Estrela Nevada



Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
reportagem interessante... mas continuo a suspeitar muito da credibilidade de alguns agentes exploradores da estrela, nomeadamente no q toca a rentabilidade da estancia e ao continuo encerrar de estradas... curiosamente neste momento estou a passar uns dias na suica... e as condicoes meteorologicas nem se comparam as da estrela, sendo que nunca vi qq acesso cortado ao trafego... pq sera?

Falta.nos know.how e uma "maquina" exploradora deste tipo de turismo... temo.la nas praias, mas n a temos na montanha!:rolleyes:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
e as condicoes meteorologicas nem se comparam as da estrela, sendo que nunca vi qq acesso cortado ao trafego... pq sera?

A estância de ski da serra da Estrela a tem uma característica que não existe nas estâncias da Suíça. Está no planalto da Serra, bem lá no topo.

Sujeita a intensidade de vento que não ocorre nas outras estâncias.
A velocidade do vento é tal que, como todos sabem, a vegetação é tão somente rasteira.
Experimentem lá plantar pinheiros e árvores como existem nas centenas de estâncias de ski pela Europa fora.
Acho que se vão surpreender com a velocidade de crescimento dos mesmos (extremamente lenta), assim como a "altura" que atingirão - antes de serem arrancados/partidos pela força do vento.

Este ano, a Davis instalada pelo meteocovilha na casa do clube de montanhismo - situada na base das pistas de ski, já registou inúmeras rajadas de vento superiores a 120km/h, tendo atingido inclusivé os 150km/h.

Vento medido pelo anemometro da telecadeira, no topo da estância.
A estância estava aberta, mas a telecadeira estava encerrada.

rnBIsij.jpg


Nevoeiro cerrado, muito vento e muita chuva. (61,6mm acumulados ontem).
Estradas abertas, estância aberta, utilizadores.... Quem é que se aventura a fazer ski assim?

Quando neva, devido ao vento, grande parte da neve é arrastada do planalto para as encostas. Já tive a oportunidade de assistir, num dia "normal" com sol em Seia e nas Penhas, um vendaval na Torre, com nevoeiro cerrado, os limpa-neves a passar e a neve a ser arrastada para as estradas como se fosse areia.
Minutos depois, a estrada já tinha desaparecido outra vez. Isto, sem nevar.

Ninguém faz uma estância no topo de uma montanha.
Mas em Portugal, aquele topo é o único lugar capaz de aguentar a neve, tempo suficiente para se fazer ski.

Agora, em invernos como o deste ano, em que temos tido vento dia sim, dia sim, não podemos esperar milagres. Não no topo das montanhas.

(As eólicas agradecem o vento que faz no topo das nossas montanhas. :p)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Norther

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
O AnDré tem toda razão, eu que de vez em quando me aventuro a caminhar para a Torre em pleno mau tempo, já presenciei a luta inglória dos limpa neves, la em cima os ventos atingem facilmente os 60Km/h não é preciso estar 120km/h e são ventos constantes que se torna num massacre para quem anda por la.

Este video o demonstra, a partir dos 2 minutos quando eu cheguei ao planalto da Torre, outro clima :)

 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O AnDré tem toda razão, eu que de vez em quando me aventuro a caminhar para a Torre em pleno mau tempo, já presenciei a luta inglória dos limpa neves, la em cima os ventos atingem facilmente os 60Km/h não é preciso estar 120km/h e são ventos constantes que se torna num massacre para quem anda por la.

Este video o demonstra, a partir dos 2 minutos quando eu cheguei ao planalto da Torre, outro clima :)

http://youtu.be/kiut-GkxNCQ

Excelente registo, Norther!

De acrescentar ainda que, quando a temperatura fica negativa, os anemómetros congelam e deixa de conseguir registar a velocidade do vento.
No final do vídeo do Norther, pode-se ver bem como ficam as estações (aparece a estação das Estradas de Portugal).
Ficam assim devido à neve em suspensão aliada ao vento forte. E não precisa de estar a nevar para que isso aconteça.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
O AnDré tem toda razão, eu que de vez em quando me aventuro a caminhar para a Torre em pleno mau tempo, já presenciei a luta inglória dos limpa neves, la em cima os ventos atingem facilmente os 60Km/h não é preciso estar 120km/h e são ventos constantes que se torna num massacre para quem anda por la.

Este video o demonstra, a partir dos 2 minutos quando eu cheguei ao planalto da Torre, outro clima :)

http://youtu.be/kiut-GkxNCQ


Nossa apartir do tempo 2:22 ficou muito bonito MUITO MESMO ! Otimo registro :cold::cold::cold:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O AnDré tem toda razão, eu que de vez em quando me aventuro a caminhar para a Torre em pleno mau tempo, já presenciei a luta inglória dos limpa neves, la em cima os ventos atingem facilmente os 60Km/h não é preciso estar 120km/h e são ventos constantes que se torna num massacre para quem anda por la.

Este video o demonstra, a partir dos 2 minutos quando eu cheguei ao planalto da Torre, outro clima :)

http://youtu.be/kiut-GkxNCQ

Bom vídeo só quem la anda é que sabe o que é a Serra ;)