2 programas abertos em simultâneo.
Pensei num repartidor de tomada USB, mas depois percebi que o PC irá assumir sempre a porta COM 3 em ambos os programas e o conflito será o mesmo.

Estou certo do que digo? Alguém conseguiu alguma solução de usar a mesma estação e manter 2 programas weather abertos em simultâneo?
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
No entanto uma velha dúvida que não sei se também já a tiveram.

Tenho uma Davis que com essa tenho também o software WeatherLink. Só que não a uso para envio de dados para a rede. Prefiro usar o Cumulus.
A incompatibilidade que desde cedo percebi é que não posso ter 2 dois software abertos em simultâneo. Dá o erro de que a porta COM 3 está a ser usada. Por isso ou tenho um ou o outro.
Como prefiro o Cumulus para upload para o WU, fica sempre esse aberto.
Abro o WeatherLink apenas para descarregar os dados para o PC e ponto.

Já vi na net que existem programas pagos (experimentação gratuita por 30 dias) que permite a partilha de dados da porta COM e por isso ficarem os 2 programas abertos em simultâneo.
Pensei num repartidor de tomada USB, mas depois percebi que o PC irá assumir sempre a porta COM 3 em ambos os programas e o conflito será o mesmo.

Estou certo do que digo? Alguém conseguiu alguma solução de usar a mesma estação e manter 2 programas weather abertos em simultâneo?

Bom dia,

Gestão "PORT COM" Davis é um problema.
WeatherLink é um programa antigo originalmente escrito para MS-DOS e WIN 3!
Para mim, a melhor solução é MeteoBridge.

https://wiki.meteobridge.com/wiki/index.php/Home
https://wiki.meteobridge.com/wiki/index.php/Comparison
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Como prefiro o Cumulus para upload para o WU, fica sempre esse aberto.
Abro o WeatherLink apenas para descarregar os dados para o PC e ponto.

Se mantem o Cumulus sempre a funcionar, já tem todos os dados da estação no PC, no vejo para que precisa de ocasionalmente correr o WeatherLink.
Tambem uso o Cumulus 1.9.x desde 2013.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Se mantem o Cumulus sempre a funcionar, já tem todos os dados da estação no PC, no vejo para que precisa de ocasionalmente correr o WeatherLink.
Tambem uso o Cumulus 1.9.x desde 2013.

Sim, tem razão. Mas explico as razões. Uso o WeatherLink por duas razões.
1º porque para poder ligar a estação ao PC, tive obrigatoriamente de comprar o software, pois com esse vem a peça de hardware que permite fazer a ligação. A Davis não tem outra opção para permitir ligar a ISS ao PC.
2º Já que gastei dinheiro, então faço uso para ter uma 2ª base de dados que me permite guardar os mesmos e translada-los. Não custa nada e o seguro morreu de velho. :D

Como disse, apenas faço correr o weatherlink durante uns segundos para descarregar os últimos dados e depois desligo esse e volto a ligar o cumulus.
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Bom dia,

Após vários anos de operação (http://www.penteadoweather.altervista.org/index.php), com uma segunda consola avariada, decidi que chegou altura de substituir a minha PCE-FWS20! Estando indeciso entre a Froggit WH3000pro e a Froggit WH4000...

Relativamente à consola, qualquer uma serve (as cores da WH3000pro não são relevantes para mim), mas a possibilidade de adicionar sensores extra na WH3000 parece-me excelente! Porem, contrariamente à WH4000, a inexistência de Software-PC, levanta algumas questões relativamente à extracção de dados para analise/tratamento externo.

Alguém tem conhecimento se é possível adicionar algum software-PC para a WH3000pro?

Qual a vossa recomendação?


Muito obrigado.

E lá acabei por comprar a WH3000pro! De forma a assegurar um nivelamento correto alguém sabe dizer qual o diâmetro para o tubo de fixação?

Muito obrigado.
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Muito obrigado a todos.

Tentei instalar com um tubo de 1" (2,5Cm) que tinha da estação anterior, mas estou com extrema dificuldade a nivelar a estação! Quando começo a apertar, começa a desnivelar... e penso que pelo pouco diametro do tubo (acho que não exagerei na força, mas), a chapa de fixação já deformou um pouco. O que certamente não ajuda :-(

Alguma tecnica especial?

Ainda mais em cima do telhado e com acesso difícil à parte superior (onde está a bolha de nivel) esta a ser uma dor de cabeça.

Muito obrigado.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Muito obrigado a todos.

Tentei instalar com um tubo de 1" (2,5Cm) que tinha da estação anterior, mas estou com extrema dificuldade a nivelar a estação! Quando começo a apertar, começa a desnivelar... e penso que pelo pouco diametro do tubo (acho que não exagerei na força, mas), a chapa de fixação já deformou um pouco. O que certamente não ajuda :-(

Alguma tecnica especial?

Ainda mais em cima do telhado e com acesso difícil à parte superior (onde está a bolha de nivel) esta a ser uma dor de cabeça.

Muito obrigado.

Bom dia,

Primeiro: o seu nível de tubo é? Nos 4 pontos cardeais?
O seu tubo é demasiado fino: quanto mais pequeno for o seu tubo, mais difícil será para si.
Preste também atenção à espessura do tubo.

Um método simples: enquanto segura a sua estação, aparafuse as porcas à mão. A distância deve ser igual.

2021-05-13_08-08-32.jpg


Em seguida, apertá-los progressivamente de forma idêntica, numa ordem cruzada.

2021-05-13_08-17-17.jpg