Re: Estaçao meteo Na série 1931-1960 existia uma estação no Caramulo. Lat: 40º 34’ N; Long: 08º 10’ W; Alt: 810m Provavelmente ainda deve existir.
Re: Estaçao meteo Dan já que tens acesso a eses registos confirma-me lá, se me fizeres esse favor , as coordenadas da ou das de aqui de Elvas! Obrigado
Re: Estaçao meteo No quadro de estações no site do IM a estação aparece, mas sinceramente acho que nunca a vi a transmitir dados...
Re: Estaçao meteo Elvas (1931-1960) Lat: 38º 53’ N; Long: 07º 09’ W; Alt: 208m Nesta série só aparece uma estação meteorológica em Elvas.
Re: Estaçao meteo Obrigadão, mais uma vez Dan . Agora toca a desbravar mato e saltar cercas até chegar junto dela! Edito para referir que segundo o Goolgle Earth hoje ja não deve ser o mesmo local, pois por ali é tudo quintas e urbanizações... Nem tinha reparado que era na série de 1931 a 1960, isso já foi ha muito ano .
Re: Estaçao meteo nao sei se serve de muito mas tenho por aqui este mapa e já agora um estudo interessante sob o clima http://rapidshare.com/files/17975010/Clima.pdf.html
Re: Estaçao meteo Olá! Onde vês estas coordenadas? Preciso de saber as coordenadas das estações existentes entre 1931-1960.
Olá viva , nos temos duas na serra estao online mas como estamos a fazer manutenção é provavel que nos próximos dias possam estar a meio gás www.asalivre-es.com neste site podem as ver Abraços
Editado (20131213 2246Z) Descobri há dias que a EMA que em seguida apresento não é a EMA do Caramulo do IPMA. Segundo o mapa do ex-INAG (SNIRH) também não lhes pertence. É do incógnito _______________________ Fui na quinta-feira dar uma volta até ao Caramulo. Encontrei esta EMA Google Maps. Não tenho a certeza se é a do IM visto que não se encontra na localização onde está indicada a do IM, mas pelos dados que fornece (temperatura, humidade e precipitação) é muito provável que seja. Alguém me explique, se isto for um termo-higrómetro, que raio de instalação é esta? Editado (20131205 1832Z): Bem não sei como não me lembrei o que é tal coisa. É obviamente a antena GSM utilizada pela EMA. Como não vi nenhum RS para um termohigrómetro induzi-me em erro. O termohigrómetro suspeito que seja built-in no circuito da EMA e portanto os dados principalmente de humidade não serão os mais certos. Ou então estou em erro novamente e o termohigrómetro está lá escondido algures. Detalhe do udómetro com a protecção "anti-bicho": Painel solar no cimo do que seria um udómetro clássico, penso eu, onde no interior agora está a unidade central:
Sem duvida bem protegida e muito bem conservada esse painel ainda vale umas coroas Esse mastro acho que deveria ter mais uns acessorios, não!!!!
Hoje deu-me na telha de ir ao Caramulo ver o que se passava outra vez com a ema. Na verdade foi também para fazer uma experiência com o carro, para ver qual a temperatura máxima aproximada dos vapores de óleo que saem da tampa das válvulas. A ema, eu pensava que tinha levado com um raio em cima ou coisa do género, até porque deixou de debitar dados há cerca de 2 semanas e foi quando andaram por ali umas células jeitosas. Cheguei lá e levei logo com uma surpresa. Passaram-se cerca de 3 meses desde a última visita, e os fetos já se tinham desenvolvido bastante. Deve ter sido do tempo húmido e soalheiro que temos tido. Aliás, as encostas do Caramulo estavam todas verdejantes Fica aqui o registo fotográfico do parque meteo À chegada Depois do tratamento Encontrei um azevinho a rebentar no meio das silvas e dos fetos. Sem querer cortei um dos rebentos enquanto tesourava as mesmas silvas e os fetos. Mas penso que ele ainda vai conseguir se desenvolver. Quanto à ema em si, penso que resolvi o problema, por agora. Talvez para a semana, se me der na telha outra vez, vou lá para colocar um fusível novo em vez de estar lá com um shunt de cobre no sítio do fusível (fixo nos pernos do fusível). Outros técnicos fizeram isso para desenrascar. Apesar de ser fino, não é o melhor pois em caso de curto pode demorar mais do que devia e depois queima alguma coisa. A ver vamos, se amanhã (hoje) o sol der por lá por aqueles lados a bateria ainda é capaz de carregar o suficiente e a ema volta a funcionar novamente.
Pois os fetos rapidamente creceram desde a ultima vez. E eu já tinha cortado alguns entretanto, mas aquilo é demais. Está com bom aspecto agora e vou tentar ir lá mais amiúde para ir cortando os fetos.