Estranha aranha

jonekko

Cumulus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
298
Local
Ramada Alt.164m
Bom dia caros enusiastas, há pouco junto do meu local de trabalho encontrei esta aranha numa palete. Alguém sabe algo sobre ela? Nunca tinha visto nenhuma parecida

v51c.jpg
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: guimeixen e CptRena


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Hoje ao final da tarde encontrei esta aranha com dimensões assinaláveis no meu terraço em Bragança, algém sabe a espécie? Será uma aranha-lobo (Lycosa tarentula)? Se alguém souber diga. ;)

2014-09-24190744_zps30b1134b.jpg


P.S. Não a matei mas tive que tira-la do local onde estava, pois não queria este bicharoco onde estava, pois quase a entrar em casa. :unsure:
 
Última edição:

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
o tamanho é normal nesta altura são muito comuns e fazem teias por todo lado, é um "aranho" pois as fêmeas nunca mudam de local só os machos

Ia escrever um post sobre algo que se está a passar, que julgo estranho, pois não estou a ficar paranóico, creio.. A caminho de casa reparei que todos os postes de eletricidade ou telefone estão com 5 ou 6 fios de teia de aranha a pairar (com a brisa) com um tufo tipo algodão na ponta, têm mais de 5m de comprimento. Andei quase 1km a pé, e não falha todos os postes, com teias à solta!

Ainda pensei num fenómeno ocorrido em Évora, mas apanhei um desses tufos presos ao fio e vi que era mesmo teia de aranha.

Pode ser parvoice, mas uma coisa é num km, passarmos por um fio de teia, e outra é reparar que todos os postes têm fios de aranha ao vento! :)

A confirmar-se noutros locais, constata-se que o verão foi bom para os aracnideos! :)

Ja presenciei outros fenómenos, tais como milhares de traças por todo o lado (covilhã, em maio ou junho do ano 1995 ou 96), devido à chuva em tempo quente.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Hoje ao final da tarde encontrei esta aranha com dimensões assinaláveis no meu terraço em Bragança, algém sabe a espécie? Será uma aranha-lobo (Lycosa tarentula)? Se alguém souber diga. ;)

2014-09-24190744_zps30b1134b.jpg


P.S. Não a matei mas tive que tira-la do local onde estava, pois não queria este bicharoco onde estava, pois quase a entrar em casa. :unsure:


Penso ser uma aranha doméstica comum (Tegenaria domestica).
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Poderá ser uma Araneus diadematus, mas preciso de fotos com mais detalhe para confirmar. É inofensiva e lindissima :)

Obrigado pela resposta.

Não tenho a mínima dúvida que é essa que referis-te. Já vi fotos de alguns exemplares e nalgumas até parece a mesma aranha que anda por cá.

E sim é muito bonita, tem umas belas cores. :thumbsup:
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Encontrei este tópico à pouco e vou aproveitar para deixar aqui umas fotos de umas aranhas que fotografei e que gostava de saber quais as suas espécies. Se alguém as puder identificar agradecia.

Esta aqui acho que é uma Araneus, mas gostava de saber qual a espécie específica.

pGfbmWD.jpg


Esta não sei a espécie.

APqNrwz.jpg

Apznh1j.jpg

uI0IYlb.jpg


Esta é uma Salticidae, mas também gostava de saber a espécie específica.

MXLk6Bx.jpg

COwoN99.jpg

HhH8qHe.jpg

DLJETfq.jpg


Outra Salticidae e pelo que procurei pela internet pareceu-me ser uma Heliophanus Cupreus mas o que reparei foi que as que aparecem na internet têm as pernas mais claras e nesta são mais escuras por isso estou em dúvida.:huh:

a9cpVjY.jpg

gtvpxKX.jpg


Esta encontrei hoje e também é uma Salticidae e gostava, mais uma vez, de saber qual a sua espécie específica. Ela até parecia que estava curiosa com a câmara.:D

bQ0lKFm.jpg

qeRoLHw.jpg

1ISrEvK.jpg

JGjMPrw.jpg

NLu9on5.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem e MSantos

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Já agora... que se anda aqui numa de aranhas...
Alguém me pode dizer quando é nome desta? Fotografei-a à certa de 2 anos e adoro a foto que me funciona como wallpaper's. :D

jK9SZ30.jpg