Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leiria)

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Boa noite!
O motivo do tópico deve-se ao facto de eu possuir algumas fotos que tirei após uma persistente busca ao Pinhal de Leiria motivada pela curiosidade e pelo gosto por fenómenos meteorológicos.

Segundo o que sei, tudo aconteceu possivelmente na madrugada de 08 de Janeiro de 2008, nessa noite fez-se sentir um enorme temporal acompanhado de forte chuva, vento e trovoada. Recordo-me de sair á noite e observar junto de casa os pinheiros que a rodeiam completamente torcidos, aí pensei que tal acontecimento poderia motivar algo de mais grave noutras zonas mais a descoberto e junto do mar. As fotos foram tiradas pelas 12:40 do mesmo dia e mostram numa área de sensivelmente 100 metros bem como os danos visíveis.
É possivel observar vários pinheiros partidos e torcidos, algumas dessas partes distavam mais de 50 metros do local de origem.

Após consulta do Google Earth indico aproximadamente as coordenadas do evento e de algum modo pretendia não só esclarecer junto do fórum qual o evento e quando realmente terá acontecido. Junto a imagem de satélite do local.

Localização - Latitude 39º48`57``N Longitude 8º55`52``W

Imagem de satélite
areadestruidaaz2.jpg
[/URL][/IMG]


Fotos do acontecimento.
img002gx9.jpg
[/URL][/IMG]

img003qw0.jpg
[/URL][/IMG]

img010dy5.jpg
[/URL][/IMG]


img012su7.jpg
[/URL][/IMG]

img014dk4.jpg
[/URL][/IMG]

img015wm7.jpg
[/URL][/IMG]


img016ns2.jpg
[/URL][/IMG]

img019hr8.jpg
[/URL][/IMG]

img022kx9.jpg
[/URL][/IMG]
Esta ultima imagem é deveras assustadora!!!



Espero ter sido o mais esclarecedor possivel,

Cumprimentos a todos.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leira)

Olá, realmente passou-se aí qualquer coisa de extremo, talvez uma forte rajada, pequeno tornado ou microburst.
Mas tens a certeza que foi nessa data ? Andei a ver os seguimentos desse dia e imagens de satélite e à primeira vista não encontrei nada de especial.
Uns dias antes houve algum vento e temporal no mar.
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leira)

Eu realmente dei maior importancia nessa noite uma vez que junto de minha fez-se sentir imenso!
Recordo que durante alguns dias nessa semana, os estados de tempo variavam altenadamente com muita chuva e vento forte.
Possivelmente ocorreu um dia ou dois dias antes. Pelas imagens, é possivel verificar que os danos eram muito recentes e até cheguei a deslocar um dos pinheiros partidos para fora da faixa de rodagem para mais facilmente facilitar a circulação
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leira)

Deve haver algum problema com o código pois a fotos deixaram de ser visíveis... :(

O problema é o imageshack estar momentaneamente em baixo! :cold:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leira)

Deve haver algum problema com o código pois a fotos deixaram de ser visíveis... :(

O problema é o imageshack estar momentaneamente em baixo! :cold:

Sim, o imageshack anda começa a ter problemas demasiado regulares, temos falado disso, o pessoal devia começar se calhar a usar mais outras alternativas pois o projecto imageshack parece meio moribundo e qualquer dia ainda dá o estoiro.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Evento meteorológico extremo (Pinhal de Leira)

Parece que o imageshack acordou agora... :D

Já estão visíveis as fotos...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A minha opinião

Por não haverem destroços de ramos no chão além daqueles que pertencem às árvores afectadas, do modo como elas foram cortadas cirúrgicamente sem as outras árvores sofrerem o mínimo de danos estou muito inclinado para um raio que tenha atingido essas árvores.

Exemplos de árvores atingidas por raios:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Lightning_damage_to_tree_in_Maplewood_NJ_August_2007.jpg

http://www.extension.umn.edu/yardandgarden/YGLNews/images2/lightning.jpg

E um vídeo do estado de uma árvore depois de atingida por um raio

 
Editado por um moderador:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pode ser por aí Minho mas a proximidade da base aérea de monte real também não é de desvalorizar. :huh:

Na foto n.º 5, um dos extremos do tronco parece estar queimado.
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Junto as fotos que não estão disponíveis.

img016st9.jpg
[/URL][/IMG]

img019li0.jpg
[/URL][/IMG]



Esta foi a foto mais assustadora, este pinheiro tinha mais ou menos 1m de diâmetro e a parte afectada foi simplesmente arrancada da origem.
http://img265.imageshack.us/img265/1986
/img022si3.jpg


Alguém encontrou algum registo histórico do local ?


A área a preto foi fustigada por um incêndio no final de 2003 estando neste momento com vegetação rasteira idêntica á existente nas zonas dunares. Será que teve alguma influência? ( campo aberto )

areadestruidafr9.jpg
[/URL][/IMG]