Estações em Aeroportos/Aérodromos

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Vejo muitas estações oficiais em Aeroportos, mas pelo menos sempre que faço uma pesquisa na Internet sobre a relevância dos dados deste tipo de estações vejo muitos comentários negativos. A minha questão é, estas estações não influenciam os valores da temperatura para valores mais elevados comparativamente com espaços mais afastados do asfalto/alcatrão/aviões etc? Obrigado.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Conheço em particular a estação meteorológica do aeródromo de manobras nº 1, vulgo base da NATO em Maceda-Ovar.

Claro que uma pista como esta tem muito alcatrão. Mas como habitual num aeroporto, há muitas zonas verdes porque tem de haver áreas de protecção ou corredores de segurança de um lado ou de outro da pista.

Ora é precisamente numa destas zonas verdes, ainda a uns 100 metros (ou mais) da pista, que se encontra a dita estação.
Nesta, em particular, porque conheço, a localização é muito boa e os dados são fidedignos.

No aeródromo da Maia há também uma estação local. Não sei precisar muitos pormenores mas sei que é uma Davis. Acho que os sensores estão localizados por cima do edifício (pré-fabricado) onde se encontra o escritório e café.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Também já localizei uma Davis num aeródromo aqui perto, não consigo precisar qual, talvez Montargil/Pt. Sor, mas o terreno é feito especialmente de areia e os instrumentos estavam a uma boa altura, numa das torres.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Também já localizei uma Davis num aeródromo aqui perto, não consigo precisar qual, talvez Montargil/Pt. Sor, mas o terreno é feito especialmente de areia e os instrumentos estavam a uma boa altura, numa das torres.

Conheço perfeitamente essa instalação. :)
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Já que se falou no assunto, fui procurar nas minhas fotos se havia alguma em que se visse as estações meteo e isto foi o melhor que encontrei, nunca me lembrei de lhes tirar foto directamente.

BA5 - Monte Real
txh4.jpg


6ocr.jpg


AM1 - Maceda
xt3a.jpg


Nesta última não se vê a estação em si, fica um pouco à esquerda do edificio que se vê do lado direito da imagem que se não me engano é o edificio da estação ;)
No google earth dá para as ver em ambos os casos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado pelas fotografias tão explicitas. É de mim ou a primeira estação está longe das melhores condições? Já vi pior é verdade, mas também já vi bem melhor.