Estação Meteorológica - orizicultura

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Pretendo adquirir e instalar uma estação meteorológica para monitorizar o clima numa exploração agrícola, para ajudar a determinar o estado fenológico das plantas - arroz, neste caso - e determinar condições de vento, temperatura e humidade favoráveis à ocorrência de fungos. A temperatura do solo e da água também seriam úteis.
Sou novo nestas andanças mas penso ter know how para instalar e fazer as alterações necessárias (radiation shield por exemplo) e ligar a estação a um PC (raspberry pi por exemplo).
Nesta altura a grande questão é: para as finalidades que indiquei que estacões devo considerar..?
Também seria bem vinda uma forma de determinar as horas de céu descoberto (durante o dia )

Agradeço desde já a vossa ajuda e sugestões!
 
Última edição:


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Agradeço a rapidez de resposta!
Sim, realmente a solução ideal passaria pela Davis, no entanto para uma primeira estação e para ganhar experiência talvez seja melhor começar com uma estação mais barata mas fiável, de modo a que possa confiar no histórico de dados colhidos.
Para temperatura da água talvez pudesse utilizar um sensor daqueles próprios para piscinas que veem com algumas estações, para temperatura do solo é que não estou a ver nenhuma solução...
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

Furby

Cirrus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
75
Local
Portugal
Se for a nível "Profissional" tem a "Watson W-8681-PRO" que custa 242€ - Ver na loja "AstroRadio" - http://www.astroradio.com/514040.html .

A nível de gama média / semiprofissional e entrada no mundo das estações meteorológicas, então ai recomendo a "Watson W-8681-Solar" que custa 123,35€ - Ver na loja "AstroRadio" - http://www.astroradio.com/514031.html .

E caso de futuro necessite de acessórios para a "Watson", estão disponíveis em:

"AstroRadio" - http://www.astroradio.com/search.ht...0&tf=category&to=r&tf=price&to=nr&id=Tc4P9syo .

"Waters & Stanton Ltd" - http://wsplc.com/weather-stations.html .

:)
 
  • Gosto
Reactions: marco_cruz

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
A W-8681-pro parece ser adequada, no entanto se um dos instrumentos avariar não sei se será fácil substitui-lo.
A parte de não ter de a ligar fisicamente a um PC é ótima, da minha experiência quanto mais aparelhos se ligam em cascata maior é a chatice.
Não vejo é radiation shield nesse estação... Mas isso também não será um problema.
Entretanto vi esta WS-1001-WIFI http://www.ambientweather.com/amws1000wifi.html , parece um clone mas mais avançada
 
Última edição:

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Bem, depois de muito pesquisar terá de ser Davis Vantage pro 2 wireless.
Alguém me pode dizer qual a melhor loja (preço / rapidez de entrega / serviço pós venda) para comprar a estação?
Para ligar isto a um raspberry pi tenho mesmo de comprar o weather link da Davis?!
Obrigado
...
Escavando mais um pouco
Wireless Vantage Pro2™ Integrated Sensor Suite + Wireless Weather Envoy, parece-me uma boa solução, pois no meu caso a consola é desnecessária.
Ainda tenho uma dúvida: o Wireless Weather Envoy torna desnecessário o weather link para fazer a ligação ao PC?
 
Última edição:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parece que não há forma de escapar ao weather link para ligar o envoy ao PC :(

Sim confirmo, é mesmo necessário Marco! :(

Mas é uma opção interessante para quem não tiver um orçamento muito elevado. Eu sabia da sua existência,mas nunca lhe tinha dado muita atenção. E a consola, para muitos de nós que temos uma estação 24h/24h na net e ligada a um PC não é lá algo que seja essencial. ;).
 

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Obrigado
Vou contactalos, estou à uma semana à espera de orçamento da naucom ( não vou esperar mais, se demoram tanto tempo a dar preços nem imagino qto tempo demorará a entrega...)
Entretanto um utilizador sugeriu-me duas lojas espanholas: darrera e tienda fotovoltaica, pedi orçamento a esta última é os 3 componentes base ficam em €745 + €16 de portes, o problema é que a garantia é de um ano e a fatura não vai dar para deduzir IVA.
Alguém já comprou numa destas lojas?
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Na altura de comprar a minha estação , estive a pesquisar em várias lojas. Deixo aqui algumas com os preços os equipamentos:

GESTEL
:
-Davis 6152: 733€ + 23%IVA -> 901€ com IVA
-WeatherLink: 203€ + 23%IVA -> 249€ com IVA

TIENDA FOTOVOLTAICA:
-Davis 6152: 549€ com IVA
-WeatherLink: 164€ com IVA

DARRERA:
-Davis 6152: 476€ + 21%IVA -> 575€ com IVA
-WeatherLink: 132€ + 21%IVA -> 159€ com IVA

TERMO MED:
-Davis 6152 + WeatherLink: 883€ com IVA

NAUTIC 21:
-Davis 6152: 569€ + 21%IVA -> 688€ com IVA
-WeatherLink: 160€ + 21%IVA -> 193€ com IVA

NAUCOM:
-Davis 6152: 650€ com IVA
-WeatherLink: 210€ com IVA