Estofex

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O estofex é uma entidade publica criada por investigadores e meteorologistas especializados na previsão de tempo severo associado a fenomenos convectivos.

Os critérios de emissão de avisos deve ser tomados em atenção quando se olha para a carta de distribuição espacial:

- Como interpretar as previsões?

Os níveis de ameaça são expressos como um intervalo de probabilidade de ocorrência de tempo severo num raio de 40 km a partir de uma localização.

Por exemplo, uma probabilidade de 10% na sua localização significa que uma a cada dez vezes que o aviso é emitido, tempo severo pode ocorrer perto de si.
Para o tamanho de uma área de ameaça típica, por exemplo, a região norte da Alemanha, isto pode corresponder a 3-4 ocorrências de tempo severo.

Obtemos os valores de probabilidade através da realização de uma
verificação das áreas de nível de ameaça com os boletins meteorológicos contendo tempo severo inseridos no banco de dados europeu de tempo severo (ESWD). Por enquanto, apenas as regiões da Europa que notificam regularmente o ESWD são utilizadas. Para cada ponto no mapa a ocorrência eventos convectivos extremos foi contada, e comparado com o número de vezes que um determinado nível de ameaça foi emitido. Isto resultou numa frequência média em que o mau tempo ocorre para aviso previsto. Com estes resultados estatísticos passamos a marcar os nível de ameaça.

Nível


0

Este nível é válido para a áreas que não se enquadram no nível 1, 2 ou 3, o que implica que a probabilidade de ocorrência tempo convectivo severo parece insignificante. Há probabilidade de 0-5% que uma forte tempestade convectiva venha a ocorrer dentro de um raio de 40 km de um local. Pela definição de isolinhas de probabilidade, a probabilidade de ocorrência de tempo severo é de 5% ao longo do traçado da linha de nível 1, mas num raio de 40km em volta desse traçado continuamos a prever que possa ocorrer tempo severo com uma probabilidade inferior a 5%.

Nível


1

Nível de ameaça 1 corresponde a uma probabilidade de 5% a 15% de que uma forte tempestade convectiva irá ocorrer dentro de um raio de 40 km de um local. Este é o nível de ameaça mais comum sendo usado quando uma ameaça de mau tempo foi identificada mas não se espera um grande numero de ocorrências.

Nível


2

Nível de ameaça 2 corresponde a uma probabilidade superior a 15% de que uma forte tempestade de convectiva irá ocorrer dentro de um raio de 40 km de um local. Este é o nível que expressa maior confiança na ocorrência de tempestades severas.
Embora os fenómenos de tempo extremamente graves não sejam parte do critério, há uma probabilidade ligeiramente aumentada para estes também ocorrerem (3-5%).

Nível


3

3 nível de ameaça é emitida quando há uma ameaça significativa (probabilidade maior do que 15%) de tempestades extremamente severas num raio de 40 km de um local. O nível 3 raramente é emitido e implica que um surto de tempo muito grave é esperado. Exemplos incluem o derecho (um sistema de tempestade capaz de produzir rajadas de vento extremas e duradouras) que atingiu grande parte da Alemanha em 10 de julho de 2002. Surtos de tornado importantes também exigem um nível 3. Um exemplo é o surto que ocorreu em 25 de junho de 1967 em toda a França, Bélgica e Holanda, tal como no caso mais recente de tornados e granizo severo na Polónia em 15 de agosto de 2008.

Trovoada


Além das áreas de ameaças, os mapas mostram duas linhas amarelas que assinalam áreas onde se prevê trovoada ( convecção que gera descargas eléctricas).
A linha mais fina indica 15% de probabilidade de ocorrência de trovoadas num raio de 40km de um dado ponto, enquanto a linha mais grosseira indica uma probabilidade de 50%


WWW.ESTOFEX.ORG ->FAQ

( Traduzido por Google Translate, revisto por mim....se houver alguma incoerencia ou erro é só avisar :D )