Estranha aranha

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Hoje ao final da tarde encontrei esta aranha com dimensões assinaláveis no meu terraço em Bragança, algém sabe a espécie? Será uma aranha-lobo (Lycosa tarentula)? Se alguém souber diga. ;)

2014-09-24190744_zps30b1134b.jpg


P.S. Não a matei mas tive que tira-la do local onde estava, pois não queria este bicharoco onde estava, pois quase a entrar em casa. :unsure:
Aparecem dentro de minha casa... As mais pequenas apanho.as com um copo e solto.as mas no outro dia estava uma assim no quarto, o marido em pânico, não a conseguia apanhar e la tive que a matar. É mesmo uma aranha comum??? So as comecei a ver qdo vim viver para a minha casa actual (numa zona muito humida e perto da praia)..
 


kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Está uma igual no jardim da empresa onde trabalho há já 3 semanas.
Passa dias e noites inteiros no mesmo sítio, faça chuva ou faça sol.
Acho que já é de estimação!

PS: São inofensivas, certo? Já tive a minha dose com picadas de aranha :P

Bom dia caros enusiastas, há pouco junto do meu local de trabalho encontrei esta aranha numa palete. Alguém sabe algo sobre ela? Nunca tinha visto nenhuma parecida

v51c.jpg
 
  • Gosto
Reactions: jonekko

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Acho que a da teia é uma aranha de jardim. Não sei se picam mas uma amiga minha tinha uma no jardim de casa dos pais e volta e meia lá pegava nela com jeitinho. Nunca foi picada.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Foto fantástica! parabéns!:thumbsup:

Por acaso uma das minhas fotos favoritas, tiradas por mim, foi tirada a uma aranha... :D

a foto foi simplesmente invertida e levou um pequeno tratamento de imagem, mas nada de especial..

1412289_745246118825238_308938153_o.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Garcia
Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Hoje ao final da tarde encontrei esta aranha com dimensões assinaláveis no meu terraço em Bragança, algém sabe a espécie? Será uma aranha-lobo (Lycosa tarentula)? Se alguém souber diga. ;)

2014-09-24190744_zps30b1134b.jpg


P.S. Não a matei mas tive que tira-la do local onde estava, pois não queria este bicharoco onde estava, pois quase a entrar em casa. :unsure:

Não me parece ser uma aranha lobo mas sim uma muito comum (nas casas) Tegenaria domestica ou eventualmente uma Eratigena atrica (ex Tegenaria atrica).

Creio que as Lycosa tarentula não frequentam as casas, na minha zona habitam os pinhais e os terrenos abandonados.

Uma forma de as distinguir de forma rápida é que as Lycosa tarentula têm um abdómen "volumoso" (fazem lembrar micro-tarântulas), enquanto as Tegenaria têm sobretudo patas compridas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e MSantos

FabioReis

Cirrus
Registo
5 Nov 2021
Mensagens
3
Local
Coimbra
Olá,

Garantidamente não será o tópico indicado mas não sei também onde posso anexar a minha dúvida:

Hoje tinha uma aranha na portada da janela que não consigo identificar. Podem ajudar? Em anexo a foto (infelizmente com pouca qualidade mas não consegui tirar melhor...)
 

Attachments

  • img_1636125101546.jpg
    img_1636125101546.jpg
    85.6 KB · Visto: 105

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
A imagem não é efectivamente boa, mas parece ser uma aranha-lobo, há muitas aqui na zona da Lousã.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

FabioReis

Cirrus
Registo
5 Nov 2021
Mensagens
3
Local
Coimbra
A imagem não é efectivamente boa, mas parece ser uma aranha-lobo, há muitas aqui na zona da Lousã.
Procurando na NET por aranha-lobo, não me parece que seja. Está não me pareceu ter pelo e ao sol ficou meio vermelha... Não que me cause grande transtorno, até agradeço ter aranhas por causa dos insetos voadores chatinhos que atormentam no verão lol mas tendo um filho pequeno...