Estação Meteorológica Leiria www.meteoLeiria.org (WMR100)



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Penso que a instação está óptima.
Se quiseres ter uma leitura ainda mais fiável do vento, aconselhava-te a subir o termo-higro + anemómetro mais um pouco, até ficar por cima das antenas, para que não haja perturbações na medição do vento a esse nível. :)
Fiz isso com a minha estação e não me arrependo, se pudesse até subia mais.
É aconselhável a instalação de um anemómetro, pelo menos, 10 metros acima do solo em zonas rurais e até 20 metros acima do solo em zonas urbanas para minimizar o efeito de bloqueio do vento por parte dos prédios, para que o anemómetro fique bem exposto e se minimize a influência urbana quer na medição do vento quer na da temperatura.
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Penso que a instação está óptima.
Se quiseres ter uma leitura ainda mais fiável do vento, aconselhava-te a subir o termo-higro + anemómetro mais um pouco, até ficar por cima das antenas, para que não haja perturbações na medição do vento a esse nível. :)
Fiz isso com a minha estação e não me arrependo, se pudesse até subia mais.
É aconselhável a instalação de um anemómetro, pelo menos, 10 metros acima do solo em zonas rurais e até 20 metros acima do solo em zonas urbanas para minimizar o efeito de bloqueio do vento por parte dos prédios, para que o anemómetro fique bem exposto e se minimize a influência urbana quer na medição do vento quer na da temperatura.

Até fazia isso mas depois para trocar as pilhas era um problema. Já assim é pois n tenho acesso fácil ao telhado
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Excelente trabalho :thumbsup:

Estação bem montada, dados disponibilizados num ambiente gráfico atractivo e leve.

O "tunning" que recomendo a fazeres é colocares um funil no pluviometro para aumentares a resolução deste :p
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Excelente trabalho :thumbsup:

Estação bem montada, dados disponibilizados num ambiente gráfico atractivo e leve.

O "tunning" que recomendo a fazeres é colocares um funil no pluviometro para aumentares a resolução deste :p

A única desvantagem é que estas estações têm uma resolução pluviométrica de 1 mm até recolherem 1 mm de precipitação, ou seja, até alcançarem 1,0 mm nada mostram, enquanto que a partir daí contam 0,1 mm sucessivamente.
Por isso será difícil colocar um funil numa estação WMR100, só se fosse uma WMR968 / 928NX, penso eu, é que a resolução seria continuamente de 1,0 mm e portanto ficaria resolvida e passaria a 0,16 mm constantes com um funil de 24 cm. Nesta situação é uma resolução com intervalos muito irregulares que dificulta a colocação de um funil.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A única desvantagem é que estas estações têm uma resolução pluviométrica de 1 mm até recolherem 1 mm de precipitação, ou seja, até alcançarem 1,0 mm nada mostram, enquanto que a partir daí contam 0,1 mm sucessivamente.
Por isso será difícil colocar um funil numa estação WMR100, só se fosse uma WMR968 / 928NX, penso eu, é que a resolução seria continuamente de 1,0 mm e portanto ficaria resolvida e passaria a 0,16 mm constantes com um funil de 24 cm. Nesta situação é uma resolução com intervalos muito irregulares que dificulta a colocação de um funil.

Não sabia que as WMR100 tinham esta particularidade. Pensava que fossem como os WMR968/928NX e contassem de 1 a 1 mm.
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Faço notar que gostaria que dessem a vossa opinião sobre as últimas novidades o meteoLeiria.

- Previsão na página inicial (a partir de accuweather).
- Registo no wunderground (link na página inicial).
- Nova secção com Satélite/Radar/Gráficos.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
finalmente descobri os dados mais fiaveis para leiria. A estação da estg de vez em quando passasse e da valores estupidos... Obrigado por disponibilizares os dados com o pessoal :thumbsup:
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Novidades MeteoLeiria.org

Boas!

Gostaria de convidar todos a visitarem a página do meteoLeiria.org
Para ver a nova webcam 24h/dia e para deixarem uma mensagem no novo livro de visitas ou fazerem uma doação :D

Desde já obrigado!