Estações IM: Pressão

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início
M

Membro excluído 274

Boa noite,

Penso tratar-se de uma questão que pelo menos por uma vez surgiu na mente dos membros do forum:

Porque razão o mapa de observações do IM apenas disponibiliza os valores da pressão atmosférica em algumas estações (poucas) da sua rede? Regra geral e como sempre as capitais de distrito salvo algumas excepções! Não consigo explicar o critério que utilizam mas fora da capitalidade apenas disponibilizam estes dados:

Chaves
Covilhã
Cabo Carvoeiro
Sines
Sagres


Nos Açores todas as EMA´s disponibilizam este dado.
Na Madeira só Funchal e Porto Santo.

Há alguma explicação para esta situação? Ou será que não há explicação alguma? :p
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Será a crise?;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O IM apenas dá a pressão e sempre deu nas estações de capitais de distrito ou em estações em zonas de carácter meteorológico mais especial, já vi uma explicação algures no fórum.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A pressão atmosférica é uma variável que não varia muito de zona para zona, excepto em casos em que há fenómenos localizados. O IM tem algumas EMAs equipadas com medidores de pressão que dão uma imagem geral da distribuição em Portugal da PA.
Por este motivo e para conter gastos, o IM apenas regista a pressão em alguns locais. Em Coimbra também existe registo de PA, como se pode ver em Observações de superfície.

Cumprimentos
 
M

Membro excluído 274

A pressão atmosférica é uma variável que não varia muito de zona para zona, excepto em casos em que há fenómenos localizados. O IM tem algumas EMAs equipadas com medidores de pressão que dão uma imagem geral da distribuição em Portugal da PA.
Por este motivo e para conter gastos, o IM apenas regista a pressão em alguns locais. Em Coimbra também existe registo de PA, como se pode ver em Observações de superfície.

Cumprimentos

Eu aceito essa postura por parte do IM se de facto essa racionalização se concretizar em contenção de custos (mas será mesmo assim? levanta-me muitas dúvidas), a ser verdade não está a ser implementada como deveria, pois o facto é o seguinte:

RA AÇORES:

2rdkv9c.png


RA MADEIRA:

14vhir5.png


:):):)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
É de salientar que nas ilhas existem aeródromos/aeroportos que precisam dessa informação para calcular altitudes nas aterragens/descolagens. Como aqui no continente temos 3 principais aeroportos, é lá onde é estritamente necessário e onde puderem conter custos não colocam e tem apenas outras para registo climático. Esta é a minha opinião na diferença ilhas/continente. Mas a parte da distribuição da PA no continente e a contenção de custos foi-me dito por uma pessoa que trabalha no IM.
Existem dois tipos de EMA: as tipo I e as tipo II. As tipo I tem medição de pressão enquanto que nas II já não há medição desse parâmetro. A da UA é uma tipo II e portanto não mede PA.