Evento Convectivo em Elvas - 18 Maio 2011

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas a toda a comunidade! :)

Apesar de já vir com uma semana de atraso :o, é com a mesma alegria e entusiasmo que aqui lhes deixo o que pude observar e vivenciar no passado dia 18 de Maio de 2011 (peço desculpa por tal demora, mas por vários factores de índole pessoal, não me foi possível concluir esta espécie de foto-reportagem antes :( )

Bem, indo directamente ao assunto, foi grande a semana que tivemos!!! Se bem que não foi geral, acabou por ser bastante democrático este evento. Ele foram raios, granizo, saraiva, rajadas de vento e precipitações intensas, isto para nem falar nos céus com tantas formações espectaculares, como há muito por cá não se registavam e em vários locais do nosso pequeno Portugal! :thumbsup:

Começaria por colocar as imagens que já tinha deixado no seguimento do Sul na madrugada do dia 18/05/2011. Noite memorável com uma saraivada como há muito não via ao vivo! Mas antes, se me permitem, vou deixar aqui alguns gráficos referentes aos registos da estação.

Dados a reter da minha estação para o dia 18/05/2011, entre as 00h30 e as 03h:

TempSaraivada_18MAI11.png


WindSaraivada_18MAI11.png


RainSaraivada_18MAI11.png



Animação Radar do IM:

SaraivadaElvas_18MAI11a.gif



Apesar do forte aparato eléctrico foram poucos os raios visíveis por cá nessa noite, e os que vi foram bem ao longe :(

P5173440Medium.jpg


P5173548Medium.jpg


P5173475Medium.jpg


P5173501Medium.jpg



Era praticamente tudo intra-nuvens, que também dá um aspecto bonito aos céus. ;)

P5183667Medium.jpg



Como tinha uma máquina a tirar fotos num intervalo de tempo definido (a ver se apanhava algum raizito :rolleyes:), ainda consegui fazer esta "espécie" de time-lapse, onde se pode ver a formação nebulosa que deixou por cá a saraivada que aqui relato:

SaraivadaElvas_18MAI11-1.gif



A partir de um certo momento, começa o vento a intensificar-se e a escutar-se um barulho intenso que vinha em aproximação, como se fosse um comboio a alta velocidade (percebi depois que era o ruído das pedras de gelo que vinham caindo com a célula). Caem os primeiros pingos e de repente vem granizo que rapidamente aumenta de dimensão e passa a saraiva! Foi o caos sonoro, um barulho enorme das pedras a bater contra as diferentes superfícies. Ainda temi pelos vidros e fechei as persianas que tinha abertas, mas sabem como é, entre o dever, a vontade de observar e registar aquilo é uma adrenalina bem intensa. :D

IMG_1365.jpg


IMG_1369.jpg



Resultado. Em poucos minutos isto fica parcialmente tudo branquinho, que pena não ser de dia para se ter uma ideia da real dimensão do fenómeno. Não terá sido como em Monchique ou Lisboa, mas já deu para ter umas semelhanças.

IMG_1361.jpg


IMG_1362.jpg


IMG_1377.jpg


IMG_1380.jpg


IMG_1381Medium.jpg


IMG_1386.jpg


P5183684Medium-1.jpg



Esta é para o Daniel Vilão que uma vez disse eu ter o 44 biqueira larga (fica de ora em diante provado que era boato)! :p

IMG_1373.jpg



E este foi o estado em que ficou o pluviómetro :shocking::

IMG_1390.jpg



E este o de algumas das persianas de alumínio lacado, que só ontem descobri! :(

P5223790.jpg



Aqui lhes deixo um pequeno vídeo com as imagens possíveis sobre esta queda de saraiva.



Assim como veio, assim foi. Mas deixou imagens belíssimas de uns céus assustadores e o barulho das sirenes em pano de fundo, que faziam prever algumas situações menos agradáveis para várias pessoas.
Ainda consegui apanhar um raio diurno :cool:.

Raio_Elvas_18MAI11.jpg



Aqui lhes deixo esses céus lindíssimos e tão inusuais de ver!

P5183710.jpg


P5183713.jpg


P5183718.jpg


P5183721.jpg


P5183722.jpg


P5183723.jpg


P5183726.jpg


P5183728.jpg


P5183732.jpg


P5183738.jpg


P5183739.jpg


P5183742.jpg


P5183743.jpg


IMG_1703.jpg


Enfim, uma verdadeira delicia visual! :w00t:

Infelizmente não pude de imediato sair e ir registar in loco o rastro de destruição que terá deixado esta intensa precipitação. E só passada quase hora e meia é que tive essa disponibilidade. No entanto soube de alguns carros que ficaram dentro de 80 cm a 1 metro de água e acabaram por ser levados pelo reboque, isto em zonas problemáticas da cidade quando há precipitações mais intensas.
Deixo aqui então as fotografias possíveis e numa delas ainda é possível ver uma dessas viaturas já encima do reboque.

IMG_1700.jpg


IMG_1693.jpg


IMG_1696.jpg


IMG_1697.jpg



E aqui umas fotografias, do carro que acima mostrei já no reboque, identificadas pelo seu autor o Portal de Elvas. Situação ocorrida na Estrada de Sta. Rita

83548823.jpg


93546275.jpg



E esta junto à Escola Secundária D. Sancho II:

39742891.jpg



Quanto a dados, aqui lhes deixo os gráficos que obtive na minha estação:

TempChuvaForte_18MAI11.png


WindChuvaForte_18MAI11.png


RainChuvaForte_18MAI11.png


BarometerChuvaForte_18MAI11.png



Obtive neste episódio um novo record da Intensidade da precipitação que é agora de 129,6 mm/h (acho que uma vez o ecobcg aqui colocou um rain-rate de mais de 200 mm/h. Nem imagino a brutalidade dessa precipitação, pois esta já foi incrível!). Em pouco mais de 10 minutos caíram 16mm! :shocking: Outra coisa que gostava de destacar é o facto de haver uma baixa repentina na pressão atmosférica, aquando da passagem da formação que acima registei.

E como nota final, lhes deixo este pequeno time-lapse que fiz a título de teste, para experimentar uma câmara fotográfica da Canon que me passou pelas mãos! (Se puderem visionem em 1080p que vale bem a pena!). ;)



Espero que tenham gostado! Um abraço à comunidade MeteoPT!
MeteoPT.gif
 
Editado por um moderador:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Espectacular reportagem, muito completa e com muitos registos brutais, gostei particularmente do time-lapse:thumbsup:

Parabéns Actioman e obrigado por partilhares aqui com a malta:D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Grande trabalho :surprise:

Obtive neste episódio um novo record da Intensidade da precipitação que é agora de 129,6 mm/h (acho que uma vez o ecobcg aqui colocou um rain-rate de mais de 200 mm/h. Nem imagino a brutalidade dessa precipitação, pois esta já foi incrível!). Em pouco mais de 10 minutos caíram 16mm!

Em relação a estes valores, no dia 29/04, o da Saraivada em Lisboa, outra célula descarregou com violência na Moita. A intensidade chegou aos 360 mm/hora, a precipitação em 10 minutos foi de 16,4 mm, a horária de 49,2 mm. Não estava em casa para assistir, mas deve ter sido algo diluviano.

Podes ver aqui os valores: http://www.meteomoita.com/index.php/recordes-precipitacao
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Gostei muito sobretudo das formações nebulosas bem representativas da instabilidade que se fez sentir. Costumo achar que o interior é interior e está quase tudo dito e não me estou apenas a referir aos efeitos aqui relatados pela queda de granizo, mas tudo no seu conjunto, efeitos e cenários bastante interessantes que junto ao litoral, embora ocorram também, mas nunca é a mesma coisa!
Bela reportagem, parabéns. :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Magnifica foto reportagem amigo isso é que foi!! a ver se tenho a mesma sorte de ver uma coisa parecida estes próximos dias :p
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Que maravilha de fotos , fantástico o teu trabalho que já faz parte dos bons fotografos que a casa tem;)
Parabéns e muito obrigado pela partilha:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Uma qualidade ímpar. Sensacional mesmo!
O testemunho, a qualidade do material apresentado, os gráficos, os imagens de radar...
Genial, actioman! Tudo muito bem conseguido. :)

Quando à precipitação acumulada e ao rain rate, o que acaba por acontecer na maioria das estações (e nisto talvez as Davis até sejam aquelas que se portam melhor), é que acabam por ter erros de medição muito grandes quando o rain rate é muito elevado.
E quando a precipitação é um granizo, só mesmo um pluviometro caseiro, com uma superfície de captação funda, poderá contabilizar a precipitação real que ocorre.
Porque nos nossos pluviometros, o granizo ou a saraiva, bate e salta, bate e salta...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Em relação a estes valores, no dia 29/04, o da Saraivada em Lisboa, outra célula descarregou com violência na Moita. A intensidade chegou aos 360 mm/hora, a precipitação em 10 minutos foi de 16,4 mm, a horária de 49,2 mm. Não estava em casa para assistir, mas deve ter sido algo diluviano.

Podes ver aqui os valores: http://www.meteomoita.com/index.php/recordes-precipitacao

O meu muito obrigado a todos sem excepção! :thumbsup:

HotSpot, brutal!!:eek:

Não tinha visto esses valores da tua estação! Bem isso deve ter sido impressionante! E não tens o Time-Lapse desse dia? Deve dar para ter uma ideia! Adorava ter assistido. É que nem imagino como possa ser mais do dobro do que eu aqui vi! :shocking:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelente reportagem! :w00t:

Fotos espectaculares :surprise: