Estranha aranha

luigilias

Cirrus
Registo
15 Set 2021
Mensagens
13
Local
Abrantes
A foto não é muito nítida, mas parece-me uma Dysdera crocata.
Costumam viver em locais escuros e perto do solo, entre tijolos, rochas, pinhas de lenha. Alimentam-se de bichos-de-conta.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


LGARCIA

Cirrus
Registo
16 Nov 2021
Mensagens
2
Local
Tramagal/Lisboa
Boa tarde a todos,

Aproveito este tópico para me estrear no fórum partilhando uma foto de uma aranha que encontrei na horta no passado fim de semana. Peço desculpa pela fraca qualidade da foto (o aracnídeo também merecia melhor. :-) ). Dado que não há referência que permita calcular o tamanho, posso acrescentar que, à vista, me pareceu ter de comprimento (corporal) cerca de 3 centímetros.

Screenshot_20211116_142451.jpg


Conseguem ajudar-me a identificar a espécie?

Obrigado
Saúde!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde a todos,

Aproveito este tópico para me estrear no fórum partilhando uma foto de uma aranha que encontrei na horta no passado fim de semana. Peço desculpa pela fraca qualidade da foto (o aracnídeo também merecia melhor. :-) ). Dado que não há referência que permita calcular o tamanho, posso acrescentar que, à vista, me pareceu ter de comprimento (corporal) cerca de 3 centímetros.

Ver anexo 618

Conseguem ajudar-me a identificar a espécie?

Obrigado
Saúde!
Olá,

Parece-me um belo exemplar de Argiope trifasciata, uma das três Argiope que temos em Portugal:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Muito obrigado João Pedro,

De facto nesse link encontro alguns exemplares muito parecidos. Parece então ser uma fêmea que, segundo a naturdata, atingirá no máximo os 25 mm. Em resumo: Tenho de ir calibrar os olhos! :D

Saúde!

Luís
De nada Luís :thumbsup: Estas são relativamente fáceis de identificar :)
Por acaso esta nunca vi ao vivo, só a mais amarela, a Argiope bruennichi.

Umas fotos aqui:
 

Ninjer

Cirrus
Registo
21 Mar 2022
Mensagens
2
Local
Brasil
Olá, encontrei uma aranha que num rancho em goiás. Pesquisei e acredito que ela seja uma Neoscona Crucifera ou uma Araneus Cavaticus. O dilema é que ambas espécies não são encontradas no Brasil. Ela possui 4 pontos no dorso sendo 2 maiores e dois menores, em pares; coloração amarelada; faz "orb webs" ou teias de orbe; esconde de dia e de noite arma uma teia bem grande e simétrica, espera no meio dela e se alimenta de gafanhotos e outros insetos.

Alguém sabe me confirmar a espécie?
IMG_20220318_222012.jpg
IMG_20220318_221911.jpg
IMG_20220318_222005.jpg
 

verab

Cirrus
Registo
10 Nov 2023
Mensagens
1
Local
Covilhã
Boa tarde,

Aproveito o tópico e também como estreante neste fórum para pedir a vossa ajuda... Hoje encontrei esta aranha... como vivo area da serra da estrela, bichos estranhos é o que não falta! Mas esta parece uma mistura de aranha com caranguejo... um arangueijo podem ajudar?

IMG_20231110_142103.jpg
Thanks
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)